Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quais os meios de Comunicação existentes na nossa sociedade?

 

30/04/2010

Autor(es) e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Lívia Raposo Bardy,Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno poderá aprender e compreender, por meio de discussões e pesquisas, o que são meios de comunicação, seus tipos, semelhanças e diferenças, e o que eles podem nos proporcionar. Além disso, esta aula abordará a comunicação interpessoal, ou seja, a que temos, por exemplo, em nossos ciclos de amizade, e a comunicação de massas, que necessita de um aparelho multiplicador, como uma televisão, por exemplo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.

Motivação:  

O professor deverá iniciar a aula, levando os alunos para o laboratório de Informática ou para a sala de vídeo, para assistirem ao vídeo “Evolução dos Meios de Comunicação”, como na figura 1. O vídeo possui 3min29s de duração, e está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=-LhRR_2s08s&feature=related  Acessado em: 02 Abril 2010.                     

         

Figura1: Vídeo "A Evolução dos Meios de Comunicação"  

 

Sugestão: 

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

           Após a apresentação do referido vídeo, sugerimos que o professor pergunte aos alunos o que eles acharam deste – qual a mensagem que quer transmitir, seu tema principal etc.

           Em seguida, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles compreendem pelo termo, “Meios de Comunicação”. Buscando promover uma maior discussão, o professor deverá perguntar aos alunos como eles fariam para conversar com um amigo que estivesse morando em uma região distante da deles e o porque da escolha, de forma a promover uma   discussão acerca do que são Meios de Comunicação, quais os tipos existentes e os que eles costumam utilizar em seu cotidiano.

           É importante que o professor favoreça que os alunos possam construir o conhecimento do que são os Meios de Comunicação, e a sua finalidade, ou seja, de que estes surgiram devido à necessidade de comunicação entre as pessoas, e que para tal é necessário que haja um instrumento, ou seja, um meio.   

 

Sugestão:   

Durante o momento de motivação o professor poderá mostrar a figura 2 abaixo, e questionar aos alunos quais os Meios de Comunicação presentes na figura.

 

 Figura 2: Meios de Comunicação    

Disponível em: http://blogdagabiii.files.wordpress.com/2009/05/untitled1.jpg    Acessado em: 02 Abril 2010.  

                                       

Atividade 1

      Nesta atividade, primeiramente o professor deverá sugerir aos alunos que formem duplas. Em seguida, o professor deverá entregar para cada dupla, um recurso, especificamente duas matérias jornalísticas (Figs. 3 e 4) que abordam os Meios de Comunicação no Haiti, após o terremoto do dia 12 de Janeiro de 2010, e o terremoto no Chile em 27 de Fevereiro do mesmo ano.   

A referida matéria sobre o terremoto no Haiti (Fig. 3) encontra-se disponível em:

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/01/15/haiti-redes-sociais-da-internet-ajudam-no-socorro-915533921.asp  Acessado em: 06 Abril 2010. 

 

 Figura 3: Matéria sobre os Meios de Comunicação no terremoto do Haiti     

 

A matéria sobre o terremoto no Chile (Fig. 4) encontra-se disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1508424-5602,00.html   Acessado em: 06 Abril 2010.                                        

 Figura 4: Matéria sobre os Meios de Comunicação no terremoto do Chile           

Sugestão:   

       Neste momento da aula, sugerimos que o professor imprima em número suficiente aos alunos as matérias em questão, como disponível nos links e figuras (3 e 4) acima. Além disso, o professor poderá levar jornais e revistas impressos abordando o tema do terremoto no Haiti e no Chile. Sugerimos abaixo outras matérias jornalísticas sobre a temática em questão, como disponíveis em:

 

 

      Após, entregar as duas matérias jornalísticas para cada uma das duplas, o professor deverá pedir aos alunos que realizem a leitura destas. Em seguida, o professor deverá pedir que os alunos sentem-se em círculos na classe e promover uma discussão a cerca dos textos em questão.

      A seguir sugerimos algumas questões para nortear este momento.   

 

  • O que vocês sabiam sobre o terremoto no Haiti e no Chile, antes de fazer a leitura dos textos?
  • De que maneira souberam dos dois terremotos?
  • Quais os Meios de Comunicação que foram utilizados para a divulgação dos terremotos?
  • Quais as semelhanças entre as duas matérias lidas?
  • De que forma os meios de Comunicação estão sendo utilizados nas regiões atingidas pelos Terremotos?
  • Quais os Meios de Comunicação mais utilizados pela sociedade?
  • Quais os Meios de Comunicação mais utilizados pelos alunos e por quê?
  • Por que os Meios de Comunicação são importantes na vida do homem?
  • Em situações catastróficas, como a do terremoto no Haiti e do Chile, por que é tão importante possuirmos acesso aos Meios de Comunicação?
  • Quais as diferenças e semelhanças entre os diversos Meios de Comunicação?     

