30/04/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
O aluno participará de discussões e reflexões sobre a Auto-Imagem : o que é, a sua importância na nossa vida, sobre o excesso de preocupação das pessoas com a imagem corporal e o que leva pessoas a se submeterem a incessantes cirurgias plásticas em busca não apenas da beleza, mas para tirar os “defeitos” de sua imagem. E sobre a valorização de certos tipos de imagem (aparência física) pela sociedade no decorrer da história humana.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Sugerimos que o professor inicie a aula perguntando aos alunos se eles gostam de mostrar suas fotografias aos colegas; se deixam fotografias ( e de que tipo são) em sites de relacionamento (como o orkut e o facebook, por exemplo) para que outras pessoas possam vê-las; se mostram as fotos de documentos aos colegas.
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá mostrar as imagens abaixo (Figs. 1, 2 e 3) aos alunos, perguntando o que lhes vêem a mente ao vê-las.
Figura 1 – Imagem Corporal “Como me vejo”
Disponível em: http://codigo430.blogs.sapo.pt/23589.html. Acesso em: 12 abr. 2010.
Figura 2 - Imagem de um casal refletido no vidro
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/5pedagogia/8autoimagem.jpg. Acessado em: 6 Abril 2010.
Figura 3 – Imagem de um Gato refletido no espelho
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_iQXI79k4HWE/S3Kplps-BMI/AAAAAAAAAho/H8CuwWhEa74/s400/auto+imagem4.gif. Acessado em: 6 Abr. 2010.
Após ouvir as opiniões dos alunos acerca das imagens em questão, ressalte que esta aula abordará um assunto muito importante nos dias atuais: Auto-imagem.
Neste momento, o professor deverá perguntar aos alunos o que sabem sobre a auto-imagem – o que é, qual a importância disto na vida de uma pessoa etc. Após o professor ouvir as opiniões dos alunos sobre o que entendem sobre o tema em questão, ele deverá pedir para que os alunos consultem um dicionário para verem o que significa tal termo. Caso prefira, poderá pedir para que um aluno, que deseje, faça a procura e leia a resposta para toda a sala.
(au.to.i.ma.gem) sf. 1. Imagem que se tem de si mesmo, ger. ref. aos fatores positivos: "Quem se apega ao poder não suporta crítica, que mina sua autoimagem e exibe suas contradições aos olhos de outrem." (, Jornal do Brasil, 15.06.2005.))
[Pl.: autoimagens.] [F.: aut(o)-1 + imagem.]
Disponível em: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=Autoimagem&x=0&y=0 Acesso em: 14 Abril 2010.
Feito isto, o professor deverá pedir que os alunos desenhem, em uma folha, como se vêem. É importante que o professor ressalte com os alunos, que nesta atividade não é o saber desenhar que está em questão e é importante, mas como eles se vêem. Assim, eles deverão destacar no desenho aspectos que mais gostam em sua imagem corporal e o que menos gostam nela. Feito isso, o professor deverá recolher, para entregá-los num momento oportuno da aula.
Figura 5 – Desenho de acordo com a auto-imagem.
Dando prosseguimento a aula, a atividade a ser desenvolvida neste momento tem como objetivo desenvolver a consciência dos jovens em relação a sua imagem corporal (aparência física): perceber a influência dos meios de comunicação na nossa auto-imagem e como esta afeta nossa conduta, e também, introduzir um conceito mais amplo de beleza. Para isso, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo previamente que os alunos tragam), para a realização desta atividade, os seguintes materiais: cartolina, revistas, tesouras, cola e papel A4 colorido cortado em pedaços. Estando os alunos divididos, por gênero, em pequenos grupos (de 3 a 4 integrantes), o professor deverá orientar os alunos do gênero masculino a fazer uma colagem* sobre a mulher ideal, e do feminino a fazer uma colagem sobre um homem ideal. Ao final da colagem, cada grupo deverá apresentar sua produção aos demais.
Feito isto, o professor deverá, então, mediar uma discussão entre os alunos, norteando-se através dos seguintes pontos:
O professor deverá favorecer que os alunos possam perceber que existe uma beleza além da física, chamando a atenção para a importância que esta tem, visto que a chamada “beleza interior” ou “beleza da alma” se reflete no físico – pois é essa beleza que ilumina e dá cor ao ser humano.
* Fonte:Projeto Adolescência Criativa Olodum http://www.mundojovem.com.br/subsidios-dinamicas-47.php. Acessado em: 8 abr. 2010
Com o intuito de discutir a preocupação das pessoas com a imagem corporal e a valorização de certos tipos de imagem pela sociedade contemporânea, o professor deverá apresentar a letra da música “Mamãe Eu quero” (Fig.5) da banda Bisk8 e promover uma discussão sobre a influência da mídia na imagem corporal.
Figura 5 – Imagem da letra da música “Mamãe Eu quero”
Disponível em: http://vagalume.uol.com.br/bisk8/mamae-eu-quero.html . Acessado em: 6 abr. 2010.
