Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo as noções de "par" e" ímpar", utilizando as figuras dos encartes comerciais

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Propiciar ao aluno:

  •  O  manuseio e a leitura dos encartes comerciais, refletindo sobre a função social desses portadores de textos socialmente veiculados.
  •  Realizar diversas atividades orais e escritas com os produtos apresentados nos encartes, utilizando-os como auxiliares eficientes na formação dos conceitos de par e ímpar. 
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização matemática.

Estratégias e recursos da aula

      Justificativa     

       É indispensável que, para o ensino de conceitos matemáticos, o professor se valha de materiais concretos que propiciem ao aluno o seu manuseio, oportunizando-lhe estabelecer relações e efetuar operações matemáticas.    

       O uso de recursos que reproduzam a  realidade também pode ser um forte aliado do aluno, ajudando-o na construção do seu conhecimento. Para isso, os encartes comerciais se configuram como um material didático eficaz, permitindo a observação, seleção, seriação, sequenciação, comparação e a efetuação de operações matemáticas, através da utilização de figuras que representam os produtos oferecidos.  

     Além disso, os encartes são gratuitos, de fácil aquisição, muito atraentes para os alunos e minimizam, para o professor, o trabalho de centenas de cópias xerocadas.

    1ª etapa

     a)  Emparelhando as meias:

     * Solicitar aos alunos que tragam de casa um par de meias usadas.

 

     * A professora esticará à frente da classe um barbante, que funcionará como varal. Nele colocará os pares de meias dos alunos. Então, conversará com as crianças:      

    --- Para eu ter um par de sapatos, eu preciso de quantos sapatos? E um par de luvas tem quantas luvas? E para formar um par de crianças para a quadrilha, eu preciso de quantas crianças?

    b)  --- Agora, vamos brincar com as meias de vocês!   

     Então a professora vai solicitando a diversas crianças que peguem determinadas quantidades de pares de meias e respondam:       --- Quantos pares de meias você pegou? São quantas meias?      

      --- Pegue 9 meias e forme pares. O que aconteceu? Dá para formar 4 pares e sobra 1 pé de meia.Então o 9 é um número ímpar. Ele não forma pares exatos!

    2ª etapa

    a)    A professora distribuirá encartes promocionais para os alunos e deixará que observem livremente tudo o que acharem interessante.

    b)  Depois os alunos vão recortar gravuras dos encartes para ilustrarem o que a professora solicitar:          

        Complete corretamente:  

  

 São quantos pés de sandálias?     

 Dá para formar quantos pares?

 Sobra alguma sandália?      

 7 é par ou ímpar?     

 

 

 São quantos pés de sandálias?

 Dá para formar quantos pares?

 Sobra alguma sandália?

 6 é par ou ímpar?   

c) Faça o que se pede:    

 > Forme pares com as sandálias. São quantos pares?    

 > 12 é par ou ímpar?     

 

 

 > Forme pares com as sandálias. São quantos pares?   

 > 6 é par ou ímpar?         

 

 

   

   c)     Os trabalhos produzidos pelos alunos serão expostos no mural para a apreciação de todos.

 3ª etapa

 Lojinha de papel   

a)  A professora formará com a turma grupos de três elementos e proporá o seguinte trabalho: cada equipe receberá um encarte de sapatos e meia folha de papel pardo ou de cartolina. Os alunos recortarão sapatos e formarão pares, colando-os na folha, que será a sua "Lojinha de papel". Deverão, também, registrar quantos pés de sapatos colaram e quantos pares conseguiram formar.   

 b) Terminado um tempo pré-estipulado pela professora, serão comparados os cartazes. A equipe vencedora será aplaudida por todos e ganhará o troféu Loja de Ouro que poderá ser, por exemplo,  um lápis interessante ou um pequeno diploma. A Loja de Ouro é a que conseguiu um maior estoque de sapatos para serem vendidos. Portanto, será a que poderá obter maior lucro nos negócios.

Recursos Complementares

Parâmetros Curriculares Nacionais

Avaliação

      As atvidades descritas oportunizarão á professora observar se seus alunos:

  •  Envolveram-se ativamente nos trabalhos.
  •  Realizaram trocas enriquecedoras nos trabalhos em grupos.
  •  Construíram os conceitos de “par” e “ímpar”.
  •  Manusearam os encartes com interesse e curiosidade.
  •  Fizeram corretamente as atividades propostas com as figuras dos encartes. .       
  •  Conseguiram correlacionar as noções de par e impar ao uso dos encartes.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.