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O Haiti depois de um grande desastre

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Lívia Raposo Bardy, Paloma Alinne Rodrigues Alves, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão conhecer em quais aspectos o desastre ocorrido no Haiti no início do ano de 2010 mudou o país, e quais iniciativas têm sido feitas para tentar reconstruí-lo.

Será feita também uma breve explanação sobre a reconstrução de outros países que tiveram por algum motivo ser reconstruído, como o caso do Japão, por exemplo.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;

- Língua escrita (elaboração de textos).

- Desenvolvimento da linguagem oral.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos terão a oportunidade de expressar todos os conhecimentos prévios que têm sobre o assunto abordado na aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.    

 

Motivação:   

Para iniciar a aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles têm ouvido falar ultimamente sobre o Haiti. É importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos possam fazê-lo. Sugerimos que, em seguida, os vídeos (Fig. 1 e 2) abaixo sejam mostrados aos alunos.  

O primeiro vídeo, que tem a duração aproximada de dois minutos, aborda a destruição do Haiti ocasionada pelo terremoto e o segundo vídeo, que tem a duração oito minutos e trinta e três segundos, mostra a reunião de cantores de todo o mundo para arrecadar fundos para ajudar o país.         

Link do vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=k-diCFFg1iI  

 

Figura 1 – Imagem do Vídeo 1 "S.O.S. Haiti"

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Glny4jSciVI&feature=channel       

Figura 2 – Imagem do vídeo 2   "We Are the World for Haiti"

Após a transmissão do vídeo, o professor deverá levantar algumas discussões com os alunos sobre o conteúdo dos dois vídeos e o que acharam dos mesmos.

O professor deverá lhes perguntar o que sabem sobre iniciativas que diferentes países têm feito para ajudar na reconstrução do Haiti.   

Observação: Sugerimos que os alunos estejam sentados em círculo para que o diálogo possa ocorrer de maneira descontraída e envolvente!

Esse é um momento importante em que os aspectos da oralidade poderão ser trabalhados, já que esta é uma competência que deve ser trabalhada ao longo dos anos do Ensino Fundamental Inicial.     

 

Atividade 1

Nesta atividade, os alunos deverão se dividir em duplas para fazer uma busca na internet, conforme o roteiro abaixo, sobre as iniciativas feitas por países, artistas, Organizações não governamentais entre outros, até o momento para auxiliar o Haiti e sua população a se recuperar após o terremoto:

- Quais países tem ajudado o Haiti;

- Como tem ocorrido as ajudas (financeira, apoio às vítimas, envio de alimentos, remédios);

- Organização de grupos (artistas, pessoas famosas de diferentes países, Orgagizações não governamentais);

- Atuação do Exército Brasileiro no Haiti.

Sugerimos alguns sites (Fig. 3) para que os alunos possam efetuar as pesquisas:  

http://www.brasilhaiti.com/     

http://blogdovaldikim.com.br/?tag=haiti-depois-do-terremoto    

http://portal.mksnet.com.br/ver.php?codigo=33926 

http://www.abant.org.br/conteudo/002PRINCIPAL/Haiti_antes_depois_terremoto_O_Globo_24_01_10.pdf    

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,paises-expressam-compromisso-com-reconstrucao-do-haiti,497820,0.htm     

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1478053&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas    

http://www.oeco.com.br/saladaverde/38-salada-verde/23659-haiti-outra-reconstrucao    

http://www.google.com/intl/pt-BR/relief/haitiearthquake/    

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u679047.shtml     

 

 Figura 3 – Imagem do site “Brasil – Haiti”

É importante que após o dsenvolvimento das pesquisas, os alunos conversem para trocar as informações pesquisadas, e também para ter a oportunidade de tirar dúvidas (caso existam) com o professor.

Os alunos poderão perceber, por meio das pesquisas, que o exército brasileiro tem um papel fundamental nessa empreitada de reconstrução do Haiti.   

Com o objetivo de dar continuidade ao assunto, por meio da próxima atividade, os alunos poderão perceber que a reconstrução do Haiti é possível, uma vez que a experiência de outro país já mostrou isso...       