O vídeo da música em questão, encontra-se no link abaixo (Fig. 6).
Link do video: http://www.youtube.com/watch?v=Shr99qIa0HI Acessado em: 6 Abril 2010.
Figura 6 – Imagem do Vídeo “Mamãe Eu Quero”.
O professor deverá pedir para que os grupos discutam a letra da música em questão, tendo as seguintes questões como norteadoras deste momento:
Após as discussões dos grupos, o professor deverá pedir para que cada grupo compartilhe com a sala as respostas dadas as questões norteadoras.
Neste momento, é importante que o professor favoreça com que os alunos compreendam que a valorização da imagem corporal, conforme retrata a letra da música em questão, torna a pessoa escrava e dependente de vestuários da moda, em cirurgias plásticas, regimes alimentares, enfim, dos ditames da “beleza social”, e que isso pode ser prejudicial a sua saúde física e emocional.
Peça para eles darem exemplos de situações onde o excesso com a preocupação da imagem corporal pode se transformar em perigo à saúde e a vida.
Finalizando a aula:
Neste momento, os desenhos que os alunos fizeram de sua imagem corporal deverão ser entregues a estes, pedindo para que eles avaliem estes e façam modificações que julgar necessárias. O professor deverá perguntar se eles foram ou não severos na avaliação dos aspectos que não gostam, ou com a sua própria aparência; se eles ressaltaram os aspectos saudáveis de sua aparência física e se eles valorizam estes aspectos neles.
É importante que o professor destaque que a Auto-imagem é aquela fotografia que cada um traz de si mesmo, de acordo com suas vivências ou é internalizada de acordo com os julgamentos dos outros – e a Auto-imagem liga-se com os atos, pensamentos, comportamentos, habilidades e atitudes das pessoas. Neste momento, os alunos poderão refletir sobre a imagem que cada um tem de si, sendo que o professor poderá fzer as seguintes indagações:
É vergonhoso mostrar sua fotografia? Como é a visão que tem de você? Será que não é interessante rever essa visão? Por que muitas vezes as pessoas fazem diversas cirurgias para mudarem o seu corpo? Por que a mídia influencia tanto? Por que muitas vezes as pessoas se mudam tanto?
É importante que os alunos sejam levados a refletirem se os ditames sociais da beleza têm repercutido de forma negativa em sua auto-imagem, e no que eles podem fazer para modificar isso.
Alguns textos que podem ser lidos e discutidos:
http://vilamulher.terra.com.br/autoimagem-seu-retrato-mental-11-1-71-17.html
http://www.tommaso.psc.br/site/artigos/?id_artigo=108
http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoimagem
http://www.folhadealphaville.com.br/artigo/?id=4483
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1) A fim de trabalhar o conceito de Auto-Imagem e sua importância, o professor poderá apresentar as seguintes poesias (Fig. 7 e 8) aos alunos, de forma que, após sua leitura e reflexão, seja promovida uma discussão acerca da temática em questão.
Figura 7 – Imagem da Poesia “Uma imagem através do olhar”
Disponível em: http://sitedepoesias.com.br/poesias/34453. Acessado em: 6 abr. 2010.
Figura 8 – Imagem da Poesia “Imagem Refletida”
Disponível em: http://sitedepoesias.com.br/poesias/27435. Acessado em: 6 abr. 2010.
Após apresentar as poesias aos alunos (o professor poderá providenciar cópias em número suficiente aos alunos, ou apresentá-los usando transparência, retroprojetor, ou Datashow), é importante que o professor questione sobre o que eles entenderam dos textos, qual a mensagem que estes transmitem etc.
2)O professor poderá pedir que os alunos façam pesquisas em sites, jornais, informações sobre qual era a valorização da imagem corporal ao longo dos tempos – na idade média, na década de 20, 70.. e nos dias atuais. Além disso, os alunos deverão pesquisar e responder:
Quanto começou a preocupação em ser muito magro (a) e ter um IMC baixo.
Qual a visão de “corpo atraente” nas diferentes décadas.
Qual a diferença da visão de “corpo atraente” da década de 20 e a década de 80? Da década de 50 e dos dias de hoje?
Quais acontecimentos impulsionaram essas mudanças na valorização da imagem corporal ao longo dos tempos?
De acordo com a sua opinião, qual a visão de “corpo atraente” mais saudável? Por quê?
Qual a visão de “corpo atraente” que você acha atraente? Por quê?
Ainda poderá, também, ser feita uma entrevista com familiares e professores sobre a imagem corporal na época em que eram crianças, adolescentes e agora na atualidade.
Com o auxílio do professor de Inglês, a música "Unpretty" por TLC ( http://vagalume.uol.com.br/tlc/unpretty.html) pode ser trabalhada com os alunos.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática Auto-Imagem. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/05/2014
Cinco estrelasAula bem elaborada; tema de discussão necessária nas salas de aulas.