17/07/2009
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Orientações aos professores
- Compartilhe com os alunos o roteiro da aula, quais atividades serão realizadas e os objetivos para garantir maior envolvimento de todos com a proposta. Avise-os que no final desta sequência de atividades, os alunos produzirão charges ilustrando os conceitos aprendidos e que poderão compor um material para consulta e aprendizagem de outros alunos.
- Temas associados a gravitação costumam suscitar duvidas nos alunos quanto a algumas questões científicas históricas, como por exemplo, a ida do homem a lua. O professor deve estar preparado para aproveitar estes exemplos e discutir essas questões com os alunos.
Seqüência de atividades previstas
Aula 1
O objetivo dessa aula é o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, bem como os conceitos já formados pelos mesmos sobre o assunto.
- Com os alunos em duplas ou trios, pedir para que seja anotado situações onde a palavra peso e massa são utilizados (televisão, radio, etc).
- Anotar na lousa, em duas colunas distintas as situações em que aparece o uso de peso e massa. O professor então deve discorrer sobre o conceito físico de ambas, de que massa é uma propriedade dos corpos e peso uma grandeza que aparece quando o corpo interage com o planeta em que ele está. Esta duas grandezas estão associadas por uma constante que depende do planeta, chegando ao modelo matemático que associa as duas: P= k M, ou seja, o peso de um corpo pode ser descoberto multiplicando o valor de sua massa por uma constante que depende do planeta, chamada de gravidade.
- O professor deve encerrar as aulas recolhendo as anotações feitas pelos alunos referente as concepções previas de peso e massa. Essas anotações devem servir como instrumento avaliativo a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos.
Aula 2
Nesta aula o aluno fará uso de uma animação e deverá efetuar alguns cálculos. É importante enfatizar para os alunos que a animação foi feita quando plutão ainda era definido como um planeta, sendo que agora o sistema solar é dotado 8 planetas, e não 9.
- O professor organiza os grupos e explica a proposta de exploração da simulação a seguir:
- Os alunos devem fazer as atividades propostas na simulação, fazendo as anotações sobre os valores das constantes encontradas em cada planeta. Essas anotações deverão ser discutidas e comparadas entre os grupos. Deve-se pedir ainda que os alunos anotem as principais duvidas que surgiram no processo;
- Nos 10 minutos finais o professor deverá fazer uma discussão sobre as principais duvidas ocorridas na utilização da simulação, recolher as anotações e enfatizar que as dimensões na simulação não estão em ESCALA!
Aula 3
Nesta aula o professor deverá aprofundar o conceito de gravidade, associando qualitativamente a ela as grandezas físicas dos planetas correspondente (raio do planeta e sua massa). O aluno dever ao final dessa aula incorporar ao seu discurso científico que o efeito cinemático da gravidade na superfície do planeta é um aumento constante na velocidade de queda livre dos corpos, e que o efeito dinâmico é o que chamamos de peso.
- O professor organiza os grupos e explica como ocorre a variação da velocidade de um corpo em queda livre na superfície do planta Terra (em m/s a cada segundo, e em km/h a cada segundo);
- Os alunos devem fazer mentalmente (ou da forma que eles acharem melhor) do cálculo da velocidade com que um determinado corpo em queda chega no chão após um tempo de queda dado (desconsiderando a resistência do ar);
- O professor (a) deverá encerrar a aula discutindo sobre o fato de que quanto maior o tempo de queda, maior a velocidade com que se atinge o chão, portanto, maior o impacto.
Aula 4
A partir das descobertas realizadas, os alunos deverão criar charges ilustrativas, demonstrando os conceitos aprendidos sobre peso e gravidade. Para criação das charges poderá ser utilizado qualquer editor de desenhos ou o Keepof, conforme a descrição a seguir:
Links úteis
http://www.if.usp.br/profis/leituras_termo.html, Sitio do PROFIS, contendo material de consulta para o professor;
http://www.folha.uol.com.br/, Sitio do jornal Folha de São Paulo, onde o professor poderá fazer pesquisa sobre noticia de jornais contendo o tema proposto;
http://naeg.prg.usp.br/puni/disciplinas/fisica/homedefisica/index.htm, Sitio do Projeto Pro Universitário, com material de pesquisa para professor e aluno, bem como questões de vestibulares com resolução;
Nome | Tipo |
---|---|
Uma Questão de Gravidade | Animação/simulação |
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Três estrelasfoi muito bom o recurso visual utilizado pelo professor