30/04/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver apresentação e prática dos principais prefixos e sufixos usados em Língua Inglesa a partir da realização de atividades de leitura e produção de textos curtos no referido idioma – os alunos criarão um webquest em que se ganha pontos ao usar corretamente os prefixos/sufixos.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para dar início a estas aulas, estando no Laboratório de Informática, o professor deverá dividir os alunos em grupos de três ou quatro alunos e propor que transformem as palavras, conforme o exemplo abaixo, que deverá colocar na lousa:
IN – not CRED – believe IBLE – possible to
O professor, explicando o exemplo, apresentará aos alunos que o prefixo “in” indica “negação”, “cred” é a palavra base (“credo = crença”) e o sufixo “ible” indica “possibilidade de”. Assim, a palavra INCREDIBLE, pela adição de prefixos e sufixos significaria, em Português, INCRÍVEL (= “NÃO POSSÍVEL DE CRER”).
Para a criação das palavras, o professor distribuirá, recortados em um envelope (Fig. 1) os seguintes prefixos e sufixos, com as correspondentes palavras base:
IN - CRED – ULOUS
SUB - TERR - ANEAN
RE – CONSIDER – ATION
UN – BELIEVE- ABLE
DE – ACTIVATE - TION
RE – ACT – ION
INTER – CED– ING
RE – JECT – ION
IN – JECT – ION
PRO - JECT - ION
RECURSO
Atividade de Transformação de Palavras
http://www.slideshare.net/jugense/atividade-de-transformao-de-palavras-aula-prefixos-e-sufixos
Figura 1 – Atividade de Transformação de Palavras
Fonte: do autor Acesso em: 13 de abril de 2010.
Ao final desta etapa, o professor solicitará que os grupos que se sentirem à vontade digam as palavras formadas e busquem explicar seus significados.
ATIVIDADE 1
Nesta etapa, o professor solicitará que os alunos, nos mesmos grupos da atividade anterior, pesquisem na Internet a resposta para as seguintes questões:
1. What is a prefix? / O que é um prefixo?
2. What is a suffix? / O que é um sufixo?
3. Give examples of three prefixes. / Dê três exemplos de prefixos.
4. Give examples of three suffixes. / Dê três exemplos de sufixos
5. Write three phrases using words that contain prefixes or suffixes. / Escreva três frases com palavras que contenham prefixos ou sufixos. – Ex: I am unhappy today. (prefixo un- na palavra happy)
Para tal pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):
http://www.sk.com.br/sk-morfo.html
http://mrkind.pro.br/blog/curso-de-ingles-gratis/unit-20-affixes-prefixes-and-suffixes-p-1/
http://www.englishexperts.com.br/2007/07/11/sufixos-e-prefixos/
http://www.inglesvip.com/grammar/word-formation-prefix-and-suffix.html
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/formacaopalavras001.asp
Figura 2 – Imagem do Site InglesVip
Fonte: do autor Acesso em: 13 de abril de 2010.
Durante a realização das pesquisas o professor deverá monitorar e orientar os alunos.
ATIVIDADE 2
Agora o professor deverá requisitar que os grupos apresentem, oralmente e em aula aberta, suas respostas. Para tanto, os grupos poderão ser numerados (Grupo 1, 2, 3 etc), sendo sorteados os números dos grupos que apresentarão – o professor sorteará um número e o(s) grupo(s) que receberam tal número apresentarão suas respostas (Fig. 3).
Figura 3 – Alunos Apresentam Respostas
Fonte: http://eepimeduca.com.br/images/cel/41%20-%20Professora%20Kenia%20apoiando%20%20o%20trabalho%20nos%20grupos.jpg Acesso em: 14 de abril de 2010.
Neste momento, é importante que o professor promova a reflexão, instigando os alunos ao debate quanto às respostas, antes de dar uma resposta ou explicação final sobre o uso dos prefixos e sufixos em Língua Inglesa.
