Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Happy and Unhappy, qual a diferença? – aprendendo prefixos e sufixos usados em Língua Inglesa!

 

30/04/2010

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver apresentação e prática dos principais prefixos e sufixos usados em Língua Inglesa a partir da realização de atividades de leitura e produção de textos curtos no referido idioma – os alunos criarão um webquest em que se ganha pontos ao usar corretamente os prefixos/sufixos.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação   

Para dar início a estas aulas, estando no Laboratório de Informática, o professor deverá dividir os alunos em grupos de três ou quatro alunos e propor que transformem as palavras, conforme o exemplo abaixo, que deverá colocar na lousa:

  IN – not CRED – believe IBLE – possible to   

O professor, explicando o exemplo, apresentará aos alunos que o prefixo “in” indica “negação”, “cred” é a palavra base (“credo = crença”) e o sufixo “ible” indica “possibilidade de”. Assim, a palavra INCREDIBLE, pela adição de prefixos e sufixos significaria, em Português, INCRÍVEL (= “NÃO POSSÍVEL DE CRER”).   

Para a criação das palavras, o professor distribuirá, recortados em um envelope (Fig. 1) os seguintes prefixos e sufixos, com as correspondentes palavras base:   

IN - CRED –  ULOUS

SUB - TERR - ANEAN

RE – CONSIDER –  ATION

UN – BELIEVE- ABLE

DE – ACTIVATE - TION

RE – ACT – ION

INTER – CED– ING

RE –  JECT –  ION

IN – JECT – ION

PRO - JECT - ION

RECURSO

Atividade de Transformação de Palavras

http://www.slideshare.net/jugense/atividade-de-transformao-de-palavras-aula-prefixos-e-sufixos

Figura 1 – Atividade de Transformação de Palavras

Fonte: do autor Acesso em: 13 de abril de 2010.   

Ao final desta etapa, o professor solicitará que os grupos que se sentirem à vontade digam as palavras formadas e busquem explicar seus significados.   

ATIVIDADE 1   

Nesta etapa, o professor solicitará que os alunos, nos mesmos grupos da atividade anterior, pesquisem na Internet a resposta para as seguintes questões:  

1. What is a prefix? / O que é um prefixo?

2. What is a suffix? / O que é um sufixo?

3. Give examples of three prefixes. / Dê três exemplos de prefixos.

4. Give examples of three suffixes. / Dê três exemplos de sufixos

5. Write three phrases using words that contain prefixes or suffixes. / Escreva três frases com palavras que contenham prefixos ou sufixos. – Ex: I am unhappy today. (prefixo un- na palavra happy)   

Para tal pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):   

http://www.sk.com.br/sk-morfo.html 

http://mrkind.pro.br/blog/curso-de-ingles-gratis/unit-20-affixes-prefixes-and-suffixes-p-1/  

http://www.englishexperts.com.br/2007/07/11/sufixos-e-prefixos/

http://www.inglesvip.com/grammar/word-formation-prefix-and-suffix.html 

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/formacaopalavras001.asp 

Figura 2 – Imagem do Site InglesVip

Fonte: do autor Acesso em: 13 de abril de 2010.   

Durante a realização das pesquisas o professor deverá monitorar e orientar os alunos.   

ATIVIDADE 2   

Agora o professor deverá requisitar que os grupos apresentem, oralmente e em aula aberta, suas respostas. Para tanto, os grupos poderão ser numerados (Grupo 1, 2, 3 etc), sendo sorteados os números dos grupos que apresentarão – o professor sorteará um número e o(s) grupo(s) que receberam tal número apresentarão suas respostas (Fig. 3).   

Figura 3 – Alunos Apresentam Respostas

Fonte: http://eepimeduca.com.br/images/cel/41%20-%20Professora%20Kenia%20apoiando%20%20o%20trabalho%20nos%20grupos.jpg   Acesso em: 14 de abril de 2010.    

Neste momento, é importante que o professor promova a reflexão, instigando os alunos ao debate quanto às respostas, antes de dar uma resposta ou explicação final sobre o uso dos prefixos e sufixos em Língua Inglesa.   

