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Produzindo uma entrevista

 

11/05/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Levantar critérios para a escolha de um entrevistado;
  • refletir sobre a esfera de atuação social, política e profissional do entrevistado escolhido para elaborar perguntas coerentes com sua vivência na conjuntura sócio-histórica;
  •  produzir uma entrevista;
  • publicar a entrevista.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos terão de:

Estratégias e recursos da aula

  • Atividades em duplas;
  • sala de computação com recurso à Internet.    

 Aula 1

Atividade 1   

 

Esta aula deverá ser ministrada depois de estudada a constituição textual e discursiva do gênero entrevista (todos os detalhes na aula publicada no portal “O gênero entrevista” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18638   

O professor deverá solicitar aos alunos que produzam o gênero estudado, ou seja: uma entrevista.

Para tanto,  o professor deverá orientar os alunos a definir um entrevistado. Os alunos deverão trabalhar em duplas e levantar critérios para a escolha do entrevistado, conforme veículo de comunicação em que a entrevista irá acontecer (jornal da escola, blog de professores, revista da cidade, rádio escolar ou na rádio da cidade etc) e conforme temática que pretendem abordar para a entrevista (se o tema for, por exemplo, o uso de drogas na escola, um entrevistado bom seria a diretora).

Importante: é interessante que o professor já sugestione possíveis locais de publicação dessas entrevistas (legal seria se o professor criasse um blog próprio ou aproveitasse o blog de alunos da própria sala), possíveis temáticas a serem abordadas (uso de novas tecnologias; as relações mediadas pelo computador; alimentação saudável etc) e ainda que decida se a entrevista será publicada na língua escrita ou oral (tendo em vista que as modalidades têm suas especificidades e requerem, portanto, tratamento diferente nas edições). Assim, o professor será imprescindível neste momento de definições.     

 

Atividade 2  

 

Uma vez escolhidos tema e entrevistado, o professor deverá orientar os alunos a estudarem sobre o assunto a ser abordado, bem como a personalidade que será questionada.  Neste instante, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que tenham acesso à rede de informações online.

Importante: professor, instrua seus alunos para que eles peçam autorização para a entrevista com qualquer indivíduo e para posterior publicação. Mas nada impede que de antemão estudem sobre tema e indivíduo a ser entrevistado. Para ficar mais acessível a realização da entrevista, o professor pode, por exemplo, definir que as temáticas abordadas nas entrevistas bem como as pessoas entrevistadas terão, necessariamente, de pertencer à comunidade escolar.     

 

Atividade 3  

 

 Depois de pesquisar, o professor deverá solicitar aos alunos que elaborem perguntas conforme interesse sobre assunto e entrevistado escolhidos.

Importante: a elaboração prévia de perguntas não implica na realização de todas, pois a interação é dinâmica e o aluno deve saber conduzir a entrevista de modo a conectar assuntos e direcionar para seu foco de interesse, conforme contexto enunciativo. Um exemplo:

Texto retirado da Revista Superinteressante do mês de setembro do ano de 2009.   

A partir do modelo, o professor deverá ler e discutir com os alunos:

Eduardo entrevista o professor de economia da Universidade de Duke se as decisões que os seres humanos tomam são guiadas pela razão ou pela emoção. Nesta caso, as perguntas se restringem ao tema abordado e funcionam como um link encadeando a resposta anterior à próxima pergunta. A linguagem formal predomina, embora haja alguma marca do texto oral, como “Você nem pesa os prós e contras na hora de escolher”. A entrevista é objetiva e, certamente, revisada, já que se trata de um texto escrito.    

 

Outro exemplo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=zfVOFGF8SZQ    

Nesta entrevista, Jornal Nacional entrevista pais de Yumi Faraci, menina morta depois de deslizamento em Angra dos Reis, no dia 31 de dezembro de 2010. Exibida pelo Jornal Nacional em 04/01/2010.   

O professor pode orientar uma discussão sobre o vídeo. Por exemplo:

A entrevista foi primeiramente contextualizada pelo entrevistador, inclusive a própria temática. E nessa apresentação, o jornalista já se coloca ideologicamente de forma a compadecer da morte da filha do casal entrevistado. É possível afirmar isso com base na escolha vocabular e na grande presença de adjetivos positivos sobre a menina Yumi. Em seguida, o entrevistador abre a entrevista e direciona as questões conforme julga mais importante enquanto informação para o público em geral, tendo em vista que a entrevista foi concedida a um jornal de prestígio social no Brasil.  Mas devido à grande emoção que perpassa o assunto (morte de Yumi), o entrevistador pouco interfere, já que os entrevistados não cedem o turno. Outro aspecto é que a linguagem é informal, com marcações próprias da oralidade, e muito dessa informalidade se deve ao fato de a entrevista acontecer ao vivo.     

 

Aula 2

Atividade   

Nesta aula, os alunos entrevistarão os escolhidos. É aconselhado que levem gravadores para fazerem a transposição das respostas e ainda caderno para anotarem informações relevantes.   

 

Aula 3

Atividade 1

 

Uma vez de posse das informações, o professor sugerirá aos alunos  que passem à etapa de organização do texto para posterior publicação. Neste momento, é necessário que o professor os oriente a escolherem perguntas que sejam relevantes para o propósito da entrevista. Por exemplo, se resolvemos entrevistar a merendeira escolar sobre o assunto alimentos saudáveis para o lanche escolar, é desnecessário colocar na publicação da entrevista a pergunta “Você prefere cozinhar com colher de pau ou colher de metal?”. Os alunos devem ser conduzidos pelo professor a pensar na relevância dos questionamentos (tanto os que forem criados quanto os que forem publicados).   

 

Atividade 2  

 

Nesta aula, o professor deverá instruir os alunos a  lerem e refazerem as entrevistas para evitarem problemas estruturais locais e ainda problemas relativos à norma padrão da língua.  

 

 Atividade 3

 

O professor deverá orientar os alunos em relação à publicação das entrevistas. Os alunos, então, se prepararão para publicar a entrevista conforme decisão anterior quanto ao local de circulação do gênero; muris da escola, jornalzinho escolar ou outros.

Importante: o professor, se não conseguir nenhum lugar “real” de circulação do gênero, como jornais ou revistas, pode solicitar à escola que confeccione um mural para publicação à comunidade escolar sobre o trabalho desenvolvido. O interessante é que não deixe de publicar (de alguma forma) as entrevistas, pois sua função social é veicular informações sobre uma pessoa, um acontecimento, um conhecimento etc.

Recursos Complementares

Ver artigos:

  • SILVA, N. R. da. O gênero entrevista pingue-pongue. In: Linguagem & Ensino, Pelotas, v.12, n.2, p.505-530, jul./dez. 2009.

Disponível em: http://rle.ucpel.tche.br/php/edicoes/v12n2/09Nivea.pdf Acesso em 15/04/10

 

  • CARVALHO, M. M. de. A construção do discurso no gênero entrevita com convidados na Internet. In: Revista Letra Magna - Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura - Ano 02- n.03 - 2º Semestre de 2005ISSN 1807-5193.

Disponível em: http://www.letramagna.com/Marcio_Marconato_de_Carvalho.pdf Acesso em 15/04/10 

 

Avaliação

A avaliação será proposta com base na participação do aluno ao longo de toda produção do gênero entrevista. Sua capacidade de trabalhar em parceria bem como sua criatividade e coerência na elaboração de questões e o trabalho com a produção final da entrevista serão avaliados. Em síntese: o trabalho em sequência didática proposto deve ser julgado a cada etapa de aprendizagem e realização do novo gênero.

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