Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A hora do conto: analisando a obra de Dalton Trevisan

 

23/04/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Teatro: Contextualização
Ensino Médio Artes Teatro: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Teatro: Estruturas morfológicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar a biografia e alguns contos de Dalton Trevisan, fazer a adaptação do conto Tio Galileu para uma peça de teatro, construção e análise de texto, pesquisar a relação entre autor, obra e contexto histórico.
Duração das atividades
3 a 6 aulas de 50 minutos cada (de acordo com a disponibilidade e rendimento da turma)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula apresentando a turma a biografia do escritor Dalton Trevisan, falando sobre as polêmicas em torno de suas obras, as premiações e titulações recebidas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1872/imagens/sugestoes.gif

Leitura dos textos:

O melhor de Dalton Trevisan  http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=2502

Dalton Trevisan  http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u476.jhtm

Dalton Trevisan – o vampiro de Curitiba  http://www.releituras.com/daltontrevisan_bio.asp

 

Atenção professor! Separe alguns contos do autor para apresentar para os alunos. Caso a biblioteca da escola não possua os livros, sugerimos o endereço http://www.scribd.com/doc/6565047/Dalton-Trevisan-Alguns-Contos que disponibiliza a obra Dalton Trevisan – Alguns contos que pode ser lida online ou salva no computador após preencher um cadastro no site.

 

Após a leitura de alguns contos a turma deverá escolher um texto para adaptar para o teatro. Para essa atividade sugerimos o conto Tio Galileu (extraído de Novelas nada exemplares. Rio de Janeiro: Editora Record, 1979. p. 42)

O professor também pode utilizar o programa de áudio Categorias Literárias, da Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa (BibVirt) que faz uma releitura desse conto:
 



A descoberta do conto: tio Galileu: parte 1

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2537

 

 

A descoberta do conto: tio Galileu: parte 2

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2538


O texto escrito do conto esta disponível em: http://www.scribd.com/doc/6565047/Dalton-Trevisan-Alguns-Contos na página 35.

Dalton Trevisan - Alguns Contos Dalton Trevisan - Alguns Contos api_user_11797_arquivod

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1872/imagens/ROTEIROS.gif

Agora que os alunos já estão familiarizados com o texto é hora de adaptá-lo para o teatro, isto é, um grupo de alunos deverá estruturar o texto indicando as cenas, falas dos personagens, indicações para cenário, etc.

É interessante que os alunos façam a releitura desse conto trazendo para realidade da escola, isto é, inserindo questões atuais como: crise financeira, golpe do baú, a corrupção, a moral, a consciência, o respeito, etc.

Os atores deverão pesquisar sobre seus personagens focando contexto histórico, perfil, características marcantes, personalidade, etc.

 

Atenção professor! Entre as funções para criar uma peça de teatro destacamos algumas delas: diretor geral, roteirista, narrador, personagem, figurinista, maquiador, cenógrafo, figurante, produtor, etc. Distribua as funções aos alunos de acordo com o perfil e interesse de cada um, de forma que toda a turma participe da atividade.

 

Após a divisão de tarefas o professor deverá apresentar a turma o cronograma de prazos e etapas a serem cumpridas até a apresentação da peça. Sugerimos o seguinte cronograma: 

Aulas Etapa
1 Adaptação do texto, pesquisa e criação dos personagens, cenário, figurino, etc
2 Construção do cenário, dos figurinos, marcação de cena, iluminação, etc
1 Ensaio geral com todo o grupo, correção de falas, expressão corporal, oralidade, acerto de som e iluminação, etc
1 Apresentação para a comunidade escolar

 

Atenção professor! Caso perceba que o cronograma não esta correspondendo com o andamento das atividades da turma, este deverá ser revisto. Reserve uma sala para apresentação da peça, divulgue para comunidade escolar para que todos possam participar.

No dia da apresentação o narrador deverá fazer uma breve fala ao público informando sobre o autor do conto, o conto e a releitura dos alunos.

 

Sugestão de avaliação:

Critérios Razoável Mediano Bom
Contextualização da história: adaptação da lenda com relação à atualidade      
Articulação das idéias do texto em relação às soluções apresentadas pelos personagens durante a dramatização      
Composição do cenário em relação ao texto      
Composição do figurino em relação ao texto      
Composição dos personagens em relação ao texto      
Criatividade e inovação na apresentação do trabalho      
Organização do grupo      
Envolvimento do aluno no processo de produção e apresentação      

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A descoberta do conto: tio Galileu: parte 2 [Categorias Literárias] Áudio
A descoberta do conto: tio Galileu: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares
Glossário de teatro: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroglossario.html Como escrever um peça de teatro: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html Como montar um cenário: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatrocenario.html O melhor de Dalton Trevisan - http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=2502 Dalton Trevisan: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u476.jhtm Dalton Trevisan – o vampiro de Curitiba: http://www.releituras.com/daltontrevisan_bio.asp
Avaliação
O professor deverá construir junto com a turma os critérios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficarão cientes da forma como serão avaliados. Durante o processo o professor deverá instigar a participação de todos; o respeito às opiniões; o desenvolvimento do senso crítico; o respeito aos direitos do próximo; e a civilidade. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios em Estratégias da Aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.