Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Confeccionar e Brincar/ Ensino Especial/ Deficiência Intelectual

 

06/05/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a coordenação motora fina, trabalhar a criatividade e imaginação.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Caixas de leite, ou qualquer outro tipo de caixa tipo conserva;

-Materiais como EVA, lã, isopor, cartolina, papel pardo, tesoura sem ponta, cola, caneta hidrocor.       

Atividade 1: Fazendo um Fantoche

Pegue uma caixa de leite lave-a e recorte as laterais e a frente, conforme o desenho.

Dica: para facilitar o recorte, trace uma linha para melhor visualização e efetivação do corte.

 

Abra a caixa e dobre-a como se fosse um fantoche, colocando suas mãos na abertura, conforme a imagem abaixo.

 

Cole com uma fita crepe nas abas laterais que ficaram soltas e encape com papel pardo, retalhos de papel, pinturas ou qualquer outro tipo de papel de sua preferência.

Na parte interna da dobra, cole papel vermelho para indicar a parte da boca, conforme a imagem abaixo.

 

Agora, incremente o fantoche, dando vida a ele, faça com papel os olhos, nariz e boca e cole-os. Depois com lã, barbante ou até mesmo papel crepom cortado em tirinhas, faça os cabelos e cole em cima da caixa.

Dica: Poderá também confeccionar fantoches de vários tamanhos, utilizando caixas menores, como de leite condensado, caixa de remédio, entre outras, podendo também confeccionar animaizinhos como sapos, ovelhas, utilize a imaginação!!

Depois de pronto, junto com as crianças crie uma historinha com os fantoches.

Disponível em: http://linolica.com.br/fantoche1.htm 

acesso em: 30.03.10.

Sabemos que:

- crianças com deficiências podem brincar com qualquer brinquedo comum.

- mas, a escolha de alguns brinquedos com características específicas, adaptações ou intervenções do adulto na  brincadeira podem propiciar uma experiência lúdica mais proveitosa.

Agora a criança com Deficiência Intelectual (DI), pode brincar com qualquer tipo de jogo?Claro que sim!

Mas é importante deixar claro que:

- Os brinquedos sejam apropriados à idade mental.

- Brinquedos considerados maduros para a criança DI tendem a frustar e desencorajar. Os brinquedos considerados imaturos fazem-na regredir.

- Os brinquedos devem ser substituídos a fim de acompanharem o crescimento mental.

-Os brinquedos devem oferecer estímulo. Demonstre à criança como o brinquedo deve ser usado, brinque com a criança, converse com ela. Não fique desencorajado porque ela não corresponde.

Fonte: http://www.indianopolis.com.br/si/site/1176 

acesso em: 14.04.10.

Atividade 3: Cantando com os dedinhos.

Figura 1: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_Q1QJn3ZMKRQ/SOo4kA1aq7I/AAAAAAAAAX8/gBhcp1hBOcY/s400/ADonaAranha_M%C3%BAsica.JPG

acesso em: 30.03.10. 

O Professor poderá cantar algumas músicas que sejam utilizados os dedos, como as músicas:

A dona aranha

A dona aranha  / Subiu pela parede  / Veio a chuva forte / E a derrubou / Já passou a chuva / O sol já vem surgindo / E a dona aranha/ Continua a subir/ Ela é teimosa/ E desobediente/ Sobe, sobe, sobe / E nunca esta contente/

A dona aranha/ Desceu pela parede/ Veio a chuva forte /E a derrubou/ Já passou a chuva/ O sol já vem surgindo/ E a dona aranha/ Continua a descer/ Ela é teimosa/ E desobediente / Desce, desce, desce/ E nunca esta contente/

Música 1: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-MnidyLYLH0 

Acesso: 30.03.10.  

Polegares

Polegares Polegares/ Onde estão?/ Aqui estão/ Eles se saúdam/ Eles se saúdam/ E se vão/ E se vão/

Indicadores/Indicadores/ Onde estão?/ Aqui estão/ Eles se saúdam/ Eles se saúdam/ E se vão/ E se vão/

Dedos médios/ Dedos médios/ Onde estão?/ Aqui estão/ Eles se saúdam/ Eles se saúdam/ E se vão/ E se vão/

Anelares Anelares/ Onde estão?/ Aqui estão/ Eles se saúdam/ Eles se saúdam/ E se vão/ E se vão/

Dedos mínimos/ Dedos mínimos/ Onde estão?/ Aqui estão/ Eles se saúdam/ Eles se saúdam/ E se vão/ E se vão/

Todos os dedos/ Todos os dedos/ Onde estão?/ Aqui estão/ Eles se saúdam/ Eles se saúdam/ E se vão/ E se vão/(bis).

Musica 2: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TBHITLEoq9A&feature=related 

acesso em: 30.03.10.

 

Recursos Complementares

Programa da TV Escola.

O vídeo apresenta para a o professor as possibilidades de se trabalhar com diferentes atividades com a criança deficiente, além da importância deste trabalho. Apresentando entrevistas de famílias com crianças deficientes mostrando a importância dos pais também terem a consciência de iniciar o quanto antes a estimulação das atividades mentais e motoras das crianças portadoras de necessidades especiais.

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9036 

acesso em: 30.11.09.

Avaliação

O professor deverá estar atento à interação da criança para fazer os fantoches, aos movimentos que ela executa dentre suas possibilidades e dificuldades, para que sejam avaliados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.