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Coleção Literatura para todos: aula-teatro

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Conhecer esses textos através da leitura oral do professor, identificando elementos como título, personagens, complicação e desfecho.

- Contar fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais.

- Recontar textos narrativos (contos, fábulas, notícias de jornais).

- Dramatizar situações reais ou imaginadas.

- Dramatizar contos, crônicas e obras de teatro.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 01 encontro.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;

- trabalho em grupo;

- texto impresso;

- dramatizações   

 

Desenvolvimento   

1º passo: - O professor apresentará para os alunos o livro: “Família Composta” (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do ). Os alunos poderão explorar a perigrafia do livro com a mediação do professor. Deve ser apresentado a capa, contra-capa, quarta-capa, lombada, folha de rosto, índice, entre outros.

- Em seguida o professor solicitará   a 09 alunos voluntários (ou indicará alunos que tenham mais fluência na leitura),  que deverão realizar uma leitura dramática, isto é, os alunos deverão ser orientados a lerem com entonação, interpretando e dramatizando as falas dos personagens. É papel do professor intervir, quando necessário, como por exemplo, se o aluno titubear, ou pular alguma fala, entre outras situações.

 - Após a leitura dramática, o professor deverá chamar atenção para a composição do gênero teatro, como as falas e as rubricas (informações sobre posicionamento do personagem e cenário)  

 

 2º passo: - O professor dividirá a turma em grupos. Em cada grupo ele distribuirá fichinhas contendo temáticas abordadas no livro como: amor, família, casamento, gravidez, meios de comunicação entre outros.

- Com isso, cada grupo terá que construir um texto teatral a respeito da temática escolhida baseando-se no modelo de texto teatral que leram: “Família Composta”. - É importante que o professor intervenha no processo de construção deste texto, dando sugestões e auxiliando na escrita, caso necessário.

- Depois que os alunos terminarem a produção escrita, eles deverão ensaiar as suas falas para dramatizarem a história para toda a sala de aula. - O professor planejará e realizará  com a turma a apresentação dos textos produzidos.   

 

3º passo: -

Por fim, o professor pode iniciar uma conversa com os alunos, pedindo que narrem fatos de sua vida e de seu cotidiano. Assim, a turma, após ouvir diversas situações poderá eleger uma que tenha sido mais significativa para todo o grupo e assim, escreverem coletivamente o texto que será transformado em “uma peça de teatro”. - O professor planejará e realizará a apresentação do texto produzido, podendo, inclusive convidar outras turmas para assistirem essa apresentação.  

Recursos Complementares

 

Coleção Literatura para todos  

 Apresentação  

 A realização do Concurso Literatura para Todos é uma das estratégias da Política de Leitura do Ministério da Educação, que procura democratizar o acesso à leitura, constituir um acervo bibliográfico literário específico para jovens, adultos e idosos recém alfabetizados e criar uma comunidade de leitores. Esse novo público é chamado de neoleitores. O MEC publica e distribui as obras vencedoras às entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado, às escolas públicas que oferecem a modalidade EJA, às universidades da Rede de Formação de Alfabetização de Jovens e Adultos, aos núcleos de EJA das instituições de ensino superior e às unidades prisionais. Em 2009, em sua terceira edição, os candidatos concorrem nas categorias prosa (conto, novela ou crônica), poesia, texto de tradição oral (em prosa ou em verso), perfil biográfico e dramaturgia. Serão selecionadas duas obras das categorias: prosa, poesia e textos da tradição oral e apenas uma obra das categorias: perfil biográfico e dramaturgia. Também será selecionada uma obra de qualquer uma das modalidades do concurso de autor natural dos países africanos de língua oficial portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Os vencedores recebem prêmios no valor de R$ 10 mil. Em 2008, 729 foram inscritas. Desse total, 129 obras foram desclassificadas por não atenderem às exigências do edital. Concorreram ao prêmio 608 obras inscritas , sendo 301 textos em prosa (contos, novelas, crônicas), 14 biografias, 30 textos de tradição oral, 246 poesias e 17 obras de países africanos. A inscrição para o concurso este ano será feita por meio do encaminhamento das obras literárias para : 3° Concurso Literatura para Todos, Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios , Bloco L , Sala 715 ,CEP 70047–900, Brasília /DF. O prazo vai até dia 25 de agosto de 2009. Os concorrentes naturais e residentes em países africanos de língua oficial portuguesa devem fazer a inscrição mediante o envio das obras literárias para as embaixadas do Brasil nos respectivos países. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12313&Itemid=628 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A Coleção Literatura para todos é uma interessante iniciativa do governo federal em promover a democratização da leitura. As obras foram compostas pensando no público da EJA e assim, o trabalho com os diferentes gêneros que compõe essa obra é fundamental para a formação leitora de jovens e adultos. Nesta aula o professor, deverá avaliar, sobretudo a linguagem oral dos alunos, suas expressões durante as dramatizações, além de verificar se o gênero teatro foi compreendido no que diz respeito a sua composição e função social.

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