Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Circo na Sociedade

 

26/04/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethovem Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Identificar a presença das atividades circenses e do circo propriamente dito na sociedade;

b) Identificar as diferentes formas de manifestação das atividades circenses.

Duração das atividades
50 min... nnnn
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

 Iniciar a aula apresentando para a turma os vídeos abaixo relacionados:

http://www.youtube.com/watch?v=ZU6fkuffHVw acesso em 21/04/10 

http://www.youtube.com/watch?v=ipr_ev3JVEk  acesso em 21/04/10

http://www.youtube.com/watch?v=FeLM4Hcrqvk  acesso em 21/04/10

http://www.youtube.com/watch?v=LDOonS0nCeI  acesso em 21/04/10

Atividade 2:

Após a apreciação dos vídeos, promover junto à turma um pequeno debate acerca dos elementos observados nos filmes a partir das seguintes provocações:   

a) O que as pessoas estavam fazendo?

b) Em que tipo de lugares?

c) Quais a características destes ambientes?

d) Com que objetivos estavam realizando aquelas atividades?

e) Existiam atividades iguais ou parecidas praticadas em espaços e lugares diferentes?

Neste momento da aula, o objetivo será o de refletir coletivamente sobre a presença do circo na vida social. O professor poderá encaminhar o debate no sentido de que as crianças compreendam que as manifestações circenses apresentam-se na sociedade de diferentes formas. Existem os artistas de rua que são pessoas que se apresentam por conta própria nas ruas das cidades como estátuas humanas, malabaristas de sinal, palhaços de rua, dentre outros. Já os animadores de festa são: palhaços, mágicos, malabaristas e outros que são contratados para divertir as pessoas em festas. Existem também os circos que se apresentam em bairros e cidades, compostos por famílias de artistas que estão sempre viajando de um lugar para o outro montando e desmontando o circo com apresentações tradicionais como: palhaços, mágicos, animais, trapezistas e etc. Por fim, temos o novo circo no qual os artistas são muito treinados para realizar atividades com alto grau de dificuldade. Nestes circos, as apresentações são de alto desempenho, bastante ricas, envolvendo uma estrutura  muito complexa e cara. Normalmente, para ingressar como artistas nesse tipo de circo, as pessoas têm que participar de provas e seleções. No entanto, independente do tipo de apresentação, da estrutura necessária e do nível de complexidade das apresentações, em todos os casos os objetivos das pessoas que participam destas atividades são bastante semelhantes; estas pessoas apresentam-se por que são profissionais (trabalham para ganhar dinheiro)  que buscam o entretenimento e a diversão da platéia seja no picadeiro, na rua, em uma festa ou em qualquer outro lugar.

Atividade 3:

 Neste momento, o professor distribuirá diversas imagens impressas (misturadas) de pessoas realizando práticas circenses e pedirá que as crianças reagrupem estas imagens colando-as em quatro cartazes diferentes de acordo com suas características:

CARTAZ 1- ARTISTAS DE RUA

http://farm1.static.flickr.com/149/434502573_8eeda8c78e.jpg?v=0  acesso em 21/04/10

http://www.cm-pvarzim.pt/groups/staff/conteudo/imagens-gerais/turismo/premio-publico.jpg acesso em 21/04/10

 

CARTAZ 2 - ANIMADORES DE FESTAS

http://www.eev.com.br/dfesta/imagens/imgFotos91625.jpg acesso em 21/04/10

 

http://images01.olx.pt/ui/1/29/02/12792702_1.jpg acesso em 21/04/10

 

 CARTAZ 3 - CIRCO TRADICIONAL

http://www.pgd.com.br/jornalnamosca/circo_interna.jpg acesso em 21/04/10

http://www.itaporahoje.com/images/news/image/circo_tradicional.jpg acesso em 21/04/10  

CARTAZ 4 - NOVO CIRCO

http://www.webluxo.com.br/noticias/cirque_du_soleil.jpg acesso em 21/04/10

 

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/foto/0,,19103609-EX,00.jpg acesso em 21/04/10

 

Recursos Complementares

 

Avaliação

A avaliação se dará durante os processos da aula, observando-se em que medida a turma compreendeu que o circo é uma prática presente na sociedade e que existem diferentes formas de manifestações das atividades circenses. Especialmente na atividade 3, será observado se elas apreenderam estas formas de manifestação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.