Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Quem tem o direito nas ruas: as pessoas ou os carros? Mas quem conduz os carros, não são pessoas?

 

17/06/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Construir, de maneira conjunta, o significado do uso sustentável do automóvel identificando impactos deste na sociedade; • Identificar alternativas ao uso do automóvel.
Duração das atividades
• 2 aulas de 50 minutos cada;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Conhecimentos básicos sobre poluição atmosférica, impactos ambientais.
Estratégias e recursos da aula

Em grandes metrópoles do Brasil e do mundo constata-se que a frota de veículos possui uma tendência a aumentar consideravelmente. As facilidades na aquisição de automóveis, por exemplo, formam centros urbanos dominados por automóveis, que ocupam cada vez mais, os espaços públicos e o cotidiano de seus cidadãos. Com isso o espaço urbano vai se modificando, para se adequar ao automóvel. Em certos centros, tal fato constitui-se um enorme problema, pela emissão de poluentes, saturação de pistas e vias de acesso, entre outros.

1ª Aula


Professor inicie sua aula explicando que os problemas causados pelo rápido aumento do número de carros podem ser sentidos em diversos setores. Nas ruas sempre cheias, na dificuldade cada vez maior de circular a pé, no aquecimento global e na poluição do ar – que afeta a saúde, principalmente de crianças e idosos.
 

Após essa explicação, apresente o documentário que descreve as dificuldades de se viver num mundo dominado pelo carro, a saber: “Sociedade do automóvel”, de Branca Nunes e Thiago Benicchio, disponível em:
 

paginas.terra.com.br/arte/sociedadedoautomovel/

Orientação ao Professor:
 

Caro docente, esse filme tem 39 minutos de duração. Recomenda-se carrega-lo antes da exibição em sala de aula. Se for pertinente o docente pode selecionar trechos do filme que lhe sejam interessantes para trabalhar em sala de aula
Recomenda-se ao professor, caso necessário a leitura do seguinte texto, que trata de conceitos trabalhados no filme:
 

www.perkons.com.br/imprensa_opiniao.php

2ª aula - Discussão
 

Na segunda aula retome os trabalhos relembrando o que foi trabalhado anteriormente para “aquecer as idéias” dos alunos. Oriente suas atividades na segunda para as questões que se seguem: .
 

• o que o automóvel representa no contexto contemporâneo. Identifique essa representação no contexto dos paises ricos, nos industrializados e em desenvolvimento e nos paises pobres
• o automóvel é considerado um dos maiores ícones da cultura capitalista desde a metade do Século XX, conferindo poder, status mobilidade, enfim, existência social.
• quais são as matérias primas utilizadas na construção de automóveis?
• quais são os poluentes emitidos?
• qual a origem dos combustíveis utilizados?
• o que se fazer com as sobras e restos gerados pelos automóvei s, como óleos ou pneus?
 

Oriente os alunos a tomar nota das discussões efetuadas. Esse é o momento em que o docente deve estimular os educandos a falar e se expor. Evocar experiências dos alunos, casos semelhantes que viveram, fazer conexão com outras idéias, a fim de evidenciar que a questão ambiental deve ser tratada de forma holística, numa perspectiva sócio-ambiental.
Após a discussão, os alunos deverão eleger um desses itens e produzir um texto sobre o assunto escolhido, para discussão em um fórum virtual.
 

3ª aula – Mudança de conduta
 

Professor, a aula seguinte seguirá na linha da identificação das alternativas ao uso dos automóveis. Solicite que os alunos identificação de propostas alternativas, voltadas à solução dos problemas apresentados. Algumas idéias são:
 

• Carona Solidária;
• Facilitação do uso da bicicleta;
• Adoção de home office e de horário flexível nas empresas;
• Estímulo ao transporte público;
• Expansão do rodízio de veículos e implantação de pedágio urbano;
• Desenvolvimento de tecnologias mais limpas;
• Uso de combustíveis de fontes renováveis.
 

Os alunos deverão elaborar um diagnóstico de situação da escola (ou na sala de aula, caso não seja possível contemplar o universo escolar) identificando como é efetuado o transporte dos alunos no percurso casa/escola e sugerir ou praticar uma das alternativas discutidas anteriormente, experimentalmente, e analisar os resultados.
Os resultados dessa discussão podem ser divulgados em cartazes no pátio da escola. A experiência do trabalho pode ser narrada em um blog criado pelos educandos com as conclusões obtidas pós discussão. Seria interessante propor “Semana da Bicicleta”, da “Carona Solidária” e outros temas, que o grupo considerar relevantes.
 

Recursos Complementares
Visita à página: http://www.ces.uc.pt/bss/documentos/sociologia_das_ausencias.pdf http://paginas.terra.com.br/arte/sociedadedoautomovel/ http://www.ruaviva.org.br/mobilidade/index.html http://www.criancasegura.org.br/programas_pedestre.asp
Avaliação
• Participação qualificada nos debates e no fórum de discussão virtual • Apresentação de Relatório;
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Elissandra Andrade Lins Alves, ESCOLA DE ENSINO FUND SALOMÉ DA ROCHA BARROS , Alagoas - dijo:
    elissandra_eli@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    PARABÉNS! BRILHANTE ATUAÇÃO! OS ASPECTOS E AS PERGUNTAS APRESENTADAS FORAM MUITO POSITIVAS; A ESCOLHA E A FORMA COMO FOI TRABALHADO O CONTEÚDO TAMBÉM; ACREDITO QUE SÃO AULAS COM PROBLEMAS DO COTIDIANO E APRESENTADAS COM A UTILIZAÇÃO DOS DIFERENTES MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE ATRAI A ATENÇÃO DOS NOSSOS DISCENTES, PROPORCIONANDO-OS UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA. MAIS UMA VEZ PARABÉNS!


  • Adriana aparecida Correia Lara, CPMG - HUGO DE CARVALHO RAMOS , Goiás - dijo:
    aa_lara@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela excelente aula, pois ela detém aspectos da geografia urbana, extremamente antenada com a nossa realidade.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.