Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tiradentes, conhecendo sua história

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Lívia Raposo Bardy, Paloma Alinne Rodrigues Alves, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Organização política e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão conhecer a história de um importante personagem da história brasileira – Tiradentes.

Poderão entender porque há até mesmo um dia no calendário brasileiro em que se comemora o dia de Tiradentes.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Linguagem Oral;

- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.      

Motivação     

Para dar início às aulas sugerimos que o professor mostre aos alunos algumas imagens da cidade mineira de Tiradentes (Fig. 1 e 2) e lhes pergunte se sabem porquê a cidade tem esse nome; se já ouviram falar de alguém que tivesse esse nome.     

 

Figura 1 – Imagem da cidade de Tiradentes

Disponível em: http://www.gobrasil.net/images/MG-tiradentes02-200.jpg    Acesso em: 13 Abril 2010.         

 Figura 2 – Vista da cidade Tiradentes

Disponível em: http://images.quebarato.com.br/photos/big/F/3/C77F3_4.jpg   Acesso em: 13 Abril 2010.      

 

Após ouvir os conhecimentos prévios dos alunos sobre Tiradentes, o professor deverá propor que eles se organizem em duplas para que possam saber com maiores detalhes quem foi Tiradentes, e porque foi e é uma pessoa tão importante para a história do Brasil, bem como, o porque da cidade mineira ter o nome  de Tiradentes.

   

Atividade 1

Nesse momento, estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor deverá pedir que os alunos façam pesquisas na internet, livros e revistas sobre Tiradentes, para que possam descobrir quem foi essa pessoa tão importante que hoje existe uma cidade que tem o nome em sua homenagem.

Os alunos poderão fazer as pesquisas, baseando-se nos seguintes temas:

- Quem foi Tiradentes;

- Tiradentes no Movimento da Inconfidência Mineira;

- Tiradentes e suas diferentes “profissões”;

- Vida de Tiradentes;

- Morte de Tiradentes;

- Cidade de Tiradentes;

- O porquê do nome “Tiradentes”;

- Aspecto histórico-social da época de Tiradentes;

- Costumes da época (arquitetura, moda);

- Principais atividades econômicas do Brasil na época.  

 

 Sugerimos que o professor distribua a cada dupla um desses temas, de modo que as pesquisas possam ficar mais aprofundadas e diversificadas.   

Abaixo sugerimos os links de alguns sites (Fig. 3) para o desenvolvimento das pesquisas.

 É importante que o professor disponibilize aos alunos outros meios para a pesquisa como livros, revistas e jornais.    

 

http://www.sampa.art.br/biografias/tiradentes/ 

http://www.e-biografias.net/biografias/tiradentes.php   

http://www.suapesquisa.com/tiradentes/ 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/inconfidencia-mineira/inconfidencia-mineira-8.php  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_da_Silva_Xavier 

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/inconfidencia_mineira.htm    

http://www.brasilescola.com/historiab/inconfidencia-mineira.htm   

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=275    

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=994   

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=325    

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=444   

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=4  

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=412  

http://www.tiradentesgerais.com.br/ 

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=tiradentes+mg&um=1&ie=UTF-8&ei=B1nCS-r-NM6wuAfd5tHlBg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=6&ved=0CCcQsAQwBQ    

Figura 3   – Imagem do site “suapesquisa.com”     

 

Atividade 2

   

Após o desenvolvimento das pesquisas, o professor deverá pedir para que cada dupla, fale um pouco sobre o que descobriram com suas pesquisas.

 Esse será um momento importante de troca de experiências entre os grupos e também de desenvolvimento da oralidade. Sugerimos que os alunos estejam sentados em um grande círculo (Fig. 4) para deixar a conversa mais dinâmica.

Nesse momento, é importante que as duplas conversem entre si para que todos tenham clareza de como era a época em que Tiradentes viveu, quais eram os aspectos importantes (política, oportunidades de estudo, costumes entre outras coisas), o porquê de uma cidade Brasileira ter um nome em sua homenagem, qual foi a importância dele para o país. Os alunos deverão entender o porquê atualmente há no calendário um dia em que se comemora do “Dia de Tiradentes”, enfim, os alunos deverão entender porquê esse personagem foi e é tão importante ao país...   

 

Figura 4 – Imagem de alunos dispostos em roda na sala de aula

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_9Dl-hMkrxaQ/ShA2AkDzwbI/AAAAAAAAB6s/rAY-ClPJhhI/s320/RODA+DE+LEITURA+002.jpg  Acesso em: 13. Abril. 2010.      

 

Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que os alunos se dividam em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas da atividade anterior) para dar seguimento à próxima atividade.    

 

 Atividade 3

Criando o “Espaço Tiradentes”!

Estando os alunos já divididos em grupo de quatro integrantes, o professor deverá propor que cada grupo elabore um mural, com cartazes para expor textos e imagens sobre os temas pesquisados (que estão elencados na atividade 1).

Após a confecção dos cartazes e do mural, os alunos poderão convidar os outros alunos da escola para que visitem o “Espaço Tiradentes” e que sejam os “guias” da “exposição”, isto é, contando aos visitantes a história de Tiradentes.

Sugerimos também que o vídeo sobre a história de Tiradentes (Fig. 5), conforme o link abaixo, seja transmitido aos visitantes da exposição.

O vídeo tem a duração aproximada de 05 min e 00seg.(cinco minutos) e aborda de maneira breve toda a história da vida de Tiradentes e sua importância para o Brasil.   

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=RwaY_mLuHoA&feature=related        

Figura 5 – Imagem do vídeo sobre Tiradentes   

Sugerimos que o professor tire fotos da exposição para colocá-las em outro mural. Esse mural seria  a documentação da exposição feita pelos alunos. 

Para refletir

Sugerimos que o professor leve os alunos a refletir sobre a importância da Inconfidência Mineira e que apresente aos alunos outro participante desde movimento – Tomás Antônio Gonzaga (Fig. 6).

O professor poderá dizer aos alunos que este foi também um importante artista para o Brasil; que escreveu obras literárias que são lidas até hoje pelos estudantes e apreciadores da Literatura.

Uma dessas obras, como por exemplo, “Marília de Dirceu” poderá ser mostrada aos alunos!     

Figura 6 – Imagem de Tomás Antônio Gonzaga

Disponível em: http://www.algosobre.com.br/images/stories/assuntos/biografias/Tomas%20Antonio%20Gonzaga.jpg  Acesso em: 13. Abril. 2010.

Recursos Complementares

- Sugestão de leitura para o professor e alunos

– “Romanceiro da Inconfidência” escrito por Cecília Meireles.

http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/literatura/materia_417372.shtml   

 - Informações sobre Tomás Antônio Gonzaga, para o caso do professor se interessar pelo assunto.  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_Ant%C3%B4nio_Gonzaga 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância de Tiradentes para o povo brasileiro e a consolidação de sua história.

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Linguagem Oral;

- Disciplina e organização do trabalho em grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.