Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gerund (not in present continuous)

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno vai desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso do gerúndio e entender que a forma -ing é usada em diversos casos que não envolvam o Present Continuous.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Present Simple (formas afirmativa, negativa, interrogativa; uso de Do e Does)
  • Present Continuous (formas afirmativa, negativa, interrogativa)
  • Past Simple (formas afirmativa, negativa, interrogativa; uso de Did)
Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar as aulas que se seguem, você precisa imprimir e entregar aos alunos a folha de atividades, disponível em:  

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/gerunds 

 

AULA 1

MOTIVAÇÃO:

Leve os alunos ao laboratório de informática. Eles vão acessar um jogo onde vão dirigir um carro virtual seguindo as sinalizações de trânsito. Comente sobre as placas de trânsito mais comuns, como vire a direita e esquerda, ou ainda, a sinalização de controle de velocidade (speed limit).

Acesse: http://www.chevroncars.com/games/danni-driving/# 

Figura 1: Car Game

Fonte:  http://www.chevroncars.com/games/danni-driving/#  (acesso em 4/06/10)

Nesta aula vamos trabalhar com o gerúndio (-ing) em situação que não incluem o present continuous. Para tal, antes de iniciarmos as atividades, faz-se necessário que seja reforçada tal estrutura com os alunos.

Escreva no quadro: My husband is working now.

Destaque a estrutura do present continuous e reforce que este é um tipo de estrutura usada quando nos referimos a ações que estão acontecendo neste momento ou ações em andamento.

Peça aos alunos que transformem a frase no quadro para as formas interrogativa e negativa. Em seguida faça a alguns alunos as seguintes perguntas:

  • What is your brother doing now?
  • What is your mother doing at the moment?
  • Is your father watching TV now? What is he doing?

Em seguida, diga aos alunos que usamos o gerúndio em várias outras situações que não essas mencionadas anteriormente.

Diga aos alunos para imaginarem que estão em um restaurante e veem uma placa dizendo No smoking.

Pergunte: Can people smoke in that restaurant? ou Do people have permission to smoke in that restaurant?

Pergunte, também, se a placa se refere a uma ação que está acontecendo no momento ou se há alguém fumando no momento. (A resposta deve ser: não)

Comente, então, que placas que se referem a proibições trazem, geralmente, a estrutura No + -ing

Agora, entregue a folha de atividades 1 e peça que, em duplas, os alunos façam a Atividade A. Ao corrigir o exercício, pergunte aos alunos onde eles poderiam ver tais placas.

No smoking: in a restaurant; No fishing: in a river, lake or beach; No parking: in the street; No littering: in a park; No feeding: in the zoo

 

Em seguida, vamos trabalhar com verbos como sujeito de uma oração. Explique que quando iniciamos uma frase com um verbo como sujeito de uma oração, devemos usar a forma -ing neste verbo. Pergunte aos alunos como diriam, em inglês, a frase "Ter bons amigos é essencial".

R: Having good friends is essential.

Explique que a mesma frase poderia ser dita da seguinte forma: It´s essential to have good friends

A partir daí, escreva no quadro as seguintes frases e pergunte se eles acham que foram, provavelmente, ditas por Americanos ou Japoneses

  • Eating sushi is delicious (R: Japanese or Americans)
  • Living in Tokyo is not easy (R: Japanese)
  • Speaking Japanese is very difficult (R: Americans)
  • Going Australia doesn't take very long  (R: Japanese)
  • Having blue eyes is common here (R: Americans)

Agora, peça aos alunos que, em duplas, façam a atividade B. Corrija a atividade pedindo a diferentes alunos que leiam as respostas.

Na sequência, vamos falar do uso do gerúndio quando um verbo vem depois de uma proposição.

Escreva no quadro: I am interested in learning languages.

Destaque na frase do quadro a preposição in e o verbo no gerúndio. Explique que os verbos que vem depois de preposição ficam na forma do gerúndio. Alerte-os que uma frase como essa não quer dizer "me interesso em aprendendo línguas", mas sim, "me interesso em aprender línguas".

 

Peça que os alunos façam a atividade C, onde vão identificar as preposições nas frases sugeridas. Uma atividade oral para praticar o uso do gerúndio associado às preposições será feita na terceira aula.

A atividade pode ser feita em conjunto com toda a turma. Peça aos alunos que repitam com você as frases à medida em que forem sendo feitas.

