17/06/2008
Cristina Leite
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Em grandes metrópoles do Brasil e do mundo constata-se que a frota de veículos possui uma tendência a aumentar consideravelmente. As facilidades na aquisição de automóveis, por exemplo, formam centros urbanos dominados por automóveis, que ocupam cada vez mais, os espaços públicos e o cotidiano de seus cidadãos. Com isso o espaço urbano vai se modificando, para se adequar ao automóvel. Em certos centros, tal fato constitui-se um enorme problema, pela emissão de poluentes, saturação de pistas e vias de acesso, entre outros.
1ª Aula
Professor inicie sua aula explicando que os problemas causados pelo rápido aumento do número de carros podem ser sentidos em diversos setores. Nas ruas sempre cheias, na dificuldade cada vez maior de circular a pé, no aquecimento global e na poluição do ar – que afeta a saúde, principalmente de crianças e idosos.
Após essa explicação, apresente o documentário que descreve as dificuldades de se viver num mundo dominado pelo carro, a saber: “Sociedade do automóvel”, de Branca Nunes e Thiago Benicchio, disponível em:
paginas.terra.com.br/arte/sociedadedoautomovel/
Orientação ao Professor:
Caro docente, esse filme tem 39 minutos de duração. Recomenda-se carrega-lo antes da exibição em sala de aula. Se for pertinente o docente pode selecionar trechos do filme que lhe sejam interessantes para trabalhar em sala de aula
Recomenda-se ao professor, caso necessário a leitura do seguinte texto, que trata de conceitos trabalhados no filme:
www.perkons.com.br/imprensa_opiniao.php
2ª aula - Discussão
Na segunda aula retome os trabalhos relembrando o que foi trabalhado anteriormente para “aquecer as idéias” dos alunos. Oriente suas atividades na segunda para as questões que se seguem: .
• o que o automóvel representa no contexto contemporâneo. Identifique essa representação no contexto dos paises ricos, nos industrializados e em desenvolvimento e nos paises pobres
• o automóvel é considerado um dos maiores ícones da cultura capitalista desde a metade do Século XX, conferindo poder, status mobilidade, enfim, existência social.
• quais são as matérias primas utilizadas na construção de automóveis?
• quais são os poluentes emitidos?
• qual a origem dos combustíveis utilizados?
• o que se fazer com as sobras e restos gerados pelos automóvei s, como óleos ou pneus?
Oriente os alunos a tomar nota das discussões efetuadas. Esse é o momento em que o docente deve estimular os educandos a falar e se expor. Evocar experiências dos alunos, casos semelhantes que viveram, fazer conexão com outras idéias, a fim de evidenciar que a questão ambiental deve ser tratada de forma holística, numa perspectiva sócio-ambiental.
Após a discussão, os alunos deverão eleger um desses itens e produzir um texto sobre o assunto escolhido, para discussão em um fórum virtual.
3ª aula – Mudança de conduta
Professor, a aula seguinte seguirá na linha da identificação das alternativas ao uso dos automóveis. Solicite que os alunos identificação de propostas alternativas, voltadas à solução dos problemas apresentados. Algumas idéias são:
• Carona Solidária;
• Facilitação do uso da bicicleta;
• Adoção de home office e de horário flexível nas empresas;
• Estímulo ao transporte público;
• Expansão do rodízio de veículos e implantação de pedágio urbano;
• Desenvolvimento de tecnologias mais limpas;
• Uso de combustíveis de fontes renováveis.
Os alunos deverão elaborar um diagnóstico de situação da escola (ou na sala de aula, caso não seja possível contemplar o universo escolar) identificando como é efetuado o transporte dos alunos no percurso casa/escola e sugerir ou praticar uma das alternativas discutidas anteriormente, experimentalmente, e analisar os resultados.
Os resultados dessa discussão podem ser divulgados em cartazes no pátio da escola. A experiência do trabalho pode ser narrada em um blog criado pelos educandos com as conclusões obtidas pós discussão. Seria interessante propor “Semana da Bicicleta”, da “Carona Solidária” e outros temas, que o grupo considerar relevantes.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasPARABÉNS! BRILHANTE ATUAÇÃO! OS ASPECTOS E AS PERGUNTAS APRESENTADAS FORAM MUITO POSITIVAS; A ESCOLHA E A FORMA COMO FOI TRABALHADO O CONTEÚDO TAMBÉM; ACREDITO QUE SÃO AULAS COM PROBLEMAS DO COTIDIANO E APRESENTADAS COM A UTILIZAÇÃO DOS DIFERENTES MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE ATRAI A ATENÇÃO DOS NOSSOS DISCENTES, PROPORCIONANDO-OS UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA. MAIS UMA VEZ PARABÉNS!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela excelente aula, pois ela detém aspectos da geografia urbana, extremamente antenada com a nossa realidade.