19/06/2009
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
A Sustentabilidade no cotidiano - Os nossos atos fazem sim a diferença!!!
Professor, a idéia dessa aula é aproximar as questões ambientais e o tema sustentabilidade da vida diária dos alunos. Ela pode ser dada isoladamente ou entrar após uma outra aula também disponível nesse portal : Meio Ambiente e Sustentabilidade, que abrange a temática de modo mais amplo, podendo , portanto, servir de pré-requisito.
Para iniciar o assunto, algumas questões prévias podem ser introduzidas inicialmente na aula: Exemplos:
1) Vocês sabem quanta água vocês gastam por dia? Como vocês fariam a medição do gasto de água?
2) Quais as fontes de CO2 que emitimos diariamente? Isso é importante? Como medi-las?
3) Quantos quilos de lixo vocês produzem por dia? Qual o destino dele?
Será que seus alunos já pensaram sobre isso? Então vamos começar a pensar...
Desde quando acorda, onde a água aparece de forma direta ou indireta no seu dia? ** Peça para que os alunos escrevam e para que alguns deles exponham a resposta.
A faixa de consumo de água por pessoa varia de 150 a 400 litros por dia.
Por dia gastam-se muitos litros de água: 10 litros numa descarga de banheiro, 80 litros num banho rápido, 100 litros numa lavagem de roupa na máquina e 50 litros numa lavagem de louça na máquina...
Quer calcular?? Simulador de consumo de água: http://www.epal.pt/epal/novosim.aspx
*** Anote os dados necessários previamente e peça para que os alunos observem um final de semana de consumo de água em casa com a família, depois é só passar pelo simulador online.
** Uma idéia é pedir para que os alunos busquem também na conta mensal de água informações sobre o seu consumo diário. Exemplo: metros cúbicos; número de integrantes na família; média mensal e consumo diário, etc.
E O TAL AQUECIMENTO GLOBAL , onde eu entro nisso?
Não há notícia mais em evidência na mídia senão o aquecimento global. Após uma explicação sobre o assunto (que pode ser encontrada também na aula de Meio Ambiente e Sustentabilidade) uma maneira de aproximar o assunto para a vida diária dos meninos e meninas e também dos familiares, é a chamada calculadora de CO2.
Através do link http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora , seus alunos poderão calcular online a quantidade de CO2 emitida por ele e pela família e até quantas árvores deveriam ser plantadas no ano para recompensar essa emissão. ** Peça para buscarem os dados necessários em casa e no bairro, assim toda a família participa e interage na atividade; o aluno se torna um multiplicador.
** Professor, lembre-se que o debate sobre o aquecimento global é atual, com opiniões favoráveis e contrárias sobre as suas causas ou mesmo sua ocorrência. Uma questão inicial, pode ser referente a discordância do referido assunto pelos países industrializados. Qual a razão?
** O professor deverá orientar porque emissões de gás de automóveis e ônibus, lixo orgânico, combustíveis, etc tem a ver com CO2
Uma atitude - o plantio de árvores como compensação pelas emissões de CO2.
Mas quais árvores? Espécies nativas? Exóticas? Ótimo momento para discutir a biodiversidade, monocultura, reflorestamento e outros temas associados. Um exemplo prático para debate seria a plantação de grandes extensões de eucalipto, necessários para produção de papel e papelão e consumidos em grande escala, com todas as implicações ambientais e/ou sociais debatidas. *** Texto recomendável para auxílio ao professor: Eucalipto: o reflorestamento do capital financeiro. Link: http://www.anovademocracia.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=1068
O LIXO - O que podemos fazer diante desse problema?
A produção de resíduos é inerente à condição humana. Cada pessoa produz em média 300 quilos por ano e tornou-se um problema de difícil resposta, que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?
Os alunos sabem para onde vai o lixo de sua cidade?
MAIS PROBLEMAS --- O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos...
Papel: de 3 a 6 meses;
Pano: de 6 meses a 1 ano;
Filtro de cigarro: 5 anos;
Chiclete: 5 anos;
Madeira pintada: 13 anos;
Nylon: mais de 30 anos;
Plástico: mais de 100 anos;
Metal: mais de 100 anos;
Borracha: tempo indeterminado;
Vidro: 1 milhão de anos.
Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva. R R R --- Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Um sítio da internet muito interessante e recomendável ao professor sobre a temática lixo, encontra-se em www.lixo.com.br . Matérias sobre coleta seletiva, gestão de resíduos, compostagem, vídeos, curiosidades e outros podem ser encontrados lá. Sugestão: Texto Precicle. ** Professor, estimule a leitura dos alunos, auxilie -os durante o processo sobre possíveis dúvidas de vocabulário e/ou interpretação. Após a leitura algumas questões servem para verificar a compreensão do texto, seguidas de discussões problematizadoras, importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico.
Uma sugestão de atividade prática para projeto interdisciplinar seria avaliar o peso dos resíduos descartáveis da escola. Há possibilidade da construção de gráficos e tabelas com valores diários, semanais e mensais, além da distinção dos materiais em função de suas características químicas.
Questão relacionada: Muito dos materiais descartados se deve ao hábito de adquirir o "novo modelo", ou seja, algum produto que ainda serve para uso, mas "está fora de moda" e é descartado. *** Organize grupos para elaborar uma lista com exemplos desse tipo e o destino dado a eles. Abra uma discussão geral sobre hábitos de consumo.
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/07/2014
Quatro estrelasAs aulas foram de grande valia, pois consegui conscientizar os educandos de que cada um pode fazer a sua parte. Os mesmos debateram sobre a preservação das águas e do verde. E, para selar as aulas juntos construímos um jardim vertical na sala de aula com latas, potes, garrafas pets. Além da satisfação do inveto, ficou muito lindo. Professora de Língua Portuguesa da cidade de CASCA RS.
01/05/2014
Cinco estrelasSou professora.Gostei muito do conteúdo. vou montar um projeto para minha escola.o material aqui encontrado será muito útil para nosso trabalho de conscientização da nossa comunidade escolar.
26/09/2013
Quatro estrelasMe ajudou muito em meu trabalho. Embora eu ache que as campanhas de economia de água deveriam ser direcionadas também as pessoas mais abastadas. Do que adianta a gente que é pobre tomar banho rapidinho, lavar o carro com balde e varrer a calçada se outras pessoas continuarão a tomar banho de hidromassagem, encher suas piscinas e passar férias em parques aquáticos? Sei que parece inveja, e que vão dizer que cada um precisa fazer sua parte e mimimi, mas acho injusto. Obrigado!!
08/09/2013
Cinco estrelasMuito bom mesmo. Adorei os sites de sugestão das aulas...
15/08/2012
Cinco estrelasParabéns pela iniciativa,é muito bom saber que existe atitudes socioeducativas como essa,de incentivar a reciclagem para sustentabilidade do planeta.
24/08/2011
Quatro estrelasSou técnico em meio ambiente e achei essa aula muito interessante. Ela faz com que todos tenham uma posição sobre a realiddade do mundo na questão ambiental e ainda alerta a todos para que ajudem a minimizar os problemas; economizando água, separano o lixo, entre outras coisas. Para um mundo melhor!!!
15/08/2011
Cinco estrelasAdorei a iniciativa, ótima sugestão de trabalho para nós educadores. Parabéns!!!!
23/06/2011
Cinco estrelasAchei interessante essa aula,pois desde cedo devemos instigar e orientar os alunos sobre a sustentabilidade no meio ambiente.Estou participando de uma Formação Continuada de ECOPEDAGOGIA onde aborda esta questão de forma significativa.Parabéns pela sugestão.
15/09/2010
Cinco estrelasGostei muito desta forma de ministrar esta aula hiper diferente e essencial para formar a consciência de sustentabilidade desde nosso lar. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente!! Não conhecia a calculadora e este simulador. Parabéns!!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho. Acho que é muito importante a escola trabalhar esse tema com os alunos e com a sociedade como um todo. Apesar de ser um assunto muito discutido, ainda temos muitos profissionais que nao o trabalham de forma eficiente e que instigue sua classe. Infelizmente são poucos que têm a consciência da importância de se incluir questões sobre o meio ambiente e sustentabilidade nas aulas, considerando este um tema secundário. Que você arraste com você outros com o mesmo propósito!!!