Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sobre o Peso das Coisas

 

17/07/2009

Autor e Coautor(es)
Ricardo Aparecido Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O objetivo dessa aula é criar um ambiente de aprendizagem onde o aluno tenha acesso aos principais conceitos que norteiam as questões sobre peso e massa dos corpos. Deverá utilizar forma correta (em relação ao jargão científico), as unidades de medida correspondentes às grandezas físicas propostas.
Duração das atividades
Uma seqüência de 3-5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O trabalho se iniciará utilizando concepções previas dos alunos sobre o peso e a massa das coisas, bem como o papel das balanças na medição dessas grandezas. O aluno deverá iniciar operacionando algebricamente funções básicas do primeiro grau.
Estratégias e recursos da aula

Orientações aos professores

 -  Compartilhe com os alunos o roteiro da aula, quais atividades serão realizadas e os objetivos para  garantir maior envolvimento de todos com a proposta. Avise-os que no final desta sequência de atividades, os alunos produzirão charges ilustrando os conceitos aprendidos e que poderão compor um material para consulta e aprendizagem de outros alunos.

- Temas associados a gravitação costumam suscitar duvidas nos alunos quanto a algumas questões científicas históricas, como por exemplo, a ida do homem a lua.  O professor deve estar preparado para  aproveitar estes exemplos e discutir essas questões com os alunos. 

 Seqüência de atividades previstas


Aula 1

O objetivo dessa aula é o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, bem como os conceitos já formados pelos mesmos sobre o assunto.

-  Com os alunos em duplas ou trios, pedir para que seja anotado situações onde a palavra peso e massa são utilizados (televisão, radio, etc).

-  Anotar na lousa, em duas colunas distintas as situações em que aparece o uso de peso e massa. O professor então deve discorrer sobre o conceito físico de ambas, de que massa é uma propriedade dos corpos e peso uma grandeza que aparece quando o corpo interage com o planeta em que ele está. Esta duas grandezas estão associadas por uma constante que depende do planeta, chegando ao modelo matemático que associa as duas: P= k M, ou seja, o peso de um corpo pode ser descoberto multiplicando o valor de sua massa por uma constante que depende do planeta, chamada de gravidade.

- O professor deve encerrar as aulas recolhendo as anotações feitas pelos alunos referente as concepções previas de peso e massa. Essas anotações devem servir  como instrumento avaliativo a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos.

Aula 2

Nesta aula o aluno fará uso de uma animação e deverá efetuar alguns cálculos. É importante enfatizar para os alunos que a animação foi feita quando plutão ainda era definido como um planeta, sendo que agora o sistema solar é dotado 8 planetas, e não 9.

- O professor organiza os grupos e explica a proposta de exploração da simulação a seguir:

Uma Questão de Gravidade


- Os alunos devem fazer as atividades propostas na simulação, fazendo as anotações sobre os valores das constantes encontradas em cada planeta. Essas anotações deverão ser  discutidas e comparadas entre os grupos.  Deve-se pedir ainda que os alunos anotem as principais duvidas que surgiram no processo;
- Nos 10 minutos finais o professor deverá fazer uma discussão sobre as principais duvidas ocorridas na utilização da simulação, recolher as anotações e enfatizar que as dimensões na simulação não estão em ESCALA!

Aula 3

Nesta aula o professor deverá aprofundar o conceito de gravidade, associando qualitativamente a ela as grandezas físicas dos planetas correspondente (raio do planeta e sua massa). O aluno dever ao final dessa aula incorporar ao seu discurso científico que o efeito cinemático da gravidade na superfície do planeta é um aumento constante na velocidade de queda livre dos corpos, e que o efeito dinâmico é o que chamamos de peso.

- O  professor organiza os grupos e explica como ocorre a variação da velocidade de um corpo em queda livre na superfície do planta Terra (em m/s a cada segundo, e em km/h a cada segundo);
- Os alunos devem fazer mentalmente (ou da forma que eles acharem melhor) do cálculo da velocidade com que um determinado corpo em queda chega no chão após um tempo de queda dado (desconsiderando a resistência do ar);
- O professor (a) deverá encerrar a aula discutindo sobre o fato de que quanto maior o tempo de queda, maior a velocidade com que se atinge o chão, portanto, maior o impacto.

 Aula 4

A partir das descobertas realizadas, os alunos deverão criar charges ilustrativas, demonstrando os conceitos aprendidos sobre peso e gravidade.  Para criação das charges poderá ser utilizado qualquer editor de desenhos ou o Keepof, conforme a descrição a seguir:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1866/imagens/aula2.jpg

 Links úteis

http://www.if.usp.br/profis/leituras_termo.html, Sitio do PROFIS, contendo material de consulta para o professor;

http://www.folha.uol.com.br/, Sitio do jornal Folha de São Paulo, onde o professor poderá fazer pesquisa sobre noticia de jornais contendo o tema proposto;

http://naeg.prg.usp.br/puni/disciplinas/fisica/homedefisica/index.htm, Sitio do Projeto Pro Universitário, com material de pesquisa para professor e aluno, bem como questões de vestibulares com resolução;

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Uma Questão de Gravidade Animação/simulação
Recursos Complementares
No intuito de ampliar a seqüência, o professor poderá ainda inserir na seqüência didática um tópico de história da ciência, especificamente o contexto social em que a figura de Galileu Galilei aparece na história. O texto sobre Galileu e a queda dos corpos pode ser encontrado em http://www.cle.unicamp.br/cadernos/pdf/Pablo%20Mariconda.pdf , e enfatiza o processo de perseguição de Galileu pela inquisição.
Avaliação
A avaliação deverá deverá diagnosticar a diferenciação por parte do aluno a respeito do peso e da massa dos corpos, dando exemplos de cada um. As produções ilustrativas poderão ser disponibilizadas aos grupo, para que eles possam fazer uma avaliação conjunta e uma auto-avaliação a respeito do próprio trabalho, discutindo as descobertas realizadas e contribuindo com sugestões para melhoria da própria produção e das dos colegas da turma.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ailza, unifap , Amapá - disse:
    amontoril@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    foi muito bom o recurso visual utilizado pelo professor


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.