Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O gênero entrevista

 

07/05/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o gênero entrevista: constituição e funcionamento;
  • reconhecer o gênero entrevista nos vários suportes textuais e analisar implicações de sentido decorrentes de sua superestrutura;
  • identificar particularidades das entrevistas realizadas nas modalidades oral e escrita da língua;
  • compreender que na entrevista é necessário propor encadeamento às perguntas;
  • identificar a ideologia da posição do entrevistado e entrevistador.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos terão de:

  • saber estruturar um texto dissertativo;
  • conhecer as modalidades da língua e suas especificidades;
  • conhecer, minimamente, as mídias e/ou suportes textuais em que uma entrevista pode estar disponibilizada: jornal, revista, televisão, ambiente digital, rádio;
  • ter conhecimentos básicos de computação (navegação na Internet).
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

  • Atividades em duplas;
  • discussões coletivas;
  • roteiro de estudo;
  • sala de computação com recurso à Internet.

Aula 1

Atividade 1   

Para dar início à aula, o professor, em um laboratório de informática com acesso à Internet, deverá propor aos alunos trabalharem em duplas. Cada dupla receberá um roteiro.

ROTEIRO

1)     Acessem os sites:

http://www.youtube.com/watch?v=sed9QdBygdw&feature=related (Marília Gabriela entrevista Fausto Silva – canal GNT)  

http://www.youtube.com/watch?v=9ad7b6kqyok (Entrevista com Clarice Lispector – TV Cultura - 1977)  

http://veja.abril.com.br/180209/entrevista.shtml (Otávio Cabral entrevista Jarbas Vasconcelos – Revista Veja, fevereiro de 2009.)  

http://www.youtube.com/watch?v=sWqKpLx-UWM (Entrevista completa do padrasto que perfurou menino com quase 50 agulhas, pelo programa Fantástico – Rede Globo) 

 http://www.youtube.com/watch?v=HZzEQen0lx8 (Carlos Nascimento entrevista ao vivo José Sarney, no Jornal do SBT)  

http://super.abril.com.br/cotidiano/ciencia-retrato-falado-543194.shtml (A ciência de um retrato falado. Revista  Superinteressante, março de 2010)  

http://www.odontopalm.com.br/podcast/cbn-low.mp3  (Entrevista radiofônica sobre uma dentista blogueira – CBN Curitiba) 

 

2) Depois de os alunos escutarem e lerem as entrevistas nos sites indicados, deverão listar aspectos de ordem textual e/ou discursiva comuns às entrevistas.   

 

Atividade 2   

 

Nesta atividade, o professor colocará em discussão os dados pontuados pelos alunos no que tange às recorrências comuns textuais e/ou discursivas encontradas nas entrevistas visitadas. Para isso, o professor questionará sobre:

  • A presença de um entrevistado e um entrevistador;
  • a organização interna da estrutura da entrevista em pergunta e resposta (superestrutura da entrevista);
  • um tema central (pode ter subtemas) que orienta o esquema de perguntas e respostas;
  • abertura e encerramento da entrevista pelo entrevistador;
  • papel do entrevistador de incitar o outro, questionar, introduzir novos assuntos, reorientar a entrevista, mediar a interação;
  • necessidade de estudo prévio do entrevistador para ordenar, escolher e criar perguntas para o entrevistado (o entrevistador necessita ser especialista no assunto?);
  • papel do entrevistado de responder aos questionamentos e fornecer informações (precisa ser um especialista no assunto ou uma pessoa que goste ou tenha autoridade para falar do tema?);
  • a esfera de atividades humanas (Jornalismo);
  • encadeamento das perguntas com base nas respostas dos questionamentos anteriores e com base no direcionamento que o entrevistador quer dar a um tema específico.

