Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Entendendo o clima

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Lívia Raposo Bardy, Paloma Alinne Rodrigues Alves, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão compreender o conceito de tempo como um conjunto de fatores físicos e químicos que alteram a temperatura térmica, bem como sobre a previsão do tempo. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Capacidade de efetuar pesquisa na internet;

- Capacidade de interpretar gráficos simples;

- Língua escrita (interpretação e elaboração de textos);

- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas, porém é importante que o professor os conheça.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.     

 

Motivação  

 Para dar início às aulas o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem dizer o que é “clima”. Após ouvir o que os alunos sabem sobre o tema das aulas, o professor deverá levar alguns jornais com a previsão do tempo (se possível com a previsão que corresponda à cidade em que residem) e perguntar se eles já conheciam a “Previsão do Tempo” e o que sabem a respeito dela. Em seguida, o professor deverá dizer aos alunos que eles conhecerão como essa previsão do tempo é feita; quais instrumentos são utilizados, sua importância e história! Para isso, deverão ir ao Laboratório de Informática da escola, já organizados em duplas.       

 

Atividade 1

Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir para que explorem o site (Fig. 1) sobre Meteorologia - Canal Kids, que aborda de maneira interessante os aspectos históricos e práticos da Meteorologia.   

Atenção: É importante que o professor explore o site antes de mostrá-lo aos alunos, para que possa fazer uma mediação entre este e os alunos e direcioná-los à leitura das páginas que considerar mais importante!   

http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/meteorologia.php3   

    

Figura 1 – Imagem do site Canal Kids “Meteorologia”   

 

Por meio da exploração deste site, os alunos poderão conhecer como a ciência da meteorologia foi inventada, qual é sua importância, seus instrumentos entre outros aspectos. Os alunos poderão acessar todos os links do site ( Sol, luz e vida; energia solar; meio ambiente - planeta em perigo; astronomia; orbitando pelos planetas, entre outros) para que tenham uma visão ampla da temática “Clima”. É importante que o professor faça uma mediação durante esse momento de pesquisa sobre esses temas e converse com cada dupla e lhes pergunte se tem dúvidas, para que outra atividade seja feita. Feito isso, os alunos deverão explorar outros sites que trabalham com essa mesma temática.       

 

Atividade 2

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o tema das aulas “Entendendo o clima”, sugerimos que os alunos aprofundem os conhecimentos adquiridos até o momento, contemplando, por meio de pesquisas, os seguintes aspctos dentro do assunto da Meteorologia:

- Como era feita a previsão do tempo antigamente;

- Como é feita a previsão do tempo atualmente;

- Para que serve a previsão do tempo e por que ela é tão importante e utilizada desde a antiguidade.

Os sites abaixo (fig. 2) poderão ser explorados para que os alunos possam responder à essas perguntas:

http://www.infoescola.com/meteorologia/previsao-do-tempo/   

http://www.climatempo.com.br/consultoria/elnino.php

 http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/pergunta_412287.shtml     

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar6.php    

http://www.jusbrasil.com.br/politica/1763108/previsao-do-tempo-ajuda-a-salvar-vida

 

 Figura 2 – Imagem do site “Info escola”   

 Após o desenvolvimento das pesquisas sobre a história da Meteorologia, os alunos deverão contar ao professor o que aprenderam sobre tal assunto por meio da exloração dos sites sugeridos e dizer se têm alguma dúvida, pois se tiver, é importante que seja compartilhada e sanada, para que a próxima atividade seja feita.

 

Atividade 3

O professor poderá levar à sala de aula jornais e revistas que tenham previsões do tempo, para que os alunos possam manuseá-los. Nesse momento, o professor poderá atentar para os aspectos matemáticos que há nos gráficos sobre a previsão do tempo. O professor poderá trabalhar a interpretação dos gráficos pedindo que os alunos vejam as previsões do tempo que estão representados dessa maneira e que façam a interpretação.

