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27 de abril: Dia da empregada doméstica

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Lívia Raposo Bardy, Paloma Alinne Rodrigues Alves, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão compreender a importância da profissão de empregada doméstica, e entender que é muito importante respeitar todas as profissões. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Leitura e interpretação de textos;

- Manuseio com o computador;

- Língua escrita (elaboração de cartazes);

- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.     

Motivação   

Para dar início às aulas, o professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem a personagem “Tia Anastácia” (Fig. 1) do Sítio do Pica Pau Amarelo, e se sabem quem é, o que faz no sítio entre outras coisas.     

 

Figura 1 – Imagem da personagem “Tia Anastácia”

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_tYG2h9Wya_I/SUV6fumfYuI/AAAAAAAAH-c/KRz_Tdw18jE/s320/tia_anastacia.jpg       Acesso em: 07 Abril 2010.     

Após ouvir o que os alunos sabem sobre tal personagem, o professor deverá pedir que eles falem sobre a função das empregadas domésticas (Fig. 2) em seus ambientes de trabalho.

Provavelmente, diferentes pontos de vista aparecerão, mas nesse momento sugerimos que o professor somente os ouça, sem emitir juízo de valor. Para prosseguir ao estudo do assunto, os alunos deverão assistir a um vídeo, conforme a atividade a seguir.

O vídeo poderá ser transmitido no Laboratório de Informática da escola ou na sala de vídeo.   

 

Figura 2-Imagem de uma empregada doméstica

Disponível em: http://www.aomestre.com.br/cid/img/dom.jpg  

Acesso em: 05. Abril. 2010       

 

Atividade 1

Nesse momento os alunos assistirão um vídeo (Fig. 3), com a duração de dois minutos, que aborda o tema da aula “Empregada Doméstica” e seus direitos.   

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=keQ9hw9cYZs&feature=related         

 

 

Figura 3 – Imagem do vídeo “Direitos da empregada doméstica”     

 

Após a transmissão do vídeo, o professor deverá debatê-lo com os alunos, ou seja, conversar sobre o seu conteúdo e perguntar se eles mudaram a opinião que tinham depois de assistí-lo.

É importante que o professor converse com os alunos sobre a importância dessa profissão e que por ser uma profissão como outra qualquer (médico, professor, engenheiro, gari, administrador entre outros), merece respeito e possui direitos!   

Além disso, é importante que seja ressaltado que, a partir do momento em que as mulheres saíram de casa para trabalhar fora, outra pessoa precisou ficar responsável pelo trabalho que ela fazia (cozinhar, limpar a casa, lavar e passar roupa, entre outras atividades).

Assim, os alunos poderão dizer quem em suas casas é o responsável por esses afazeres, e então uma reflexão sobre a importância desse trabalho deverá ser feita, por meio do seguinte questionamento: “Imagine se não houvesse em sua casa, por exemplo, uma pessoa responsável por lavar e passar as roupas, fazer a comida, limpar a casa? Como seria?”.

Feito isso, o professor deverá organizar os alunos em duplas e pedir que se dirijam ao Laboratório de Informática (caso ainda não estejam,) para que aprofundem seus conhecimentos sobre o assunto em questão, por meio da leitura de algumas reportagens sobre o tema.     

 

Atividade 2   

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o tema das aulas, sugerimos que os alunos elaborem suas pesquisas, a partir dos seguintes assuntos:

- Direitos e deveres das empregadas domésticas;

- Importância da empregada doméstica para a família que trabalha;

- Importância da empregada doméstica para sua família (auxílio ao sustento de sua família). 

Para tanto,  sugerimos que os sites (Fig. 4) abaixo sejam visitados:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abril/dia-da-empregada-domestica.php    

http://www.aomestre.com.br/cid/arq/67.htm   

http://www.eumed.net/cursecon/libreria/2004/lgs-mem/11.htm 

 

 

 Figura 4 – Imagem do site “Portal São Francisco”     

 

O professor poderá também disponibilizar aos alunos outras fontes para a pesquisa, tais como: livros, jornais, revistas.       

 

Atividade 3   

Com o objetivo de finalizar essas aulas o professor deverá pedir que os alunos se dividam em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas da atividade anterior) para elaborar cartazes sobre o tema das aulas.

– “Dia da empregada doméstica e sua importância no mercado de trabalho e na sociedade”.

Os cartazes poderão ter imagens, pequenos textos informativos e reflexivos sobre a importância dessa profissão que é exercida quase que exclusivamente por mulheres. Sugerimos que os cartazes sejam expostos em um mural (Fig. 5) da sala de aula ou da escola, para que os demais alunos, professores e funcionários possam vê-los.

      

 Figura 5 – Imagem de um mural

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_TgO8IXrqSa0/SiQV2ouP5SI/AAAAAAAABNg/JC9w1aeyD6I/s320/P5300002.JPG Acesso em: 19 Abril 2010 

                                                                                          

 Para refletir   

Quem não conhece a personagem “Tia Anastácia” (Fig. 6) do Sítio do Pica-pau Amarelo?  Tia Anastácia é uma empregada doméstica que faz seus serviços com muito amor e carinho e é querida e respeitada por todos os moradores do sítio.

Dessa mesma maneira, todos nós devemos respeitar e tratar igualmente com carinho as empregadas domésticas que conhecemos, sejam elas nossas mães, tias, avós ou aquela que trabalha em nossa casa ajudando-nos a viver melhor, tendo roupas limpas para vestir, comida para comer, uma casa limpa entre outras coisas.      

 

 Figura 6 – Imagem da personagem “Tia Anastácia”

Disponível em: http://i.s8.com.br/images/dvds/cover/img3/209183.jpg Acesso em: 19 Abril 2010 

Recursos Complementares

A poesia abaixo poderá ser mostrada aos alunos. O professor poderá salientar que a importância desta profissional na sociedade é tamanha que tem até mesmo uma santa protetora, como poderão perceber ao fazer a leitura da poesia.     

http://www.overmundo.com.br/banco/empregada-domestica  

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. Ao final das aulas professor deverá perceber se os alunos entenderam a importância de respeitar todas as profissões, bem como a importância da profissão da empregada doméstica desde o início das civilizações.

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Leitura e interpretação de textos;

- Manuseio com o computador;

- Língua escrita (elaboração de cartazes);

- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

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