ATIVIDADE 3
Com fundamento na atividade anterior, os alunos, ainda nos mesmos grupos, serão desafiados a criar uma atividade de “caça ao tesouro” sobre o tema “Prefixos e Sufixos em Inglês”, sob a supervisão do professor. Tal atividade deverá, ao final de sua elaboração, ser respondida pelos outros grupos da turma.
A atividade de caça ao tesouro consiste em promover buscas pela Internet por informações específicas. Por exemplo, o grupo poderá criar uma “caça ao tesouro” que consista em encontrar na Internet três exemplos de músicas que contém em sua letra palavras com prefixos e/ou sufixos. Outro exemplo seria requisitar que em um texto seja encontrado e listado certo número de palavras prefixadas e/ou sufixadas (Fig. 4).
Figura 4 – Exemplo de Atividade de Caça ao Tesouro
Fonte: do autor Acesso em: 14 de abril de 2010.
Para a realização desta atividade, sugerimos o uso da ferramenta “WebQuester” (Fig. 5).
RECURSO
WebQuester
http://webquester.bitabit.com.br/index.php
Figura 5 – Imagem do Recuso Webquester
Fonte: do autor Acesso em: 13 de abril de 2010.
Para fazer o uso da ferramenta “WebQuester” é necessário que cada grupo faça um cadastro gratuito. É essencial que, antes de utilizá-la com os alunos o professor explore e conheça a referida ferramenta para que possa orientar e supervisionar os alunos adequadamente. É uma ferramenta simples e fácil de usar, criar uma “Caça ao tesouro”, por exemplo, demanda preencher alguns campos de formulário – título, área do conhecimento, descrição e escolher a aparência da mesma. Para finalizar, devem ser completadas as seções: Introdução, perguntas, recursos, “a grande pergunta” e créditos. Em média é é possível criar uma “Caça ao tesouro” em 15 minutos.
Se o professor necessitar maiores informações sobre o que são Webquests, Caças ao Tesouro e Miniquests, poderá encontrá-las no site “Recursos da Internet para Educação” proposto pelo MEC (Fig. 6):
RECURSO
O que é uma webquest?
http://webeduc.mec.gov.br/webquest/
Figura 6 – Webquest
Fonte: do autor Acesso em: 13 de abril de 2010.
ATIVIDADE 4
Após todos os grupos terem finalizado a elaboração das “Caças ao Tesouro” o professor proporá que estas sejam respondidas pelos outros grupos da turma, supervisionando as atividades (Fig. 7).
Figura 7 – Respondendo a Caça ao Tesouro
Fonte: http://www.click21.mypage.com.br/hosp_cliente/a/e/s/aescolanasondasdoradio.myflog.com.br/6N18Yt758Ai4VHx3Bnm053171346JVESLJLPQI_grd.jpg Acesso em: 14 de abril de 2010.
Ao final desta aula, o professor proporá que os alunos debatam, em aula aberta, sobre a importância do reconhecimento dos prefixos e sufixos em Língua Inglesa, para a leitura e produção de textos orais e escritos.
SUGESTÕES
1. Em colaboração com o professor de Língua Portuguesa, poderá ser proposta uma pesquisa sobre seus principais prefixos e sufixos em contraste com os principais prefixos e sufixos usados na Língua Inglesa.
2. Propor a leitura de textos em Língua Inglesa, encontrando seus prefixos e sufixos e debatendo sobre como eles auxiliam na interpretação geral.
3. Realizar a atividade de compreensão do uso dos prefixos e sufixos propostas no site “Esltower” (Fig. 8) ao final da atividade 1, caso o professor considere ser necessário para enfatizar a compreensão dos mesmos. Tal atividade consiste em testes de múltipla escolha sobre o uso de prefixos e sufixos.
RECURSO
Esltower
http://www.esltower.com/GRAMMARQUIZ/advanced/prefixchoice.htm
Figura 8 – Imagem do Recurso Esltower
Fonte: do autor Acesso em: 13 de abril de 2010.
Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender o conceito de prefixação e sufixação e utilizar os prefixos e sufixos de forma adequada na realização das atividades.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/04/2015
Cinco estrelasbem montada e muito instrutiva
01/06/2010
Três estrelasOK MUITO BOM THANKS!!