30/04/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Lívia Raposo Bardy, Paloma Alinne Rodrigues Alves, Bruno Pagliarani Mattiazzo.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Organização política e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Com estas aulas os alunos poderão conhecer a história de um importante personagem da história brasileira – Tiradentes.
Poderão entender porque há até mesmo um dia no calendário brasileiro em que se comemora o dia de Tiradentes.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;
- Língua escrita (elaboração de textos);
- Linguagem Oral;
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para dar início às aulas sugerimos que o professor mostre aos alunos algumas imagens da cidade mineira de Tiradentes (Fig. 1 e 2) e lhes pergunte se sabem porquê a cidade tem esse nome; se já ouviram falar de alguém que tivesse esse nome.
Figura 1 – Imagem da cidade de Tiradentes
Disponível em: http://www.gobrasil.net/images/MG-tiradentes02-200.jpg Acesso em: 13 Abril 2010.
Figura 2 – Vista da cidade Tiradentes
Disponível em: http://images.quebarato.com.br/photos/big/F/3/C77F3_4.jpg Acesso em: 13 Abril 2010.
Após ouvir os conhecimentos prévios dos alunos sobre Tiradentes, o professor deverá propor que eles se organizem em duplas para que possam saber com maiores detalhes quem foi Tiradentes, e porque foi e é uma pessoa tão importante para a história do Brasil, bem como, o porque da cidade mineira ter o nome de Tiradentes.
Atividade 1
Nesse momento, estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor deverá pedir que os alunos façam pesquisas na internet, livros e revistas sobre Tiradentes, para que possam descobrir quem foi essa pessoa tão importante que hoje existe uma cidade que tem o nome em sua homenagem.
Os alunos poderão fazer as pesquisas, baseando-se nos seguintes temas:
- Quem foi Tiradentes;
- Tiradentes no Movimento da Inconfidência Mineira;
- Tiradentes e suas diferentes “profissões”;
- Vida de Tiradentes;
- Morte de Tiradentes;
- Cidade de Tiradentes;
- O porquê do nome “Tiradentes”;
- Aspecto histórico-social da época de Tiradentes;
- Costumes da época (arquitetura, moda);
- Principais atividades econômicas do Brasil na época.
Sugerimos que o professor distribua a cada dupla um desses temas, de modo que as pesquisas possam ficar mais aprofundadas e diversificadas.
Abaixo sugerimos os links de alguns sites (Fig. 3) para o desenvolvimento das pesquisas.
É importante que o professor disponibilize aos alunos outros meios para a pesquisa como livros, revistas e jornais.
http://www.sampa.art.br/biografias/tiradentes/
http://www.e-biografias.net/biografias/tiradentes.php
http://www.suapesquisa.com/tiradentes/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/inconfidencia-mineira/inconfidencia-mineira-8.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_da_Silva_Xavier
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/inconfidencia_mineira.htm
http://www.brasilescola.com/historiab/inconfidencia-mineira.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=275
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=994
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=325
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=444
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=4
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=412
http://www.tiradentesgerais.com.br/
Figura 3 – Imagem do site “suapesquisa.com”
Atividade 2
Após o desenvolvimento das pesquisas, o professor deverá pedir para que cada dupla, fale um pouco sobre o que descobriram com suas pesquisas.
Esse será um momento importante de troca de experiências entre os grupos e também de desenvolvimento da oralidade. Sugerimos que os alunos estejam sentados em um grande círculo (Fig. 4) para deixar a conversa mais dinâmica.
Nesse momento, é importante que as duplas conversem entre si para que todos tenham clareza de como era a época em que Tiradentes viveu, quais eram os aspectos importantes (política, oportunidades de estudo, costumes entre outras coisas), o porquê de uma cidade Brasileira ter um nome em sua homenagem, qual foi a importância dele para o país. Os alunos deverão entender o porquê atualmente há no calendário um dia em que se comemora do “Dia de Tiradentes”, enfim, os alunos deverão entender porquê esse personagem foi e é tão importante ao país...
Figura 4 – Imagem de alunos dispostos em roda na sala de aula
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_9Dl-hMkrxaQ/ShA2AkDzwbI/AAAAAAAAB6s/rAY-ClPJhhI/s320/RODA+DE+LEITURA+002.jpg Acesso em: 13. Abril. 2010.
Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que os alunos se dividam em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas da atividade anterior) para dar seguimento à próxima atividade.
Atividade 3
Criando o “Espaço Tiradentes”!
Estando os alunos já divididos em grupo de quatro integrantes, o professor deverá propor que cada grupo elabore um mural, com cartazes para expor textos e imagens sobre os temas pesquisados (que estão elencados na atividade 1).
Após a confecção dos cartazes e do mural, os alunos poderão convidar os outros alunos da escola para que visitem o “Espaço Tiradentes” e que sejam os “guias” da “exposição”, isto é, contando aos visitantes a história de Tiradentes.
Sugerimos também que o vídeo sobre a história de Tiradentes (Fig. 5), conforme o link abaixo, seja transmitido aos visitantes da exposição.
O vídeo tem a duração aproximada de 05 min e 00seg.(cinco minutos) e aborda de maneira breve toda a história da vida de Tiradentes e sua importância para o Brasil.
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=RwaY_mLuHoA&feature=related
Figura 5 – Imagem do vídeo sobre Tiradentes
Sugerimos que o professor tire fotos da exposição para colocá-las em outro mural. Esse mural seria a documentação da exposição feita pelos alunos.
Para refletir
Sugerimos que o professor leve os alunos a refletir sobre a importância da Inconfidência Mineira e que apresente aos alunos outro participante desde movimento – Tomás Antônio Gonzaga (Fig. 6).
O professor poderá dizer aos alunos que este foi também um importante artista para o Brasil; que escreveu obras literárias que são lidas até hoje pelos estudantes e apreciadores da Literatura.
Uma dessas obras, como por exemplo, “Marília de Dirceu” poderá ser mostrada aos alunos!
Figura 6 – Imagem de Tomás Antônio Gonzaga
Disponível em: http://www.algosobre.com.br/images/stories/assuntos/biografias/Tomas%20Antonio%20Gonzaga.jpg Acesso em: 13. Abril. 2010.
- Sugestão de leitura para o professor e alunos
– “Romanceiro da Inconfidência” escrito por Cecília Meireles.
http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/literatura/materia_417372.shtml
- Informações sobre Tomás Antônio Gonzaga, para o caso do professor se interessar pelo assunto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_Ant%C3%B4nio_Gonzaga
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância de Tiradentes para o povo brasileiro e a consolidação de sua história.
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;
- Língua escrita (elaboração de textos);
- Linguagem Oral;
- Disciplina e organização do trabalho em grupo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!