30/04/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Lívia Raposo Bardy, Paloma Alinne Rodrigues Alves, Bruno Pagliarani Mattiazzo.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Com estas aulas os alunos poderão aprender o porquê da existência do dia da mentira e levá-los a refletir sobre esta.
Serão mostrados algumas histórias e personagens da Literatura infantil, como Pinóquio e Menino Maluquinho, em que a temática da mentira é abordada.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Língua escrita (elaboração de textos);
- Interpretação de textos por meio do contato com histórias da literatura infantil.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
O professor deverá perguntar aos alunos se eles já mentiram alguma vez, se estão acostumados a mentir e o que eles acham sobre a mentira; e o que sentem quando descobrem que alguém mentiu para eles.
Em seguida, o professor deverá perguntar se eles conhecem alguma história que fala sobre a mentira.
Provavelmente, os alunos se lembrarão da história de Pinóquio (Fig. 1).
Figura 1 – Imagem de Pinóquio
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_AnAN9Cee4mQ/SZNYtw_NDlI/AAAAAAAAAOE/eZNxTG29V34/s320/Pin%C3%B3quio.gif Acesso em: 04. Abril. 2010.
Pode ser que alguns alunos não se lembrem de toda a história de Pinóquio, que se lembre apenas de algumas partes e do que lhe é mais conhecido; que toda vez que Pinóquio mentia seu nariz crescia.
E que é muito comum que os adultos digam sempre às crianças que se elas mentirem seus narizes irão crescer!
Por isso, o professor poderá providenciar aos alunos uma cópia da história completa (Fig. 2), por meio do link abaixo, para que os alunos façam a leitura. Para isso os alunos poderão estar divididos em duplas!
Link da história: http://www.malhatlantica.pt/aeiou/historia_pinoquio.htm
Figura 2 – Imagem da história de Pinóquio
Em seguida, os alunos poderão ler outras histórias que abordam a mesma temática – mentira.
No site do “Menino Maluquinho” (Fig. 3) abaixo, estão pequenas histórias que abordam a temática da mentira. Sugerimos que o professor conte essas histórias aos alunos.
Link do site: http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=2247
Figura 3 – Imagem do site “Menino Maluquinho”
Após a leituras das histórias, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o tema da Mentira e lhes dizer que no dia 1º de abril é comemorado o “Dia da Mentira”, e que é importante que neste dia, as pessoas reflitam sobre esta. Que reflitam sobre os males que a mentira pode causar na vida das pessoas, não somente daqueles que a contam, mas do que a ouve também.
Essa reflexão poderá ocorrer por meio das seguintes questões norteadoras:
- Quando uma mentira pode ser prejudicial?
- Você já contou alguma mentira e a partir dessa mentira aconteceu algo ruím?
- Você sabe se uma mentira já prejudicou alguém?
- Por que há no site a afirmação de que a mentira deve ter perna curta? O que isso quer dizer?
- As histórias que apareceram no site são hitórias que podem prejudicar alguém?
O professor deverá estar atento para dirigir esse momento de reflexão dos alunos, para que eles entendam que mentir é diferente de "pregar uma peça", conforme há no site do Menino Maluquinho e que a mentira pode prejudicar outras pessoas.
Feito isso, outras atividades sobre o tema da mentira deverão ser feitas, como as que seguem (Atividade 2 e 3).
Nesse momento, para continuar os estudos e reflexões sobre a mentira, a letra da música “Pega na Mentira” (Fig. 4) composta por Erasmo Carlos e interpretada por Sandy e Júnior poderá ser mostrada aos alunos.
Link da música "Pega na mentira":
http://letras.terra.com.br/sandy-e-junior-musicas/178240/
Figura 4 – Imagem da letra da música “Pega na mentira”
Após ouvir a letra da música, o professor deverá pedir aos alunos que procurem quais são as partes em que há mentira, como por exemplo: "Ronaldinho tá no Santos com Pelé" ou "já não morre peixe na lagoa" e porque o autor colocou o título da música e o refrão como "pega namentira". É importante que os alunos percebam que na maioria das vezes a mentira é sempre descoberta...
Para dar continuidade e fechamento da aula a próxima atividade em que os alunos serão “jornalistas por um dia”!
Os alunos serão, nesse momento, jornalistas que terão como pauta o assunto “mentira”.
Com o objetivo de dar um fechamento às aulas, sugerimos que o professor acesse o link abaixo para fazer a impressão de uma atividade em que há uma proposta de escrita de um jornal (Fig. 5). Após imprimir uma cópia do jornal para cada dupla, o professor deverá pedir que escrevam nesse jornal o que aprenderam sobre a mentira; quando ela pode ser prejudicial, qual é a diferença entre mentir e "pregar uma peça", em que dia se comemora o dia da mentira e etc.
Link para impressão do jornal: http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/Extra_2247_compl.htm
Figura 5 – Imagem da proposta do jornal
Os jornais poderão circular pela sala de aula, para que os alunos possam conhecer as produções de seus colegas e em seguida colocados em um mural!
Para refletir
Sugerimos que o professor suscite nos alunos, a partir das histórias contadas, a reflexão sobre a mentira e, principalmente que ela pode ser prejudicial...
- Sugerimos que o professor em outra oportunidade trabalhe com os alunos a aula "Brincando e aprendendo com Pinóquio no mundo da fantasia" publicada no site do professor, para abordar aspectos gramaticais e geométricos tendo como tema "Pinóquio".
Link da aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16442
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam que a mentira é algo que pode influenciar as pessoas de maneira negativa e ainda causar danos tanto a quem ouve como a quem fala.
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
- Língua escrita (elaboração de textos);
- Interpretação de textos por meio do contato com histórias da literatura infantil.
Quatro estrelas 2 classificações
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31/03/2013
Quatro estrelasQue maravilha, adorei esta aula! Parabéns Sílvia!!!
29/10/2012
Cinco estrelascomo o nosso projeto do 4° bimestre é contos infantis e Pinóquio é uma das historias a serem trabalhada,esse plano ajudará bastante a enriquecer minhas aulas com os pequeninos.Claro que adaptando pois minha clientela tem 6 anos. Deus continue abençoando os que fazem este portal.