Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Auto-Conhecimento e Sexualidade: O que uma coisa tem a ver com a outra?

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula abordará o auto-conhecimento e sua relação com a sexualidade, e em específico sobre a necessidade de se conhecer antes de tomar decisões de iniciar uma vida sexualmente ativa. 

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

 

 

Motivação:   

Dando início a aula, sugerimos que os alunos fiquem em círculo para a realização da atividade proposta  a seguir.   

Neste momento, o professor deverá entregar uma bexiga (balão de festa) a cada aluno, e pedir para que eles  a segurem pelo “bico”, fechando os olhos em seguida. Assim que todos os alunos fecharem os olhos, o professor deverá pedir para que os alunos encham a bexiga ao máximo, sem estourá-la e sem abrir os olhos – apenas segurando-a pelo “bico”, não encostando em qualquer outra parte da bexiga. O professor deverá solicitar que os alunos encham cada vez mais os seus balões – quando observar que várias bexigas já estouraram, deverá começar a reflexão.  

Para este momento de reflexão, sugerimos que os seguintes aspectos* sejam abordados com os alunos:

  • Quando paro de assoprar, sem encher muito a bexiga, contento-me com o tamanho pequeno dela porque tenho medo!(Colocamos menos do que poderia ser colocado).
  • No momento em que encho cada vez mais a bexiga, de forma que ela atinja o tamanho máximo, ela estoura. O que podemos chamar de: Mais e melhor, até estourar! Sendo que, exagero também é erro. (A regra era clara: não podia estourar).
  • Apesar de controlar e ter o controle de algo ser importante, não posso querer controlar tudo! Existe um ponto de equilíbrio?
  • É importante respeitar as regras do grupo, o limite do outro. E principalmente o nosso próprio limite. Para isso, o maior desafio é o autoconhecimento.

 

 O professor deverá, então, promover a reflexão sobre conhecer o seu próprio limite – soprar ar a mais levou ao estouro da bexiga. Forçar alguma situação (ultrapassando o próprio limite) pode levar a situações não desejadas, ou mesmo, a situações que podem gerar arrependimentos depois.     

 

*  Baseado na Dinâmica “Como transformar defeitos em virtudes?”. Disponível em: http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/trabalhandovalores/dinamica2.htm  Acessado em: 06 Abril 2010   

 

Atividade 1   

Dando continuidade à aula, e tendo como propósito discutir o auto-conhecimento e a necessidade de se conhecer, estando os alunos organizados em grupos de três a quatro integrantes, o professor deverá apresentar o poema  “Pra ser feliz” (Figura 1), de Célia de Lima, e promover um “bate-papo” com eles sobre este.

Figura 1 – Poema “Para ser Feliz” Disponível em: http://sitedepoesias.com.br/poesias/27850. Acessado em: 5 de Abril 2010.    

Após apresentar este poema aos alunos (o professor poderá providenciar cópias em número suficiente aos alunos, ou apresentá-lo usando transparência, retroprojetor, ou Datashow), é importante que o professor questione sobre o que eles entenderam do texto, qual a mensagem que passa etc. Sugerimos ainda, que o professor questione os alunos sobre o que  quer dizer a frase “Pra ser feliz é preciso desvendar-se ... saber de si”.     

Tendo como objetivo discutir a relação do auto-conhecimento e a sexualidade, propomos a próxima atividade.

 

Atividade 2  

Neste momento,  o professor deverá apresentar  aos alunos, ainda em grupos, a letra da música “Autoconhecimento” (Fig. 2), de Antônio Miranda.

Figura 2 – Letra da Música “Autoconhecimento”

Disponível em: http://vagalume.uol.com.br/antonio-miranda/autoconhecimento.html.  Acessado em: 6 Abril 2010.    

 

Observação:

É importante que o professor providencie cópias em número suficiente aos alunos.   

 

O professor deverá pedir para que os grupos discutam a letra da música em questão, utilizando-se para isso do roteiro de leitura e discussão desta, conforme segue abaixo.