         Vocês sabem dizer se há diferenças e semelhanças do tipo de linguagem utilizada nos diversos Meios de Comunicação (mídia impressa e televisionada, por exemplo)? O tipo de linguagem utilizada nestes é semelhante a Comunicação Interpessoal que utilizamos no nosso cotidiano com os amigos, pais etc.?   

Atividade 2   

        Estando os alunos organizados (em duplas) no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir para que eles realizarem uma pesquisa na internet sobre os tipos de linguagens utilizados por alguns Meios de Comunicação, tais como televisão, jornal impresso, etc. Além disso, deverão pesquisar sobre a  comunicação em Massa e da Comunicação Interpessoal. Para isso, o professor deverá orientar os alunos, explicando-lhes que deverão realizar uma pesquisa abordando os temas sugeridos abaixo:   

 

  • Qual o tipo de Comunicação utilizada na Televisão? Fale sobre ela. 
  • Qual o tipo de Comunicação utilizado no Jornal Impresso? Fale sobre este? 
  • O que é Comunicação Interpessoal? Em que situações é utilizada?   
  • O que é Comunicação em Massa? Em que situações é utilizada?   
  • Quais as diferenças e semelhançasque há nestes quatro tipos de comunicação? Descreva.

 

Sugestão:

Sugerimos alguns links que englobam os temas acima:

 

 

Figura 5: Imagem do site Infoescola     

 

        Ao concluir a pesquisa, os alunos poderão debatê-las com o professor e os demais colegas, por meio de uma discussão aberta. Desta forma, cada dupla deverá relatar para os colegas da classe os resultados da pesquisa, especificando qual o tipo de Comunicação mais utilizada por eles, e por quê. Além disso, sugerimos que as questões feitas no início da aula sejam retomadas e discutidas com os alunos neste momento.  

Atividade 3   

        Nesta atividade, que tem por o objetivo abordar um dos meios de comunicação que utiliza a Linguagem de Massa, sendo a Televisão sugerida para este propósito, será abordado tal conceito através da letra de uma música.   

 

Sugestão:   

          Como sugestão, o professor antes de iniciar esta atividade, poderá perguntar aos alunos se eles se sentem influenciados por algum programa de televisão e por quê. Além disso,  poderá questioná-los ; se já observaram o tipo de Linguagem utilizado por este meio de comunicação (Televisão). 

          Desse modo, para a realização desta atividade sugerimos que os alunos estejam em grupos (juntem duas duplas formando, assim, um único grupo) para que possam discutir sobre a letra da música, denominada “Ditadura Da Televisão” do grupo Ponto de Equilíbrio, como disponível no link abaixo (Fig. 6). O professor deverá pedir aos alunos, em grupos, para lerem e discutirem a letra da música em questão, fornecendo cópias em número suficiente para a realização desta atividade.  

Link da letra da Música :“Ditadura Da Televisão”:

http://letras.terra.com.br/ponto-de-equilibrio/83277/   . Acessado em: 01 Abril 2010.                     

 

Figura 6: Letra da música "Ditadura da Televisão"   

 

         Em seguida, o professor deverá pedir que os alunos exponham o que compreenderam com a leitura realizada. Para nortear este momento, o professor poderá utilizar o roteiro abaixo.

Roteiro de Leitura e Discussão:  

  • Qual o tipo de linguagem a música faz referência?
  • Os programas de televisão influenciam a sociedade?Por quê? De que maneira?
  • De que maneira?
  • Assistir televisão é perder tempo?
  • Todos os programas da televisão são fúteis?Por quê?
  •  A linguagem utilizada na letra da música é igual à utilizada nos textos sobre o terremoto no Haiti e no Chile?
  • Quais as diferenças, relacionadas à linguagem, entre a letra da música e os dois textos das reportagens?    

         É importante que os alunos compreendam que o tipo de Linguagem utilizado pela televisão é a linguagem de Massa.

          Para finalizar o professor deverá propor que os grupos elaborem um mural abordando a trajetória dos Meios de Comunicação. Sugerimos que cada grupo construa a trajetória de  um  Meio de Comunicação diferente, (com textos explicativos e figuras), por exemplo:  

 

  • Grupo 1 – Rádio;
  • Grupo2 - Televisão;
  • Grupo 3 - Computador;
  • Grupo 4 – Papel.   
  • Grupo 5 – Telefone Fixo;
  • Grupo 6 – Telefone Móvel.    

 

Referências Bibliográficas

 1.http://pt.wikipedia.org/wiki/Meios_de_comunicação     

 

Recursos Complementares
Avaliação

 A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado dos Meios de Comunicação, quais são eles e a importância para a Comunicação entre as pessoas.Além disso, deve ser avaliado a participação e envolvimento dos alunos nas atividades realizadas nesta aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.