Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Operações: algoritmos e suas representações na divisão

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer algoritmos e ideias associadas a construção do conceito de divisão.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de números e do princípio de subtração.

Estratégias e recursos da aula

Prática Social Inicial

Professor,

Atividade 01

Inicie a aula assistindo, os primeiros 13 minutos do vídeo, "A divisão e suas interpretações", com os alunos.

 A divisão e suas interpretações [Matemática na vida] 

Após a leitura do vídeo interpele os alunos com alguns questionamentos:

  • Qual o princípio fundamental da divisão?
  • De que necessidades o protagonista do vídeo partiu para chegar aos princípios de divisão?
  • Em que casos a divisão é utilizada?
  • Quais os tipos de divisão apresentados no vídeo?

DICA PARA O PROFESSOR:

 Nessa atividade tem-se como objetivo estabelecer os conceitos de divisão e a compreensão de seu uso no cotidiano.

x

Problematização e Instumentalização

Atividade 02

Em duplas apresentem situações-problemas que utilizem os seguintes conceitos de divisão:

  • Partilha
  • Medida
  • Razão
  • Comparação

x

DICA PARA O PROFESSOR:

A partir dos modelos de problemas solicitados, você poderá apresentar e reforçar os conceitos e os casos de aplicação de divisões. Uma boa estratégia seria recolher e selecionar os problemas e depois reorganizar as atividades para que as duplas resolvam problemas diferentes dos que apresentaram.

x

Atividade 03

Analise a seguinte situação:

Um remédio é vendido em cartelas com 48 comprimidos. O médico receitou a José 3 comprimidos ao dia. Quantos dias de tratamento José conseguirá comprando 1 só cartela?

DICA PARA O PROFESSOR:

Esta atividade parte do princípio de divisão na perspectiva de previsão, retome essa questão com os alunos e apresente novas situações que utilizem a mesma perspectiva.

x

Atividade 04

Solicite aos alunos que estudem e analisem o texto a seguir em duplas ou apresente aos alunos diferentes formas de realizar divisões: pelo algoritmo americano, pela divisão egipcia e, pela forma de dividir mais conhecida, do algoritmo dominante.

Algoritmos da Divisão - Disponível em: < http://blogs.esecs.ipleiria.pt/eb1mat/files/2007/03/algoritmo_divisao.pdf > 

DICA PARA O PROFESSOR:

Aqui, seria interessante retomar cada forma de algoritmo com os alunos para que consigam estabelecer as várias relações de operações presentes na divisão: a inversa da multiplicação, as subtrações sucessivas, o quanto cabe do divisor em cada dividendo, etc.

x

Atividade 05

As perguntas seguintes referem-se a esta divisão:

33     |_9_

6         3

a) Se o dividendo aumentar de 2 unidades de quanto aumentará o quociente?

b) Se o dividendo aumentar de 2 unidades de quanto aumentará o resto?

c) Se o dividendo aumentar de 5 unidades de quanto aumentará o quociente?

d) Se o dividendo aumentar de 5 unidades de quanto diminuirá o resto?

e) Se o divisor aumentar de 1 unidade de quanto aumentará o quociente?

DICA PARA O PROFESSOR:

Esta atividade está disponível em: < http://educar.sc.usp.br/matematica/m4p1e3.htm >, e por meio dela pretende-se que os alunos compreendam os entes presentes numa divisão e as relações entre eles, bem como consigam construir a estratégia de "prova real" na resolução de divisões pelo método do algoritmo dominante.

x

Atividade 06

Trilha matemática 1.0   

DICA PARA O PROFESSOR:

Professor!

Esse recurso apresenta um jogo de tabuleiro multiusuário. Para poder movimentar-se pela trilha, o jogador deve resolver expressões matemáticas, com problemas de adição, subtração, multiplicação, divisão e/ou potência. O jogo pode ser jogado por um aluno ou por vários em uma rede.

No caso específico desse recurso é necessário instalá-lo em cada máquina ou na rede e criar usuários para os alunos bem como estabelecer quais e de que forma as operações serão determinadas, no caso dessa atividade propomos que determine expressões que utilizem divisão em especial.

E lembre-se que os recursos/softwares são executáveis e não irão funcionar em ambiente linux a não ser se utilizarem um emulador de windows como o wine e mesmo os recurso encontrando-se em outro idioma não oferecem dificuldade para o trabalho com alunos.

Caso encontre dificuldades para organizar a atividade procure os multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional de sua região.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Trilha matemática 1.0 Animação/simulação
A divisão e suas interpretações [Matemática na vida] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Catarse

Nesse momento de avaliação, considerando que a avaliação deverá ser realizada durante toda a aula, observando e registrando a participação, os questionamentos e as conclusões dos alunos nas discussões e nas atividades propostas, proponha aos alunos que apresentem em forma de síntese o que compreenderam do conteúdo.

Essa síntese deverá dar ênfase as formas de dividir e a apresentação da forma que mais compreendeu (algoritmo americano,divisão egipcia e/ou algoritmo dominante), discorrendo detalhadamente sobre a forma de resolver um problema a partir do algoritmo escolhido.

Prática Social Final

Neste momento, os alunos terão a oportunidade de apresentar as novas formas de dividir aprendidas em sala de aula a sua família. Solicite que os alunos apresentem aos seus responsáveis, irmãos e/ou familiares que venham a conviver mais proximamente a forma de dividir que mais lhe chamou atenção.

Determine um momento para que os alunos verbalizem a atividade realizada com os familiares.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • EUGENIO AUGUSTO, CEMEB Prof. Dimarães Antônio Sandei , São Paulo - disse:
    eugutto@gmail.com

    29/05/2012

    Cinco estrelas

    Fantástico trabalho. Acredito que será muti útil a todos (educadores e estudantes). Só um comentário: Deveria ser mais divulgado nas escolas. Minha parte farei passando aos meus pares. Tendo outras atividades para o Fundamental I ou II em Matemática e L. Portuguesa pode informar o caminho e, se possível, em Filosofia para o E.M. Grato mesmo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.