ATIVIDADE 3   

Com fundamento na atividade anterior, os alunos, ainda nos mesmos grupos, serão desafiados a criar uma atividade de “caça ao tesouro” sobre o tema “Prefixos e Sufixos em Inglês”, sob a supervisão do professor. Tal atividade deverá, ao final de sua elaboração, ser respondida pelos outros grupos da turma.   

A atividade de caça ao tesouro consiste em promover buscas pela Internet por informações específicas. Por exemplo, o grupo poderá criar uma “caça ao tesouro” que consista em encontrar na Internet três exemplos de músicas que contém em sua letra palavras com prefixos e/ou sufixos. Outro exemplo seria requisitar que em um texto seja encontrado e listado certo número de palavras prefixadas e/ou sufixadas  (Fig. 4).

Figura 4 – Exemplo de Atividade de Caça ao Tesouro

Fonte: do autor Acesso em: 14 de abril de 2010.   

Para a realização desta atividade, sugerimos o uso da ferramenta “WebQuester” (Fig. 5).   

RECURSO

WebQuester

http://webquester.bitabit.com.br/index.php 

Figura 5 – Imagem do Recuso Webquester

Fonte: do autor Acesso em: 13 de abril de 2010.   

Para fazer o uso da ferramenta “WebQuester” é necessário que cada grupo faça um cadastro gratuito. É essencial que, antes de utilizá-la com os alunos o professor explore e conheça a referida ferramenta para que possa orientar e supervisionar os alunos adequadamente. É uma ferramenta simples e fácil de usar, criar uma “Caça ao tesouro”, por exemplo, demanda preencher alguns campos de formulário – título, área do conhecimento, descrição e escolher a aparência da mesma. Para finalizar, devem ser completadas as seções: Introdução, perguntas, recursos, “a grande pergunta” e créditos. Em média é é possível criar uma “Caça ao tesouro” em 15 minutos.   

Se o professor necessitar maiores informações sobre o que são Webquests, Caças ao Tesouro e Miniquests, poderá encontrá-las no site “Recursos da Internet para Educação” proposto pelo MEC (Fig. 6):   

RECURSO

O que é uma webquest?

http://webeduc.mec.gov.br/webquest/ 

Figura 6 – Webquest

Fonte: do autor Acesso em: 13 de abril de 2010.   

ATIVIDADE 4   

Após todos os grupos terem finalizado a elaboração das “Caças ao Tesouro” o professor proporá que estas sejam respondidas pelos outros grupos da turma, supervisionando as atividades (Fig. 7).

Figura 7 – Respondendo a Caça ao Tesouro

Fonte: http://www.click21.mypage.com.br/hosp_cliente/a/e/s/aescolanasondasdoradio.myflog.com.br/6N18Yt758Ai4VHx3Bnm053171346JVESLJLPQI_grd.jpg Acesso em: 14 de abril de 2010.     

Ao final desta aula, o professor proporá que os alunos debatam, em aula aberta, sobre a importância do reconhecimento dos prefixos e sufixos em Língua Inglesa, para a leitura e produção de textos orais e escritos.   

SUGESTÕES   

1. Em colaboração com o professor de Língua Portuguesa, poderá ser proposta uma pesquisa sobre seus principais prefixos e sufixos em contraste com os principais prefixos e sufixos usados na Língua Inglesa.

2. Propor a leitura de textos em Língua Inglesa, encontrando seus prefixos e sufixos e debatendo sobre como eles auxiliam na interpretação geral.

3. Realizar a atividade de compreensão do uso dos prefixos e sufixos propostas no site “Esltower” (Fig. 8) ao final da atividade 1, caso o professor considere ser necessário para enfatizar a compreensão dos mesmos. Tal atividade consiste em testes de múltipla escolha sobre o uso de prefixos e sufixos.   

RECURSO

Esltower

http://www.esltower.com/GRAMMARQUIZ/advanced/prefixchoice.htm 

Figura 8 – Imagem do Recurso Esltower

Fonte: do autor Acesso em: 13 de abril de 2010.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender o conceito de prefixação e sufixação e utilizar os prefixos e sufixos de forma adequada na realização das atividades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.