Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Primeiro de Abril: dia da mentira?!

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Lívia Raposo Bardy, Paloma Alinne Rodrigues Alves, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender o porquê da existência do dia da mentira e levá-los a refletir sobre esta.

Serão mostrados algumas histórias e personagens da Literatura infantil, como Pinóquio e Menino Maluquinho, em que a temática da mentira é abordada.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Interpretação de textos por meio do contato com histórias da literatura infantil.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.     

Motivação   

O professor deverá perguntar aos alunos se eles já mentiram alguma vez, se estão acostumados a mentir e o que eles acham sobre a mentira; e o que sentem quando descobrem que alguém mentiu para eles.

Em seguida, o professor deverá perguntar se eles conhecem alguma história que fala sobre a mentira.

Provavelmente, os alunos se lembrarão da história de Pinóquio (Fig. 1).   

 

Figura 1 – Imagem de Pinóquio

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_AnAN9Cee4mQ/SZNYtw_NDlI/AAAAAAAAAOE/eZNxTG29V34/s320/Pin%C3%B3quio.gif    Acesso em: 04. Abril. 2010.    

 

Pode ser que alguns alunos não se lembrem de toda a história de Pinóquio, que se lembre apenas de algumas partes e do que lhe é mais conhecido; que toda vez que Pinóquio mentia seu nariz crescia.

E que é muito comum que os adultos digam sempre às crianças que se elas mentirem seus narizes irão crescer!

Por isso, o professor poderá providenciar aos alunos uma cópia da história completa (Fig. 2), por meio do link abaixo, para que os alunos façam a leitura. Para isso os alunos poderão estar divididos em duplas!  

 Link da história: http://www.malhatlantica.pt/aeiou/historia_pinoquio.htm      

 

 Figura 2 – Imagem da história de Pinóquio    

 Em seguida, os alunos poderão ler outras histórias que abordam a mesma temática – mentira.     

 

Atividade 1

No site do “Menino Maluquinho” (Fig. 3) abaixo, estão pequenas histórias que abordam a temática da mentira. Sugerimos que o professor conte essas histórias aos alunos.     

Link do site: http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=2247  

 

   

 Figura 3 – Imagem do site “Menino Maluquinho”   

Após a leituras das histórias, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o tema da Mentira e lhes dizer que no dia 1º de abril é comemorado o “Dia da Mentira”, e que é importante que neste dia, as pessoas reflitam sobre esta. Que reflitam sobre os males que a mentira pode causar na vida das pessoas, não somente daqueles que a contam, mas do que a ouve também.

Essa reflexão poderá ocorrer por meio das seguintes questões norteadoras:

- Quando uma mentira pode ser prejudicial?

- Você já contou alguma mentira e a partir dessa mentira aconteceu algo ruím?

- Você sabe se uma mentira já prejudicou alguém?

- Por que há no site a afirmação de que a mentira deve ter perna curta? O que isso quer dizer?

- As histórias que apareceram no site são hitórias que podem prejudicar alguém?

 

O professor deverá estar atento para dirigir esse momento de reflexão dos alunos, para que eles entendam que mentir é diferente de "pregar uma peça", conforme há no site do Menino Maluquinho e que a mentira pode prejudicar outras pessoas.

Feito isso, outras atividades sobre o tema da mentira deverão ser feitas, como as que seguem (Atividade 2 e 3).     

 

Atividade 2

Nesse momento, para continuar os estudos e reflexões sobre a mentira, a letra da música “Pega na Mentira” (Fig. 4) composta por Erasmo Carlos e interpretada por Sandy e Júnior poderá ser mostrada aos alunos.

Link da música "Pega na mentira":  

http://letras.terra.com.br/sandy-e-junior-musicas/178240/     

Figura 4 – Imagem da letra da música “Pega na mentira”   

Após ouvir a letra da música, o professor deverá pedir aos alunos que procurem quais são as partes em que há mentira, como por exemplo: "Ronaldinho tá no Santos com Pelé" ou "já não morre peixe na lagoa" e porque o autor colocou o título da música e o refrão como "pega namentira". É importante que os alunos percebam que na maioria das vezes a mentira é sempre descoberta...

Para dar continuidade e fechamento da aula a próxima atividade em que os alunos serão “jornalistas por um dia”!       

 

Atividade 3

Os alunos serão, nesse momento, jornalistas que terão como pauta o assunto “mentira”.       

Com o objetivo de dar um fechamento às aulas, sugerimos que o professor acesse o link abaixo para fazer a impressão de uma atividade em que há uma proposta de escrita de  um jornal (Fig. 5). Após imprimir uma cópia do jornal para cada dupla, o professor deverá pedir que escrevam nesse jornal o que aprenderam sobre a mentira; quando ela pode ser prejudicial, qual é a diferença entre mentir e "pregar uma peça", em que dia se comemora o dia da mentira e etc.

Link para impressão do jornal: http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/Extra_2247_compl.htm       

 

Figura 5 – Imagem da proposta do jornal

Os jornais poderão circular pela sala de aula, para que os alunos possam conhecer as produções de seus colegas e em seguida colocados em um mural!   

 

Para refletir

Sugerimos que o professor suscite nos alunos, a partir das histórias contadas, a reflexão sobre a mentira e, principalmente que ela pode ser prejudicial...

Recursos Complementares

- Sugerimos que o professor em outra oportunidade trabalhe com os alunos a aula "Brincando e aprendendo com Pinóquio no mundo da fantasia" publicada no site do professor, para abordar aspectos gramaticais e geométricos tendo como tema "Pinóquio".

Link da aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16442 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam que a mentira é algo que pode influenciar as pessoas de maneira negativa e ainda causar danos tanto a quem ouve como a quem fala.   

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Interpretação de textos por meio do contato com histórias da literatura infantil.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria rosa, C.M.E. André Araujo , Minas Gerais - disse:
    mrosa282@gmail.com

    31/03/2013

    Quatro estrelas

    Que maravilha, adorei esta aula! Parabéns Sílvia!!!


  • Wilma Maria de Lima, Esc.Mun.Ary Alecrim Pacheco , Rio Grande do Norte - disse:
    wilmalima.maria7@gmail.com

    29/10/2012

    Cinco estrelas

    como o nosso projeto do 4° bimestre é contos infantis e Pinóquio é uma das historias a serem trabalhada,esse plano ajudará bastante a enriquecer minhas aulas com os pequeninos.Claro que adaptando pois minha clientela tem 6 anos. Deus continue abençoando os que fazem este portal.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.