05/05/2010
SUELEN FERNANDA MACHADO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | O Brasil diante das questões ambientais |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
Ao término das atividades os alunos deverão:
AULA 1
Atividade 1 - apresentação do conteúdo
"XAKXÓ - A LENDA DO FOGO
Os Caingangues precisavam do fogo para cozinhar e se aquecer, mas não sabiam como obtê-lo. Somente Minaram conhecia o segredo, mas não ensinava a ninguém. Um índio resolveu roubar o fogo e trazê-lo para a sua tribo. Transformou-se na Xakxó, a gralha-branca, e voou até a cabana de Minaram. Na volta, o tição em brasa caiu de seu bico e provocou um grande incêndio, propiciando, assim, que todas as tribos vizinhas pudessem ter o fogo."
(Disponível em: http://paranamusica.blogspot.com/2007/08/lendas-do-paran-xakx-lenda-do-fogo.html. Acesso em: 17 nov 2009.)
Converse com os alunos sobre a lenda e sobre o uso do fogo:
Deixe as crianças falarem todas as utilidades que veem para o fogo, quando chegar no uso do fogo no campo, pergunte sobre queimar a mata e preparar o solo para o plantio, auxiliando sempre para que permaneça a dúvida se essa é uma boa prática.
Caso não apareça vindo dos alunos, não deixe de inserir na discussão: a queima de nutrientes do solo, a emissão de CO2 para a atmosfera, o prejuízo que a fumaça causa à saúde das pessoas e à segurança nas estradas.
AULA 2
Atividade 2 - problematização
Vá com seus alunos ao Laboratório de Informática. Nesta aula os alunos vão analisar o mapa disponível no site "Queimadas: monitoramento de focos" desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE).
Endereço: http://pirandira.cptec.inpe.br/queimadas/
Antes de dar início à navegação, oriente os alunos para o uso do site e das ferramentas disponíveis nele.
Essa orientação pode dar-se por meio da navegação e leitura da página "apresentação" do mesmo site (http://pirandira.cptec.inpe.br/queimadas/apresentacao.html); a página pode ser acessada pelo menu do lado esquerdo, no ítem "apresentação". Navegue com eles no menu superior ao mapa, explicando cada uma das opções. Peça que os alunos explorem o sítio verificando:
a) se nestes últimos dias tem havido muitas queimadas no Brasil;
b) em qual (quais) estado(s) brasileiros há maior número de queimadas;
c) verificando as regiões de seu estado onde há maior risco de queimadas.
Após navegação converse com os alunos a partir dos seguintes questionamentos:
- por que o INPE dedica um site para o monitoramento de queimadas?
- as queimadas são fenômenos naturais?
AULA 3
AtividAde 3 - instrumentalização
Neste encontro você deve explicar que muitos dos incêndios de grande proporção em florestas são causados por pequenas queimadas que fogem do controle. As queimadas são utilizadas por pequenos agricultores como técnica de limpeza do solo antes do plantio.
Nesse sentido, esclareça que a prática é equivocada, pois o fogo faz com que o solo perca nutrientes necessários à agricultura. Elas (as queimadas) também são utilizadas para acabar com a mata nativa e ocupação do espaço.
No Brasil, principalmente na Amazônia, as queimadas são feitas por agricultores para preparar a terra, já que para cortar a vegetação e prepará-la, sem queimar, seria preciso mais maquinário, tempo e dinheiro.
A utilização de queimadas no preparo do solo, quando necessária, deve ser monitorada. Sobre queimadas, sobre a intenção de eliminar essa prática de nossa agricultura, sobre o uso de satélites para saber-se onde estão ocorrendo queimadas e sobre o monitoramento de queimadas ouça com seus alunos o áudio "O uso do fogo na agricultura [Prosa rural]", produzido pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21595; acesso em: 17 abr 2010.
O uso do fogo na agricultura [Prosa rural]
Para melhor aproveitamento do recurso, prepare um roteiro. Inicie o áudio e faça pausas sempre que quiser explicar alguma coisa ou que algum aluno queira fazer uma pergunta. Algumas sugestões para suas pausas:
AULA 4
Além do empobrecimento do solo, as queimadas emitem fumaças prejudiciais à saúde das pessoas e dos animais, e contribuem para o aquecimento global. Para reforçar a questão, utilize com seus alunos um texto breve sobre o tema. Você pode utilizar qualquer um dos sugeridos abaixo, escolher outro ou ainda elaborar seu próprio texto.
Você pode solicitar a leitura de todos os textos e anotação das principais ideias se fizer esta aula no laboratório de informática; assim você evita gastos de papel para impressão do texto escolhido.
Neste caso utilize a próxima aula (aula 5) para discussão das ideias coletadas pelos alunos e construção de cartazes com orientações sobre o tema.
Sugestões de textos (acesso em: 11 de abr 2010):
a) Queimadas - http://www.alunosonline.com.br/geografia/queimadas/;
b) Como funcionam as queimadas - http://ambiente.hsw.uol.com.br/queimadas.htm;
c) Queimadas - http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./florestal/index.html&conteudo=./florestal/artigos/queimada.html
AULA 5 (Deve ser realizada cerca de 15 dias após a aula 4.)
Professor, faça com seus alunos um júri simulado. De um lado os defensores da queimada como método de limpeza do solo, de outro, os contrários a esta prática.
Organize a turma que deve ter um grupo/juiz, um grupo de advogados de defesa, um grupo de promotores, um grupo de jurados, um grupo de testemunhas (de defesa e de acusação).
O réu é o tema queimadas.
No período de organização, auxilie os alunos nas pesquisas e organização das falas. No dia, arrume a sala de aula (ou outro espaço) de forma a dar maior semelhança a um tribunal do júri. Façam um cartaz ou um boneco para ficar no banco dos réus. Lembre a seus alunos que esta dinâmica não tem vencedores, nem vencidos. A intenção é esgotar um assunto, compreeender o espaço e a forma como o organizamos bem como melhorar as ações individuais e coletivas de todos.
Nome | Tipo |
---|---|
O uso do fogo na agricultura [Prosa rural] | Áudio |
Deve ser feita durante todo o processo.
Professor, você pode elaborar os critérios junto com seus alunos. Uma sugestão:
- participação coerente nas discussões;
- realização das atividades no laboratório de informática e participação nas discussões a partir das pesquisas;
- participação na atividade com o áudio;
- construção de cartaz educativo;
- participação no preparo da dinâmica de grupo;
- participação na dinâmica de grupo.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/08/2014
Cinco estrelasGostei muito das suas idéias, vou aproveitar alguns tópicos para trabalhar com a minha turma. obrigada.
21/10/2011
Cinco estrelasExcelentes iniciativa e materiais! Sou voluntário contra as queimadas e mantenho o site www.queimadasurbanas.bmd.br , como instrumento de lutas contra essa praga nacional. Parabéns e saudações ecológicas e libertárias. Edson Delattre
26/10/2010
Cinco estrelasDesenvolvimento de aula excelente.
22/09/2010
Quatro estrelasEste assunto é de grande importancia nesta estação, pois o clima seco propicia ao acontecimento de grandes tragédias, queimadas q iniciam acidentalmente ou de forma que fogem ao controle do ser humano, pois todo cuidado é necessário.
02/07/2010
Cinco estrelasótimo o sue plano de aula em relação as queimadas! Mto interessante....
21/05/2010
Quatro estrelasadorei a sugestão.