06/05/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Desenvolver a coordenação motora fina, trabalhar a criatividade e imaginação.
Não é necessário conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- Caixas de leite, ou qualquer outro tipo de caixa tipo conserva;
-Materiais como EVA, lã, isopor, cartolina, papel pardo, tesoura sem ponta, cola, caneta hidrocor.
Atividade 1: Fazendo um Fantoche
Pegue uma caixa de leite lave-a e recorte as laterais e a frente, conforme o desenho.
Dica: para facilitar o recorte, trace uma linha para melhor visualização e efetivação do corte.
Abra a caixa e dobre-a como se fosse um fantoche, colocando suas mãos na abertura, conforme a imagem abaixo.
Cole com uma fita crepe nas abas laterais que ficaram soltas e encape com papel pardo, retalhos de papel, pinturas ou qualquer outro tipo de papel de sua preferência.
Na parte interna da dobra, cole papel vermelho para indicar a parte da boca, conforme a imagem abaixo.
Agora, incremente o fantoche, dando vida a ele, faça com papel os olhos, nariz e boca e cole-os. Depois com lã, barbante ou até mesmo papel crepom cortado em tirinhas, faça os cabelos e cole em cima da caixa.
Dica: Poderá também confeccionar fantoches de vários tamanhos, utilizando caixas menores, como de leite condensado, caixa de remédio, entre outras, podendo também confeccionar animaizinhos como sapos, ovelhas, utilize a imaginação!!
Depois de pronto, junto com as crianças crie uma historinha com os fantoches.
Disponível em: http://linolica.com.br/fantoche1.htm
acesso em: 30.03.10.
Sabemos que:
- crianças com deficiências podem brincar com qualquer brinquedo comum.
- mas, a escolha de alguns brinquedos com características específicas, adaptações ou intervenções do adulto na brincadeira podem propiciar uma experiência lúdica mais proveitosa.
Agora a criança com Deficiência Intelectual (DI), pode brincar com qualquer tipo de jogo?Claro que sim!
Mas é importante deixar claro que:
- Os brinquedos sejam apropriados à idade mental.
- Brinquedos considerados maduros para a criança DI tendem a frustar e desencorajar. Os brinquedos considerados imaturos fazem-na regredir.
- Os brinquedos devem ser substituídos a fim de acompanharem o crescimento mental.
-Os brinquedos devem oferecer estímulo. Demonstre à criança como o brinquedo deve ser usado, brinque com a criança, converse com ela. Não fique desencorajado porque ela não corresponde.
Fonte: http://www.indianopolis.com.br/si/site/1176
acesso em: 14.04.10.
Atividade 3: Cantando com os dedinhos.
Figura 1: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_Q1QJn3ZMKRQ/SOo4kA1aq7I/AAAAAAAAAX8/gBhcp1hBOcY/s400/ADonaAranha_M%C3%BAsica.JPG
acesso em: 30.03.10.
O Professor poderá cantar algumas músicas que sejam utilizados os dedos, como as músicas:
A dona aranha
A dona aranha / Subiu pela parede / Veio a chuva forte / E a derrubou / Já passou a chuva / O sol já vem surgindo / E a dona aranha/ Continua a subir/ Ela é teimosa/ E desobediente/ Sobe, sobe, sobe / E nunca esta contente/
A dona aranha/ Desceu pela parede/ Veio a chuva forte /E a derrubou/ Já passou a chuva/ O sol já vem surgindo/ E a dona aranha/ Continua a descer/ Ela é teimosa/ E desobediente / Desce, desce, desce/ E nunca esta contente/
Música 1: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-MnidyLYLH0
Acesso: 30.03.10.
Polegares
Polegares Polegares/ Onde estão?/ Aqui estão/ Eles se saúdam/ Eles se saúdam/ E se vão/ E se vão/
Indicadores/Indicadores/ Onde estão?/ Aqui estão/ Eles se saúdam/ Eles se saúdam/ E se vão/ E se vão/
Dedos médios/ Dedos médios/ Onde estão?/ Aqui estão/ Eles se saúdam/ Eles se saúdam/ E se vão/ E se vão/
Anelares Anelares/ Onde estão?/ Aqui estão/ Eles se saúdam/ Eles se saúdam/ E se vão/ E se vão/
Dedos mínimos/ Dedos mínimos/ Onde estão?/ Aqui estão/ Eles se saúdam/ Eles se saúdam/ E se vão/ E se vão/
Todos os dedos/ Todos os dedos/ Onde estão?/ Aqui estão/ Eles se saúdam/ Eles se saúdam/ E se vão/ E se vão/(bis).
Musica 2: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TBHITLEoq9A&feature=related
acesso em: 30.03.10.
Programa da TV Escola.
O vídeo apresenta para a o professor as possibilidades de se trabalhar com diferentes atividades com a criança deficiente, além da importância deste trabalho. Apresentando entrevistas de famílias com crianças deficientes mostrando a importância dos pais também terem a consciência de iniciar o quanto antes a estimulação das atividades mentais e motoras das crianças portadoras de necessidades especiais.
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9036
acesso em: 30.11.09.
O professor deverá estar atento à interação da criança para fazer os fantoches, aos movimentos que ela executa dentre suas possibilidades e dificuldades, para que sejam avaliados.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!