  • Qual a mensagem que a letra da música transmite ao leitor?
  • Por que o corpo é “a minha base”? O que isso quer dizer?
  • Qual a importância do corpo para o homem/mulher?
  • O que quer dizer o verso:  “Ele nem sempre responde aos meus estímulos. Eu tampouco satisfaço (todos) os seus apelos, num equilíbrio provisório.”
  • Se vocês fossem acrescentar algum outro verso (estrofe), qual seria e porquê?     

Após as discussões dos grupos, o professor deverá pedir para que cada grupo compartilhe com a sala as respostas dadas as questões norteadoras, de forma a promover o compartilhar de informações e pontos de vista, bem como esclarecer dúvidas que surgirem neste momento.   

Ainda, neste momento, é importante que o professor destaque a temática da sexualidade e auto-conhecimento, o que poderá ser feito como no exemplo abaixo:

“Os textos, poema trabalhado anteriormente e a letra da música em questão, falam da importância de nos conhecermos, faz parte disso conhecer nossos desejos? O auto-conhecimento tem alguma relação com a sexualidade? Se conhecer é importante para iniciar, ou ter, uma vida sexual saudável? Por quê?".

 

Atividade 3   

Dando prosseguimento, a atividade a ser desenvolvida a seguir, tem como objetivo promover reflexões, bem como a produção de um material informativo, acerca da relação entre  o auto-conhecimento  e a sexualidade -  a necessidade de se conhecer para ter uma vida sexual saudável e segura.   

Neste sentido, o  professor deverá pedir aos alunos, ainda em grupos,  para que pesquisem em sites da Internet, bem como em livros e dicionários, definições sobre: autoconhecimento, sexualidade, vida sexual saudável, vida sexual segura, criando, a partir de tais definições,  uma própria definição sobre o que é “Vida Sexual Saudável e Segura e sua relação com o autoconhecimento”.

O professor deverá informar os alunos que para realizar tal atividade, deverão produzir um texto  informativo (como se fosse utilizado em campanhas educativas), no qual, além das definições, eles falem sobre a importância do autoconhecimento para a tomada de decisões, principalmente no momento de iniciar a vida sexual, bem como para se evitar uma gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis etc.   É importante que o professor acompanhe a realização deste trabalho, dirimindo dúvidas e os ajudando no que for preciso.   

Para a realização das pesquisas, sugerimos alguns sites (Fig. 3) abaixo:

http://softwarelivre.org/jorgesoares 

http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/031017_psy_autoconhecimento.htm 

http://www.taniaregina.com/2007/01/02/em-busca-do-auto-conhecimento/ 

http://intercampi.org/2010/02/04/artigo-autoconhecimento-e-pacificacao-intima/ 

http://www.soartigos.com/articles/3453/1/Autoconhecimento/Invalid-Language-Variable1.html 

http://www.infoescola.com/sexualidade/o-que-e-sexualidade/ 

http://teensexo.uol.com.br/sexocabeca/relacionamentos/1.jhtm 

http://www.portaldasexualidade.com.br/Section.aspx?id_secao=125&id_item_secao=11 

http://www.ongsaber.org.br/saude-da-mulher/sexualidade-com-qualidade/artigos/107 

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?429 

 

Figura 3 – Imagem do Site “ Tania Regina – Em Busca do Auto-Conhecimento”

Após a elaboração dos textos, o professor deverá pedir para que os alunos apresente-os aos demais colegas da classe, de forma a socializar tal produção, bem como promover uma discussão sobre o tema trabalhado – sexualidade e auto-conhecimento. Além disso, sugerimos que os materiais, após correção, sejam impressos e que os grupos distribuam os mesmos entre os demais alunos da escola.

Recursos Complementares

Artigo sobre Sexualidade e Auto-Conhecimento que pode ser utilizado como leitura:

http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=8917 

Avaliação

 A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Auto-Conhecimento e Sexualidade. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.