O professor deverá ajudá-los a entender como a interpretação por meio dos gráficos é feita, fazendo a explicação de um desses gráficos, e em seguida apresentar outros para que eles mesmos façam a interpretação.  

Para isso, o professor deverá levar alguns jornais em que há a previsão do tempo apresentada por meio de gráficos, bem como sugerir que explorem sites que tenham a previsão do tempo nessas características, como os sugeridos abaixo (fig.3).

 

Figura 3 - Imagem de um previsão do tempo representada por gráfico

Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/especiais/diversos/prevtempo_v3_sc.htm  Acesso em: 20 Abril 2010. 

Sugestão de sites:

http://www.inmet.gov.br/prev_clima_tempo/previsao/html/capitais_graf_min.html  

http://infotempo.com.br/zml/forecast 

http://www.meteo.pt/pt/otempo/graficosobservacao/obsHorarios.jsp?selVar=Tempins&selEstacao=579&selRede=0   

http://arcadenoe.ning.com/profiles/blogs/clima-gt-temperaturas-sao  

http://www.inmet.gov.br/sim/graf_temp_max_6190_sim.php?codEst=82893&mesAno=05/2009    

http://www.poracaso.com/imagens/2010/03/prev15mar.4b9e2104c1ded.jpg 

 

Após a exploração desses sites, o professor deverá pedir que os alunos transformem em gráficos as previsões (pelo menos uma) que não estavam representadas dessa forma. Eles poderão, por exemplo, ilustrar em gráficos de barras (como figura 3 acima), as temperaturas mínima e a máxima para um determinado período (semana), ou ainda, fazer gráficos que ilustrem a previsão do tempo para algumas cidades de um mesmo estado brasileiro.  Assim, eles poderão exercitar o que aprenderam sobre a previsão do tempo aliando tal conhecimento à matemática - interpretação e construção de gráficos.Sugerimos que cada dupla, apresente e explique aos demais alunos o gráfico que construíram sobre a previsão do tempo de determinada cidade, por exemplo. Dessa maneira, o professor poderá avaliar se os alunos compreenderam o que fizeram (transformando os dados em gráficos). 

   

Para refletir

Devemos sempre refletir sobre a inteligência do homem e que essa inteligência pode melhorar a vida de todos!

A previsão do tempo, por exemplo, pode ajudar o homem a programar seu dia e até mesmo se livrar de perigos... Por isso, devemos entender que ela é muito importante.

Para isso, os alunos deverão ler a reportagem abaixo:  

http://www.diariodopara.com.br/N-80926-VARIOS+PAISES+ALERTAM+POPULACAO+CONTRA+TSUNAMI.html 

Recursos Complementares

- Sugestão de leitura do livro:   

SILVA, Maria Cecília. Vejo o céu. São Paulo: Ícone, 2001.   

O livro aborda de maneira lúdica a temática do clima, dos tipos de nuvens e a importância desse conhecimento para o homem.   

- Sugestão de Atividade:   

Os alunos poderão fazer a observação do clima na cidade em que moram por uma semana, anotando diariamente os principais aspectos observados. Após a anotação, deverão levar à sala de aula, para que coletivamente elaborem com a ajuda do professor, um gráfico sobre as variações do clima ocorridas durante a semana. As anotações durante a semana poderão ser feitas, da seguinte maneira:    

   

Dias da semana:

Período da manhã (como estava o clima, se estava frio ou calor, se a temperatura caiu ou aumentou, se choveu ou não, e como estavam as nuvens):

Período da tarde (mesmas observações da coluna anterior):

Período da noite (mesmas observações do período da manhã e da tarde):

Domingo  

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira  

Sexta-feira   

Sábado

 

            

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática do tempo/clima, sobre a previsão e sua importância.   

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Capacidade de efetuar pesquisa na internet;

- Capacidade de interpretar gráficos simples;

- Língua escrita (interpretação e elaboração de textos);

- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.