06/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Os alunos já devem conhecer os sentidos do corpo humano (visão, audição, olfato, paladar,tato) e seus órgãos.
ATIVIDADES
1a etapa
Conhecendo o cérebro humano
a) A professora apresentará para os alunos no data show ou retroprojetor as imagens abaixo:
http://sol.sapo.pt/photos/meccc/images/102853
http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/olinguarudo.spaceblog.com.br/images/gd/1193451045/O-Cerebro-
b) Durante a projeção, ela orientará a observação dos alunos para a figura do cérebro, sem o objetivo de que eles aprendam suas partes, nomenclatura científica, etc. A função da atividade será despertar a curiosidade dos alunos para com o cérebro, sua localização dentro do crânio e os locais onde se processam os sentidos.
c) Os alunos emitirão livremente suas impressões sobre a imagem do cérebro, fazendo comparações com coisas conhecidas, expondo suas curiosidades. A proposta é despertar para a enorme importância do cérebro humano. A professora explicará que, se há pessoas que não enxergam, por exemplo, é porque a área do cérebro responsável pela visão foi afetada por algum motivo: doença, acidente, etc.
d) A professora distribuirá aos alunos uma figura do cérebro que será colada no caderno de Ciências, para que eles possam recorrer a ela quando precisarem tirar dúvidas. Eles usarão cores variadas para colorir as diferentes partes do cérebro.
Fonte:
Coleção : DE OLHO NO MUNDO
Título: O corpo humano
Publicação: Abril Multimídia para a Revista Recreio
Ilustrações: Júlio César de Souza
2a etapa
Conhecendo as limitações humanas
a) A professora conversará com os alunos sobre as pessoas cegas e suas limitações. Eles observarão na gravura do cérebro a região onde se realiza a visão.
b) A professora levantará a questão:
__ Há alguma forma de os cegos conseguirem ler gravuras ou palavras escritas?
Os alunos conversarão sobre o assunto e terão a oportunidade de trocar conhecimentos.
c) A professora, então, explicará aos alunos que existe o método Braille de leitura para cegos.
3a etapa
A origem do método de Braille
a) A professora contará a seguinte história:
b) Interpretação oral para perceber se os alunos entenderam a história:
c) Distribuição aos alunos de uma cópia da história para que colem no caderno.
4a etapa
Conhecendo um livro em Braille
a) A professora fará circular entre os alunos um livro em Braille e deixará que eles o observem, usem o tato para perceberem os furinhos que representam as letras, sintam a dificuldade de se ler com as mãos.
b) A professora estabelecerá um diálogo com os alunos e lançará a questão:
Por que será que há pouquíssimos livros escritos em Braille ?
Os alunos levantarão suas hipóteses e a professora esclarecerá:
* As editoras não têm interesse em editá-los devido à pouca quantidade de compradores.
* Os livros saem muito caros por diversos motivos: eles têm que ter muitas páginas pois os furinhos ocupam muito espaço, não pode ser usado o verso das folhas, o papel usado é especial e muito caro, etc.
5a etapa
Texto expositivo :
a) Distribuição aos alunos do texto 1
OS SURDO-MUDOS E SUAS LIMITAÇÕES
Os órgãos dos sentidos são responsáveis por estabelecer a comunicação do homem com o meio ambiente.
As pessoas surdo-mudas estão desprovidas de sua fala e de sua audição. Por esse motivo, a sua interação com o mundo está seriamente comprometida. Esse fato torna limitado o seu convívio social, tornando-as mais dependentes e dificultando-as de exercerem a sua cidadania.
Vamos conhecer agora três maneiras de os surdo-mudos se comunicarem:
O MÉTODO LIBRAS
A sigla LIBRAS significa: Linguagem Brasileira de Sinais.É uma linguagem gestual codificada. Cada letra tem um gesto manual específico. Observe na figura abaixo o alfabeto manual:
b) Experimentando o método LIBRAS:
* Os alunos escreverão seu nome usando os sinais do método LIBRAS.
* Depois, os alunos irão à frente da sala e escreverão palavras com os sinais do LIBRAS. Os colegas deverão adivinhar o que estão dizendo.
c) Distribuição aos alunos do texto 2:
A COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DE SINAIS
A comunicação pode acontecer também através de sinais que representem a palavra inteira ou até mesmo uma frase.
Observe nas fotos os gestos que significam dia, gargalhada, telefone.
d) Joguinho: Comunicando-se através de gestos
Os alunos deverão apresentar para os colegas alguns gestos para que descubram o seu significado. Nesta oportunidade, eles poderão observar que mesmo as pessoas que têm o sentido da fala e da audição possuem códigos gestuais como: telefonar, ir embora, comer, etc.
e) Texto 3
A LEITURA LABIAL
As pessoas surdo-mudas podem se comunicar também fazendo o uso da leitura labial.
As fotos abaixo mostram os movimentos de uma pessoa que está articulando três diferentes fonemas:
f) Testando a leitura labial:
Alguns alunos irão à frente da sala e dirão palavras usando apenas movimentos labiais. Os colegas terão de adivinhar o que foi dito.
A professora poderá levar à sala de aula deficientes visuais e surdos-mudos para que os alunos os entrevistem e tenham contato com a realidade desses cidadãos.
Durante o processo de realização de todas as atividades, a professora avaliará se seus alunos retiraram informações dos recursos utilizados nas aulas, se aprenderam a identificar o sistema Braille e a linguagem labial. Mais importante que isso, ela poderá perceber se eles se sensibilizaram para as limitações da vida desses deficientes.
Cinco estrelas 2 classificações
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06/06/2013
Cinco estrelasExcelente suporte para nós que somos educadores em AEE. Fico muito feliz por socializar um materia tão excelente como este. Parabéns!!
20/11/2010
Cinco estrelasperfeito para quem quer se especializar e saber mais a respeito dessas pessoas tão especiais.