 

Atividade 3   

 

Depois de os estudantes listarem aspectos comuns às entrevistas, o professor questionará aos alunos sobre aspectos divergentes:   

  • Qual o objetivo de cada uma das entrevistas?
  • Esse objetivo relaciona-se com o local (mídia) onde foram produzidas? De que maneira há essa co-relação?
  • Qual a posição social dos entrevistados? A relação interativa é simétrica (mesmos direitos interativos) ou assimétrica (um exerce pressão sobre o outro)?
  • E o que falar da condução ideológica de cada entrevistador?
  • Para quem foi produzida a entrevista, ou seja, qual o público-alvo? A entrevista foi conduzida em linguagem formal ou informal? Por quê?
  • Quais as diferenças encontradas com relação às modalidades (oral e escrita) em que a entrevista foi realizada?
  • A gesticulação bem como a expressão fácil dos candidatos nas entrevistas televisionadas ou ainda algum traço prosódico (entonação, ritmo) comunicam alguma coisa?

 Atividade 4   

 

Depois de discutidos todos esses questionamentos, os alunos, novamente trabalhando em duplas, produzirão um texto expositivo cuja temática seja: “O gênero entrevista: constituição e funcionamento”. Nesta produção, os discentes terão de apresentar a configuração básica de uma entrevista, discorrendo sobre os aspectos em comuns e aspectos divergentes que uma entrevista apresenta conforme condições de produção (modalidade oral ou escrita, nível de formalidade, suporte de texto em que a entrevista foi produzida, lugar social e ideológico de entrevistado e entrevistador e consequências dessa posição, público-alvo etc).

Importante: essa produção deverá ser feita em Word e salva em um arquivo ou pen-drive para que possa ser revisitada mais adiante.    

 

 Aula 2

Atividade 1   

 

Nesta aula, o professor distribuirá para as duplas (as mesmas da aula anterior) a entrevista feita com James Cameron, diretor do filme de sucesso Avatar, e respectivo questionário com a intenção de analisar discursivamente o gênero. A entrevista foi retirada da Revista Veja, edição 2160, do dia 14 de abril de 2010.

Fonte: SCHELP, Diogo. James Cameron: o visionário de Avatar. Revista Veja, São Paulo, edição 2160, 14 abr. 2010.

http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/4/13/o-visionario-de-avatar 

QUESTIONÁRIO   

1)     Sabendo que a entrevista foi publicada na revista Veja, qual o tipo de público esperado que a lerá?

2)     Quem é o entrevistado: James Cameron? Por que ele foi escolhido para essa entrevista? Levante hipóteses.

3)     Qual o contexto de produção da entrevista?

4)     Sabendo do contexto de produção, é possível fazer previsões acerca das respostas criadas pelo entrevistador? Comente.

5)     A foto de James Cameron é relevante para a entrevista? Comente.

6)     Como o entrevistador se refere a James Cameron? Retire exemplos do texto e discorra sobre a implicação de sentido dessa referência ao cineasta.

7)     Você consegue perceber algum tipo de relação nas perguntas propostas pelo entrevistador?

8)     Como explicar a coerência da pergunta “Avatar valoriza experiências sensoriais como entrar em uma floresta cheia de flores coloridas ou sentir a terra sob os pés nus. A humanidade esqueceu como apreciar essas sensações?” no contexto de produção da entrevista?

9)     Leia: “O senhor já comparou os índios brasileiros aos Na’vi, que, na ficção, vivem em perfeita harmonia com a natureza. A analogia não é exagerada?”. Nesta pergunta, podemos perceber alguma condução ideológica do entrevistador? Qual?

10) É sabido que a entrevista, qualquer que seja ela, usualmente é realizada oralmente. Depois ela pode ser transposta à modalidade escrita. Nesta entrevista é perceptível algum traço ou característica típica da oralidade? Se sim, identifique.

11) Como é feito o encadeamento das perguntas? Um tema “puxa” o outro?

12)  Na resposta “É simples assim” relativa à pergunta “O futuro da indústria cinematográfica é o 3D?” pode-se perceber o efeito de sentido irônico? Discorra.

13)  Na pergunta “Como foi perder o Oscar de melhor filme para Guerra ao Terror, um filme muito mais barato que o seu e ainda por cima dirigido por sua ex-mulher, Kathryn Bigelow?” liste o argumento decisivo, na opinião de Cameron, que fez com que Avatar não levasse o oscar de melhor filme.

