30/04/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver apresentação e prática do uso da terminação “S” na terceira pessoa do singular do presente simples em Inglês, contextualizada pela música “She loves you” dos Beatles e por pesquisas na Internet sobre costumes da época em que a música foi lançada, para criação de textos orais e escritos sobre o tema.
Forma dos verbos no tempo “Presente Simples” – uso da terminação “S” na terceira pessoa do singular (he, she, it).
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para dar início a estas aulas, o professor deverá dividir os alunos em grupos de quatro a cinco integrantes para que, organizem a letra da música “She Loves You” (The Beatles) (Fig. 1) enquanto a ouvem. Sugerimos que a letra da música seja impressa em tamanho maior e recortada (Fig. 2).
OBSERVAÇÃO: O vídeo pode ser baixado para ser exibido em DVD!
RECURSO
Vídeo “Beatles She Loves You (With Lyrics)”
http://www.youtube.com/watch?v=BOuu88OwdK8&feature=related
Figura 1 – Imagem do Recurso
Fonte: do autor Acesso em: 12 de abril de 2010.
RECURSO
Letra da Música “She Loves You”
http://www.slideshare.net/jugense/she-loves-you-letra-para-ser-recortada
Figura 2 – Imagem do Recurso
Fonte: do autor Acesso em: 12 de abril de 2010.
O professor deverá requisitar, durante a atividade, que envolve ouvir a música várias vezes, que os alunos verifiquem se a sequência da letra da música da forma que organizaram está correta, ao comparar com a organização feita pelos outros grupos, circulando pela sala. Ao final desta etapa, o professor apresentará a letra da música na sequencia correta, pausando e repetindo os versos para que os alunos corrijam a sequência dada a música, caso necessário.
ATIVIDADE 1
Nesta etapa o professor deverá solicitar que os alunos atentem para as formas verbais apresentadas na letra da música, com base nas seguintes questões norteadoras:
1. Qual é o tempo verbal usado na música? (Presente Simples)
2. Qual verbo aparece na terceira pessoa do singular? (Love – loves)
3. O que indica que tal verbo está na terceira pessoa do singular? (A terminação S).
Será importante ouvir a música novamente, para que os alunos desenvolvam a habilidade de compreensão auditiva, atentando para o uso da terminação S na terceira pessoa do singular dos verbos no presente simples.
Ao final desta etapa, o professor deverá, em aula aberta, requisitar que os alunos que se sentirem à vontade apresentem suas respostas e novos exemplos do uso da terminação “S” na terceira pessoa do singular na terceira pessoa do presente simples.
ATIVIDADE 2
Com o objetivo de dirimir todas as dúvidas quanto ao uso da terminação “S” na terceira pessoa do singular do tempo verbal Presente Simples em Língua Inglesa, os professor requisitará que os alunos respondam em duplas o Quiz proposto em “University of Victoria Study Zone” (Fig. 3).
Os alunos deverão clicar no ícone “continue with the exercises" no canto esquerdo inferior da tela para realizar as atividades propostas.
RECURSO
Simple Present Quiz
http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/studyzone/330/grammar/pres.htm
Figura 3 – Imagem do Recurso
Fonte: do autor Acesso em: 12 de abril de 2010.
Durante a realização da atividade, o professor passará pelas duplas, tirando dúvidas a respeito do uso da terminação “S” na terceira pessoa do singular do tempo verbal Presente Simples em Língua Inglesa.
Ao final, deste momento, o professor solicitará que os alunos que se sentirem a vontade apresentem para turma o uso da terminação “S” na terceira pessoa do singular do tempo verbal Presente Simples em Língua Inglesa.
ATIVIDADE 3
O professor orientará os alunos para que, ainda em duplas, realizem pesquisas na Internet sobre bandas de música/cantores ao longo das décadas, elaborando apresentações sobre as mesmas (três a cinco frases no tempo verbal presente simples, usando em pelo menos uma delas a forma da terceira pessoa do singular.).
Exemplos (Fig. 4):
1) She is Lady Gaga. She sings “Bad Romance”. She lives in The United States.
2) This is the Beatles. The Beatles is a band of the 1960s. Paul McCartney is part of the band. He sings until today.
Figura 4 – Lady Gaga Fonte: http://musicamagia.files.wordpress.com/2009/10/lady_gaga.jpg
Acesso em: 12 de abril de 2010.
Para a realização desta atividade o professor deverá determinar que as duplas pesquisem sobre bandas, a fim de que haja diversidade de respostas. Sugerimos para a pesquisa as seguintes bandas/cantores: Queen, Madonna, The Rolling Stones, Bob Dylan, Mariah Carey, Rihanna, Green Day, Coldplay, U2, Legião Urbana, Capital Inicial, Os Mutantes.
Durante a realização das pesquisas, o professor deverá supervisionar e orientar as atividades das duplas, que deverão criar uma apresentação em Power Point sobre o tema (Fig. 5).
RECURSO
Aprenda a fazer slides com o Power Point
http://www.slideshare.net/dimmisue/aprender-a-fazer-slides-com-o-power-point
Figura 5 – Imagem do Recurso
Fonte: do autor Acesso em: 12 de abril de 2010.
ATIVIDADE 4
Cada dupla apresentará as frases produzidas sobre a(s) banda(s) ou cantores pesquisados para a turma.
Finalizando, com base nas pesquisas realizadas anteriormente, o professor proporá o debate sobre o tema: “Music Past and Present: the songs as symbol of the different decade (O passado e o presente da música: canções como símbolos das diferentes décadas)".
Para tanto, sugerimos as seguintes questões norteadoras:
1. What would life be like without music? / Como seria a vida sem música?
2. Where does the best music come from, the USA, UK or other? / De onde a melhor música vem, dos Estados Unidos, Inglaterra ou outro lugar?
3. What decade has produced the best music? / Qual década produziu a melhor música?
Adaptado de: www.esldiscussions.com/m/music.doc Acesso em: 12 de abril de 2010.
Durante o debate, os alunos poderão visualizar algumas músicas na Internet. Sugerimos os seguintes sites (Fig. 6):
http://www.musicoftheworld.com/index2.html
http://ntl.matrix.com.br/pfilho/oldies_list/presents.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Music
http://library.thinkquest.org/21342/main.htm
Figura 6 – Imagem do site Music of the World
Fonte: do autor Acesso em: 12 de abril de 2010.
Concluído o debate, em aula aberta, os alunos, escreverão, sob a supervisão e orientação do professor, frases que resumem suas idéias principais, conforme modelo abaixo: Life without music is.... The best music is from.... The best music is from the (70s, 80s…).
SUGESTÕES
Em colaboração com o professor de Artes, promover uma apresentação musical na escola, aberta a comunidade.
Em colaboração com o professor de História pesquisar sobre as origens da música no mundo e sua relação com fatos históricos.
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender e utilizar a forma da terceira pessoa do singular do tempo verbal presente simples de forma crítica e criativa, inserida no contexto de falar sobre música.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/01/2016
Cinco estrelasMe ajudou muito. Amei as atividades.
29/09/2011
Quatro estrelasParabéns. A interação da música com o conteúdo programático foi muito bem feita. Além de incentivar a pesquisa e a produção textual.
20/06/2011
Cinco estrelasParabéns essa aula está muito boa.
05/05/2010
Cinco estrelasAchei excelente, principalmente pelo fato de não subestimar a capacidade dos alunos de pesquisar, apresentar trabalhos usando mídias e nem impor limitações de uma banda, estilo musical etc. Outro ponto interessante, a atividade permite interagir com outras disciplinas. Só não entendi alguns termos como: aula interativa, aula aberta.