30/04/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Esta aula abordará o auto-conhecimento e sua relação com a sexualidade, e em específico sobre a necessidade de se conhecer antes de tomar decisões de iniciar uma vida sexualmente ativa.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Dando início a aula, sugerimos que os alunos fiquem em círculo para a realização da atividade proposta a seguir.
Neste momento, o professor deverá entregar uma bexiga (balão de festa) a cada aluno, e pedir para que eles a segurem pelo “bico”, fechando os olhos em seguida. Assim que todos os alunos fecharem os olhos, o professor deverá pedir para que os alunos encham a bexiga ao máximo, sem estourá-la e sem abrir os olhos – apenas segurando-a pelo “bico”, não encostando em qualquer outra parte da bexiga. O professor deverá solicitar que os alunos encham cada vez mais os seus balões – quando observar que várias bexigas já estouraram, deverá começar a reflexão.
Para este momento de reflexão, sugerimos que os seguintes aspectos* sejam abordados com os alunos:
O professor deverá, então, promover a reflexão sobre conhecer o seu próprio limite – soprar ar a mais levou ao estouro da bexiga. Forçar alguma situação (ultrapassando o próprio limite) pode levar a situações não desejadas, ou mesmo, a situações que podem gerar arrependimentos depois.
* Baseado na Dinâmica “Como transformar defeitos em virtudes?”. Disponível em: http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/trabalhandovalores/dinamica2.htm Acessado em: 06 Abril 2010
Dando continuidade à aula, e tendo como propósito discutir o auto-conhecimento e a necessidade de se conhecer, estando os alunos organizados em grupos de três a quatro integrantes, o professor deverá apresentar o poema “Pra ser feliz” (Figura 1), de Célia de Lima, e promover um “bate-papo” com eles sobre este.
Figura 1 – Poema “Para ser Feliz” Disponível em: http://sitedepoesias.com.br/poesias/27850. Acessado em: 5 de Abril 2010.
Após apresentar este poema aos alunos (o professor poderá providenciar cópias em número suficiente aos alunos, ou apresentá-lo usando transparência, retroprojetor, ou Datashow), é importante que o professor questione sobre o que eles entenderam do texto, qual a mensagem que passa etc. Sugerimos ainda, que o professor questione os alunos sobre o que quer dizer a frase “Pra ser feliz é preciso desvendar-se ... saber de si”.
Tendo como objetivo discutir a relação do auto-conhecimento e a sexualidade, propomos a próxima atividade.
Neste momento, o professor deverá apresentar aos alunos, ainda em grupos, a letra da música “Autoconhecimento” (Fig. 2), de Antônio Miranda.
Figura 2 – Letra da Música “Autoconhecimento”
Disponível em: http://vagalume.uol.com.br/antonio-miranda/autoconhecimento.html. Acessado em: 6 Abril 2010.
Observação:
É importante que o professor providencie cópias em número suficiente aos alunos.
O professor deverá pedir para que os grupos discutam a letra da música em questão, utilizando-se para isso do roteiro de leitura e discussão desta, conforme segue abaixo.
Após as discussões dos grupos, o professor deverá pedir para que cada grupo compartilhe com a sala as respostas dadas as questões norteadoras, de forma a promover o compartilhar de informações e pontos de vista, bem como esclarecer dúvidas que surgirem neste momento.
Ainda, neste momento, é importante que o professor destaque a temática da sexualidade e auto-conhecimento, o que poderá ser feito como no exemplo abaixo:
“Os textos, poema trabalhado anteriormente e a letra da música em questão, falam da importância de nos conhecermos, faz parte disso conhecer nossos desejos? O auto-conhecimento tem alguma relação com a sexualidade? Se conhecer é importante para iniciar, ou ter, uma vida sexual saudável? Por quê?".
Dando prosseguimento, a atividade a ser desenvolvida a seguir, tem como objetivo promover reflexões, bem como a produção de um material informativo, acerca da relação entre o auto-conhecimento e a sexualidade - a necessidade de se conhecer para ter uma vida sexual saudável e segura.
Neste sentido, o professor deverá pedir aos alunos, ainda em grupos, para que pesquisem em sites da Internet, bem como em livros e dicionários, definições sobre: autoconhecimento, sexualidade, vida sexual saudável, vida sexual segura, criando, a partir de tais definições, uma própria definição sobre o que é “Vida Sexual Saudável e Segura e sua relação com o autoconhecimento”.
O professor deverá informar os alunos que para realizar tal atividade, deverão produzir um texto informativo (como se fosse utilizado em campanhas educativas), no qual, além das definições, eles falem sobre a importância do autoconhecimento para a tomada de decisões, principalmente no momento de iniciar a vida sexual, bem como para se evitar uma gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis etc. É importante que o professor acompanhe a realização deste trabalho, dirimindo dúvidas e os ajudando no que for preciso.
Para a realização das pesquisas, sugerimos alguns sites (Fig. 3) abaixo:
http://softwarelivre.org/jorgesoares
http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/031017_psy_autoconhecimento.htm
http://www.taniaregina.com/2007/01/02/em-busca-do-auto-conhecimento/
http://intercampi.org/2010/02/04/artigo-autoconhecimento-e-pacificacao-intima/
http://www.soartigos.com/articles/3453/1/Autoconhecimento/Invalid-Language-Variable1.html
http://www.infoescola.com/sexualidade/o-que-e-sexualidade/
http://teensexo.uol.com.br/sexocabeca/relacionamentos/1.jhtm
http://www.portaldasexualidade.com.br/Section.aspx?id_secao=125&id_item_secao=11
http://www.ongsaber.org.br/saude-da-mulher/sexualidade-com-qualidade/artigos/107
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?429
Figura 3 – Imagem do Site “ Tania Regina – Em Busca do Auto-Conhecimento”
Após a elaboração dos textos, o professor deverá pedir para que os alunos apresente-os aos demais colegas da classe, de forma a socializar tal produção, bem como promover uma discussão sobre o tema trabalhado – sexualidade e auto-conhecimento. Além disso, sugerimos que os materiais, após correção, sejam impressos e que os grupos distribuam os mesmos entre os demais alunos da escola.
Artigo sobre Sexualidade e Auto-Conhecimento que pode ser utilizado como leitura:
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Auto-Conhecimento e Sexualidade. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/10/2014
Três estrelaseu achei muito inportante essa aula. gostei muitoparabens adorei