 

AULA 2

Na atividade peça aos alunos que, em duplas,  agrupem os verbos que acordo com seus significados. Caso não saibam a definição de todos os verbos, faça a atividade com seus alunos reproduzindo a tabela no quadro e explicando cada uma das palavras.

Em seguida, explique que os verbos like e hate (assim como seus semelhantes, já listados na tabela) podem vir seguidos de gerúndio -ing.   

Escreva no quadro:

John likes volleyball

John likes playing volleyball

 

Comente que aqueles verbos podem vir seguidos de um noun (substantivo) ou de um verb+ing (verbo no gerúndio).

Peça, então, que os alunos façam a atividade em duplas. Corrija a atividade pedindo a diferentes alunos que leiam cada uma das respostas.

Na sequência, os alunos vão fazer a atividade em grupos de três ou quatro componentes. Eles devem construir frases que sejam verdadeiras, seguindo os modelos pré-estabelecidos. As frases devem ser completadas com verbos no gerúndio. Espera-se que os alunos construam, ao total, 12 frases. Esse número pode ser menor caso não haja tempo.

 

AULA 3

Escreva no quadro:

I don´t mind waking up early

I don´t mind = It´s not a problem

Pergunte:  Que forma verbal está depois do verbo mind? (R: gerund)

Explique que, também após o verbo mind (importar-se), usamos o verbo no gerúndio. Faça, então, a pergunta acima a três ou quatro alunos. Instrua-os a, caso gostem de acordar cedo, responder "I don´t mind waking up early" e, caso não gostem, "I hate waking up early"

Em seguida, peça que façam a atividade A. Cada aluno deve se levantar de sua carteira e andar pela sala fazendo aos colegas as perguntas propostas. Todas as perguntas devem começar com: Do you mind....? Lembre-os de sempre usar o verbo no gerúndio ao completar as frases. Ao final da atividade, já de volta a suas carteiras, cada aluno deve escrever frases se acordo com as respostas que receberam. As frases devem conter o nome do colega e a resposta dada. Lembre-os de substituir verbo auxiliar do (em I don´t mind) para doesn´t, e o verbo hate para hates, já que estarão falando de uma terceira pessoa.

Em seguida, faça com os alunos a atividade B. Esta atividade vai reciclar parte do que os alunos aprenderam sobre o uso de preposições seguidas de gerúndio. Peça a diferentes alunos que leiam as frases e encontrem as preposições corretas para cada uma delas.

A atividade vai tem por objetivo promover a interação aluno-aluno. Se você julgar difícil a atividade para seus alunos, seja o mediador(a) dos diálogos que vão fazer. Diga por, exemplo: João, ask Maria the first question. Você pode pedir a mais de uma aluno que pergunte/responda uma mesma questão. Discuta com os alunos sobre seus diferentes gostos e opiniões.

Recursos Complementares

Dicionário Inglês-Inglês com pronúncia (Merriam Webster): http://www.merriam-webster.com 

Dicionário Inglês-Português (Michaelis): http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php 

Avaliação

A avaliação deve se basear, principalmente, nas atividades em que há interações aluno-aluno. Note se seus alunos são capazes de produzir frases contendo verbos no gerúndio e, sobretudo, se sabem distinguir quando usá-las (após os verbos relacionados a like e hate,  após preposições e após a expressão I dont´t mind).

Proponha, também, um jogo, disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/gerunds 

Cada aluno - ou par de alunos - vai receber uma tabela. (no arquivo acima foram disponibilizados dois pares de tabelas para facilitar a impressão das cópias.) 

A tarefa dos alunos é completar sua tabela. Para tal, seu colega vai ter de descrever, de forma oral, as preferências dos personagens lá descritos como Yoko/Hiroshi e Brian/James. Os alunos devem sempre usar a forma do gerúndio quando se referirem às ações lá propostas (play football, read books, eat ice cream, dance e watch films/tv).

Por exemplo, o aluno A vai dizer: "Yoko and Hiroshi hate playing football" e o aluno B deve escrever a frase "hate playing football" em sua tabela, abaixo de Yoko/Hiroshi, já que esta a informação é a que lhe falta.

Em seguida, o aluno B faz o mesmo em relação a Brian and James, e assim por diante, até que todos tenham completado toda a tabela.

É importante que um aluno não veja a tabela do outro, para que o conteúdo escrito seja válido.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.