14)  Podemos tirar alguma conclusão, a partir da entrevista, sobre o que pensa James Cameron acerca da vida humana ou da atual conjuntura social? Se sim, identifique os trechos que permitem, por meio de inferências, chegar a essa conclusão.     

Atividade 2          

Em seguida, o professor corrigirá oralmente as questões relativas à análise discursiva da entrevista. Para isso, proporá uma discussão sobre os aspectos discursivos mais relevantes.     

Atividade 3          

A análise discursiva da entrevista com Cameron é importante para conduzir o aluno nesta atividade: o professor mostrará novamente a entrevista de José Sarney ao jornalista Carlos Nascimento, fornecida ao Jornal do SBT. Depois, solicitará aos alunos a elaboração de um questionário sobre a entrevista assistida levando em conta tanto aspectos textuais como, principalmente, aspectos discursivos (serve de exemplo a análise discursiva anterior).   

http://www.youtube.com/watch?v=HZzEQen0lx8 (Carlos Nascimento entrevista ao vivo José Sarney, no Jornal do SBT)      

Aula 3

Atividade 1   

Depois de elaborar o questionário a partir da entrevista de José Sarney, os alunos, nesta aula, trocarão entre si a proposta e, assistindo mais uma vez à entrevista, responderão às perguntas feitas pelos colegas.     

Atividade 2   

Nesta atividade, os aprendizes deverão corrigir o questionário produzido.    

Atividade 3   

Depois de todos os exercícios realizados a partir do gênero entrevista, o aluno se sentirá mais apto e seguro para voltar ao texto dissertativo produzido na primeira aula. Assim, a finalidade desta atividade é propiciar aos alunos a refacção da dissertação sobre a constituição e funcionamento do gênero entrevista a partir do contato textual e discursivo de forma mais sistemática com o gênero. Por isso, o texto salvo em arquivo digital facilitará a reconstrução ou re-elaboração das ideias.     

Atividade 4   

Os textos dissertativos poderão ser expostos no mural da escola ou ainda publicados no jornal da comunidade escolar ou em blogs educativos, por exemplo.     

 

Recursos Complementares

 Sugestão de leituras para o professor:

Vídeo:

Comunicação oral: gênero entrevista.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IopYU9RQID4&feature=player_embedded     

Artigo:

NATIVIDADE. Maria Zoneti. Gênero entrevista: uma análise dos elementos não-verbais da comunicação.

Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/17094/1/Genero-Entrevista-uma-analise-dos-elementos-nao-verbais-da-conversacao/pagina1.html 

Dissertação:

BORGES, Selma Zago da Silva. Um estudo da arquitetura textual do gênero entrevista. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia/Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Uberlândia/MG, 2007. Disponível em: http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=36780317 

Tese:

Silva, Nívea Rohling. Gênero entrevista pingue-pongue: reenunciação, enquadramento e valoração do discurso do outro. Tese de Doutorado.Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós Graduação em Linguística. Florianópolis/SC, 2007. Disponível em: http://www.tede.ufsc.br/teses/PLLG0389-D.pdf 

Avaliação

A avaliação será proposta com base nas atividades desenvolvidas nas aulas:

  • Discussões orais quanto às semelhanças e diferenças entre as entrevistas assistidas pelos alunos nos vários suportes textuais;
  • questionário discursivo respondido sobre a entrevista com James Cameron;
  • criação de perguntas sobre a entrevista com José Sarney;
  • elaboração e refacção de um texto dissertativo sobre a constituição e funcionamento do gênero entrevista.  
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alexandre, Professor , Mato Grosso do Sul - disse:
    alexandre.afloriano@gmail.com

    01/02/2014

    Cinco estrelas

    Excelente esse material, as explicações são claras e de simples compreensão para o aluno. Parabéns!


  • clidineia marques das neves ferreira , WILMA RAGAZZI BOCCARDO PROFA , São Paulo - disse:
    clidineiapc@yahoo.com.br

    29/06/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a sequencia trabalhada,bastante dinâmica e reflexiva,fazendo com que os alunos sejam capazes de participar ativamente do seu processo de ensino aprendizagem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.