15/05/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Propiciar ao aluno:
Estar inserido no processo de alfabetização matemática.
Justificativa
É indispensável que, para o ensino de conceitos matemáticos, o professor se valha de materiais concretos que propiciem ao aluno o seu manuseio, oportunizando-lhe estabelecer relações e efetuar operações matemáticas.
O uso de recursos que reproduzam a realidade também pode ser um forte aliado do aluno, ajudando-o na construção do seu conhecimento. Para isso, os encartes comerciais se configuram como um material didático eficaz, permitindo a observação, seleção, seriação, sequenciação, comparação e a efetuação de operações matemáticas, através da utilização de figuras que representam os produtos oferecidos.
Além disso, os encartes são gratuitos, de fácil aquisição, muito atraentes para os alunos e minimizam, para o professor, o trabalho de centenas de cópias xerocadas.
1ª etapa
a) Emparelhando as meias:
* Solicitar aos alunos que tragam de casa um par de meias usadas.
* A professora esticará à frente da classe um barbante, que funcionará como varal. Nele colocará os pares de meias dos alunos. Então, conversará com as crianças:
--- Para eu ter um par de sapatos, eu preciso de quantos sapatos? E um par de luvas tem quantas luvas? E para formar um par de crianças para a quadrilha, eu preciso de quantas crianças?
b) --- Agora, vamos brincar com as meias de vocês!
Então a professora vai solicitando a diversas crianças que peguem determinadas quantidades de pares de meias e respondam: --- Quantos pares de meias você pegou? São quantas meias?
--- Pegue 9 meias e forme pares. O que aconteceu? Dá para formar 4 pares e sobra 1 pé de meia.Então o 9 é um número ímpar. Ele não forma pares exatos!
2ª etapa
a) A professora distribuirá encartes promocionais para os alunos e deixará que observem livremente tudo o que acharem interessante.
b) Depois os alunos vão recortar gravuras dos encartes para ilustrarem o que a professora solicitar:
Complete corretamente:
São quantos pés de sandálias?
Dá para formar quantos pares?
Sobra alguma sandália?
7 é par ou ímpar?
São quantos pés de sandálias?
Dá para formar quantos pares?
Sobra alguma sandália?
6 é par ou ímpar?
c) Faça o que se pede:
> Forme pares com as sandálias. São quantos pares?
> 12 é par ou ímpar?
> Forme pares com as sandálias. São quantos pares?
> 6 é par ou ímpar?
c) Os trabalhos produzidos pelos alunos serão expostos no mural para a apreciação de todos.
3ª etapa
Lojinha de papel
a) A professora formará com a turma grupos de três elementos e proporá o seguinte trabalho: cada equipe receberá um encarte de sapatos e meia folha de papel pardo ou de cartolina. Os alunos recortarão sapatos e formarão pares, colando-os na folha, que será a sua "Lojinha de papel". Deverão, também, registrar quantos pés de sapatos colaram e quantos pares conseguiram formar.
b) Terminado um tempo pré-estipulado pela professora, serão comparados os cartazes. A equipe vencedora será aplaudida por todos e ganhará o troféu Loja de Ouro que poderá ser, por exemplo, um lápis interessante ou um pequeno diploma. A Loja de Ouro é a que conseguiu um maior estoque de sapatos para serem vendidos. Portanto, será a que poderá obter maior lucro nos negócios.
Parâmetros Curriculares Nacionais
As atvidades descritas oportunizarão á professora observar se seus alunos:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/02/2011
Cinco estrelasAmei sua ideia. Parabéns!!!
16/08/2010
Cinco estrelasAdorei me ajudou mto, no magisterio