14/05/2010
Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Noção de números e do princípio de subtração.
Prática Social Inicial
Professor,
Atividade 01
Inicie a aula assistindo, os primeiros 13 minutos do vídeo, "A divisão e suas interpretações", com os alunos.
A divisão e suas interpretações [Matemática na vida]
Após a leitura do vídeo interpele os alunos com alguns questionamentos:
DICA PARA O PROFESSOR:
Nessa atividade tem-se como objetivo estabelecer os conceitos de divisão e a compreensão de seu uso no cotidiano.
x
Problematização e Instumentalização
Atividade 02
Em duplas apresentem situações-problemas que utilizem os seguintes conceitos de divisão:
x
DICA PARA O PROFESSOR:
A partir dos modelos de problemas solicitados, você poderá apresentar e reforçar os conceitos e os casos de aplicação de divisões. Uma boa estratégia seria recolher e selecionar os problemas e depois reorganizar as atividades para que as duplas resolvam problemas diferentes dos que apresentaram.
x
Atividade 03
Analise a seguinte situação:
Um remédio é vendido em cartelas com 48 comprimidos. O médico receitou a José 3 comprimidos ao dia. Quantos dias de tratamento José conseguirá comprando 1 só cartela?
DICA PARA O PROFESSOR:
Esta atividade parte do princípio de divisão na perspectiva de previsão, retome essa questão com os alunos e apresente novas situações que utilizem a mesma perspectiva.
x
Atividade 04
Solicite aos alunos que estudem e analisem o texto a seguir em duplas ou apresente aos alunos diferentes formas de realizar divisões: pelo algoritmo americano, pela divisão egipcia e, pela forma de dividir mais conhecida, do algoritmo dominante.
Algoritmos da Divisão - Disponível em: < http://blogs.esecs.ipleiria.pt/eb1mat/files/2007/03/algoritmo_divisao.pdf >
DICA PARA O PROFESSOR:
Aqui, seria interessante retomar cada forma de algoritmo com os alunos para que consigam estabelecer as várias relações de operações presentes na divisão: a inversa da multiplicação, as subtrações sucessivas, o quanto cabe do divisor em cada dividendo, etc.
x
Atividade 05
As perguntas seguintes referem-se a esta divisão:
33 |_9_
6 3
a) Se o dividendo aumentar de 2 unidades de quanto aumentará o quociente?
b) Se o dividendo aumentar de 2 unidades de quanto aumentará o resto?
c) Se o dividendo aumentar de 5 unidades de quanto aumentará o quociente?
d) Se o dividendo aumentar de 5 unidades de quanto diminuirá o resto?
e) Se o divisor aumentar de 1 unidade de quanto aumentará o quociente?
DICA PARA O PROFESSOR:
Esta atividade está disponível em: < http://educar.sc.usp.br/matematica/m4p1e3.htm >, e por meio dela pretende-se que os alunos compreendam os entes presentes numa divisão e as relações entre eles, bem como consigam construir a estratégia de "prova real" na resolução de divisões pelo método do algoritmo dominante.
x
Atividade 06
DICA PARA O PROFESSOR:
Professor!
Esse recurso apresenta um jogo de tabuleiro multiusuário. Para poder movimentar-se pela trilha, o jogador deve resolver expressões matemáticas, com problemas de adição, subtração, multiplicação, divisão e/ou potência. O jogo pode ser jogado por um aluno ou por vários em uma rede.
No caso específico desse recurso é necessário instalá-lo em cada máquina ou na rede e criar usuários para os alunos bem como estabelecer quais e de que forma as operações serão determinadas, no caso dessa atividade propomos que determine expressões que utilizem divisão em especial.
E lembre-se que os recursos/softwares são executáveis e não irão funcionar em ambiente linux a não ser se utilizarem um emulador de windows como o wine e mesmo os recurso encontrando-se em outro idioma não oferecem dificuldade para o trabalho com alunos.
Caso encontre dificuldades para organizar a atividade procure os multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional de sua região.
Nome | Tipo |
---|---|
Trilha matemática 1.0 | Animação/simulação |
A divisão e suas interpretações [Matemática na vida] | Vídeo |
Catarse
Nesse momento de avaliação, considerando que a avaliação deverá ser realizada durante toda a aula, observando e registrando a participação, os questionamentos e as conclusões dos alunos nas discussões e nas atividades propostas, proponha aos alunos que apresentem em forma de síntese o que compreenderam do conteúdo.
Essa síntese deverá dar ênfase as formas de dividir e a apresentação da forma que mais compreendeu (algoritmo americano,divisão egipcia e/ou algoritmo dominante), discorrendo detalhadamente sobre a forma de resolver um problema a partir do algoritmo escolhido.
Prática Social Final
Neste momento, os alunos terão a oportunidade de apresentar as novas formas de dividir aprendidas em sala de aula a sua família. Solicite que os alunos apresentem aos seus responsáveis, irmãos e/ou familiares que venham a conviver mais proximamente a forma de dividir que mais lhe chamou atenção.
Determine um momento para que os alunos verbalizem a atividade realizada com os familiares.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/05/2012
Cinco estrelasFantástico trabalho. Acredito que será muti útil a todos (educadores e estudantes). Só um comentário: Deveria ser mais divulgado nas escolas. Minha parte farei passando aos meus pares. Tendo outras atividades para o Fundamental I ou II em Matemática e L. Portuguesa pode informar o caminho e, se possível, em Filosofia para o E.M. Grato mesmo