 

Atividade 2

Ao fazer um resgate sobre a história de outros países do mundo que por algum motivo precisaram unir esforços para se reconstruir, como foi o caso do Japão que “no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o mundo viu as cidades de Hiroshima e Nagasaki (Fig. 4), no Japão, dilaceradas pelos ataques nucleares dos Estados Unidos (EUA). Da poeira e da fumaça ressurgiu uma nova potência, que hoje é a número dois entre as maiores economias do mundo”.

Fonte: http://www.tvcultura.com.br/conteudo/21350  

Assim, neste momento, os alunos serão convidados a efetuar pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, enciclopédias, livros, folhetos e etc) sobre a história da destruição e reconstrução do Japão, o qual se reergueu das cinzas tornando-se uma nação muito poderosa.

A pesquisa poderá envolver os seguintes tema:

- Como ocorreu a destruição do Japão;

- Como foi o processo de reconstrução do país (quais estratégias foram adotadas para que a reconstrução ocorresse, de fato).

Para tanto, sugrimos que os links de alguns sites que falam sobre a reconstrução do Japão, sejam visitados pelos alunos:   

http://www.imaginario.com.br/artigo/a0001_a0030/a0022-05.shtml    

http://portuguese.cri.cn/135/2008/07/02/1s91191.htm  

http://pt.shvoong.com/humanities/497280-bomba-hiroshima-nagasaki/  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeamentos_de_Hiroshima_e_Nagasaki    

 

 

 Figura 4 – Imagem das cidades de Hiroshima e Nagasaki após a explosão da bomba

Disponível em: http://resistir.info/rui/imagens/hiroshima.gif   

Acesso em: 02.Abril. 2010.

Nesse momento, os alunos deverão novamente se reunir para trocar informações que obtiveram e também para tirar alguma dúvida que, por ventura possa ter havido durante o desenvolvimento das pesquisas.

 

Atividade 3 

Para que as aulas sejam finalizadas, os alunos deverão, em duplas, sob a supervisão do professor, escrever um texto sobre o Haiti convencendo os leitores de que é possível que a reconstrução do Haiti aconteça. Os alunos deverão pensar em estratégias para ajudar o Haiti.

Esses textos deverão circular por todos da escola (alunos, funcionários, professores), e essa será uma forma de campanha que eles farão para ajudar o Haiti!   

Sugerimos que para cada sala de aula da escola, um texto seja enviado!     

 

Para refletir

O professor poderá levar os alunos a refletir sobre a importância de sempre fazermos algo, mesmo que seja pouco, para ajudar aqueles que necessitam, e deverá dizer que essa atividade que estão fazendo, de escrever os textos e divulgá-los já é muito relevante!   

A reportagem abaixo, que fala sobre uma “Marcha mundial pela paz, ocorrida na cidade de São Paulo” (Fig. 5), poderá ser mostrada aos alunos, bem como a letra e melodia da música “Rosa de Hiroshima”, interpretada por Ney Matogrosso, com o objetivo de mostrar aos alunos que é possível que um país mesmo depois de um grande desastre possa se reconstruir, como foi o caso do Japão.

Além disso, os alunos poderão perceber que o Brasil, por meio de seus artistas, do governo e da população em geral está sempre preocupado em ajudar outros países! Isso é importante para que o resgate da solidariedade e patriotismo seja sempre presente em nós brasileiros...

Por isso, há para esse momento, uma reportagem sobre a “Marcha Mundial pela Paz”, que ocorreu em São Paulo, visando refletir sobre o que aconteceu no Japão e também a letra de uma música que aborda a mesma temática.     

Reportagem sobre a Marcha Mundial pela paz ocorrida na cidade de São Paulo:

http://marchamundial.org.br/?p=2596        

 

Figura 5 – Imagem da “Marcha mundial pela paz”

 Disponível em: http://cadutfpr.files.wordpress.com/2009/09/banner-mm3.jpg  

Acesso em: 06. Abril. 2010.   

 

Rosa de Hiroshima Ney Matogrosso Composição: Vinícius de Moraes / Gerson Conrad

Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas, oh, não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa Estúpida e inválida

 A rosa com cirrose A anti-rosa atômica

 Sem cor sem perfume

Sem rosa sem nada   

Disponível em: http://letras.terra.com.br/ney-matogrosso/47735/    

Recursos Complementares

 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam como ficou o Haiti após o terremoto, bem como sobre a reconstrução do Japão após a segunda guerra mundial.   

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Linguagem oral.

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