23/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Teatro: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Teatro: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Teatro: Estruturas morfológicas |
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula apresentando a turma a biografia do escritor Dalton Trevisan, falando sobre as polêmicas em torno de suas obras, as premiações e titulações recebidas.
Leitura dos textos: O melhor de Dalton Trevisan http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=2502 Dalton Trevisan http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u476.jhtm Dalton Trevisan – o vampiro de Curitiba http://www.releituras.com/daltontrevisan_bio.asp |
Atenção professor! Separe alguns contos do autor para apresentar para os alunos. Caso a biblioteca da escola não possua os livros, sugerimos o endereço http://www.scribd.com/doc/6565047/Dalton-Trevisan-Alguns-Contos que disponibiliza a obra Dalton Trevisan – Alguns contos que pode ser lida online ou salva no computador após preencher um cadastro no site.
Após a leitura de alguns contos a turma deverá escolher um texto para adaptar para o teatro. Para essa atividade sugerimos o conto Tio Galileu (extraído de Novelas nada exemplares. Rio de Janeiro: Editora Record, 1979. p. 42)
O professor também pode utilizar o programa de áudio Categorias Literárias, da Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa (BibVirt) que faz uma releitura desse conto:
|
A descoberta do conto: tio Galileu: parte 1 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2537
A descoberta do conto: tio Galileu: parte 2 |
O texto escrito do conto esta disponível em: http://www.scribd.com/doc/6565047/Dalton-Trevisan-Alguns-Contos na página 35.
Dalton Trevisan - Alguns Contos
Agora que os alunos já estão familiarizados com o texto é hora de adaptá-lo para o teatro, isto é, um grupo de alunos deverá estruturar o texto indicando as cenas, falas dos personagens, indicações para cenário, etc. É interessante que os alunos façam a releitura desse conto trazendo para realidade da escola, isto é, inserindo questões atuais como: crise financeira, golpe do baú, a corrupção, a moral, a consciência, o respeito, etc. Os atores deverão pesquisar sobre seus personagens focando contexto histórico, perfil, características marcantes, personalidade, etc. |
Atenção professor! Entre as funções para criar uma peça de teatro destacamos algumas delas: diretor geral, roteirista, narrador, personagem, figurinista, maquiador, cenógrafo, figurante, produtor, etc. Distribua as funções aos alunos de acordo com o perfil e interesse de cada um, de forma que toda a turma participe da atividade.
Após a divisão de tarefas o professor deverá apresentar a turma o cronograma de prazos e etapas a serem cumpridas até a apresentação da peça. Sugerimos o seguinte cronograma:
Aulas | Etapa |
1 | Adaptação do texto, pesquisa e criação dos personagens, cenário, figurino, etc |
2 | Construção do cenário, dos figurinos, marcação de cena, iluminação, etc |
1 | Ensaio geral com todo o grupo, correção de falas, expressão corporal, oralidade, acerto de som e iluminação, etc |
1 | Apresentação para a comunidade escolar |
Atenção professor! Caso perceba que o cronograma não esta correspondendo com o andamento das atividades da turma, este deverá ser revisto. Reserve uma sala para apresentação da peça, divulgue para comunidade escolar para que todos possam participar.
No dia da apresentação o narrador deverá fazer uma breve fala ao público informando sobre o autor do conto, o conto e a releitura dos alunos.
Sugestão de avaliação:
Critérios | Razoável | Mediano | Bom |
Contextualização da história: adaptação da lenda com relação à atualidade | |||
Articulação das idéias do texto em relação às soluções apresentadas pelos personagens durante a dramatização | |||
Composição do cenário em relação ao texto | |||
Composição do figurino em relação ao texto | |||
Composição dos personagens em relação ao texto | |||
Criatividade e inovação na apresentação do trabalho | |||
Organização do grupo | |||
Envolvimento do aluno no processo de produção e apresentação |
Nome | Tipo |
---|---|
A descoberta do conto: tio Galileu: parte 2 [Categorias Literárias] | Áudio |
A descoberta do conto: tio Galileu: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!