Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DILEMAS MORAIS: ENCRUZILHADAS QUE DESAFIAM O PENSAR!

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.     Identificar os princípios morais presentes em nossa forma de pensar, julgar e agir diante de situações de dilemas.

2.     Desenvolver a consciência de que os dilemas morais surgem pelo choque entre culturas.

3.     Perceber que as noções de bem e mal, de certo e errado, mudam de acordo com os valores culturais, sociais e morais.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos conheçam o conceito de dilema moral e de princípios. Além disso, deverão ter noções básicas de leitura, interpretação e escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: Alunos sentados em círculo. O professor deverá apresentar duas situações de dilemas morais escritas em cartazes, para que os alunos possam se posicionar diante delas. Para isto, eles deverão refletir sobre os seus sentimentos e emoções, trocar pontos de vista, pensar sobre as argumentações e contra-argumentações utilizadas pelos colegas, negociar as idéias, numa atitude de cooperação, diálogo e respeito mútuo.   

Dilema 1: Um pai de uma criança encontra seu filho muito doente em casa e não tem dinheiro para comprar o remédio de que necessita. Qual deverá ser a atitude desse pai: roubar o remédio para salvar a vida do filho ou não cometer o roubo e o filho morrer? Alguém sabe dizer o que é certo ou errado fazer nessa hora?   

Dilema 2: Um amigo lhe conta um segredo e você promete não contar a ninguém. Ele conta que tirou nota integral na prova porque colou. Sabendo da amizade, a professora, desconfiada, procura você e pergunta se o seu amigo colou. O que você faz? Conta a verdade para a professora, quebrando a promessa feita com o amigo ou mantém o segredo? O que é certo ou errado fazer nesta hora?   

Dando continuidade, o professor deverá propor aos alunos que procurem identificar nos argumentos utilizados por eles para solucionar os dilemas, os princípios morais que orientaram as suas decisões, como: preservar a vida, não roubar, não quebrar promessas, dizer a verdade. Outros princípios poderão ser colocados por eles ampliando, assim, suas possibilidades de pensar.

O professor deverá conduzir a reflexão de modo que os alunos percebam que: qualquer que seja a solução dada por eles, nenhuma delas satisfaz a todos; avaliar uma atitude como certa ou errada depende dos valores culturais, sociais, morais e das crenças de quem faz o julgamento; não há verdades absolutas para orientar as nossas ações.     

2ª ATIVIDADE: Em seguida, o professor deverá convidar os alunos para assistir ao vídeo sobre “Valores Morais” disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=93mi1xn513Q&NR=1 

A pergunta colocada no início do vídeo, questionando se os valores morais ainda existem, abre possibilidades para a reflexão crítica sobre: honestidade, corrupção, violência, roubo, dignidade, direito à vida, à sobrevivência, à alimentação e outros. Estes aspectos poderão ser explorados por você, professor, para provocar o pensamento dos alunos, aquecendo o debate sobre o vídeo. Além disso, você poderá explorar as notícias que veiculam diariamente nos meios de comunicação, como rádio, jornal, televisão, internet e outros, sobre os valores morais presentes no cenário político e social do Brasil e de outros países. 

3ª ATIVIDADE: Organizados em pequenos grupos, os alunos deverão escolher um valor moral trabalhado durante a aula e criar uma representação artística sobre ele. Para esta produção, poderão usar os vários recursos da arte, como desenho, pintura, colagem de imagens, dobraduras e outros. Poderão também utilizar o recurso da palavra, produzindo frases ou mesmo criando pequenos textos referentes ao trabalho de representação (Os professores da área de Artes e de Língua Portuguesa da escola poderão participar deste momento de criação do grupo, fazendo sugestões de recursos, técnicas e estratégias para enriquecer o trabalho dos alunos). Concluída a atividade, os grupos poderão relatar qual foi o valor moral escolhido por eles e o que  procuraram retratar por meio da representação artística. Os trabalhos poderão ser organizados em um painel e expostos em  espaços coletivos da escola.  

Recursos Complementares

Professor, para ampliar os seus conhecimentos acerca do tema trabalhado na aula, sugerimos a leitura de alguns textos complementares, disponíveis nos sítios abaixo:

http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-voce-faria-447542.shtml   "Dilemas morais: o que você faria?

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-37722001000200009&script=sci_arttext&tlng=es    “Desenvolvimento Moral: considerações teóricas a partir de uma abordagem sociocultural construtivista”.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X1999000200002&script=sci_arttext&tlng=in   “Raciocínio moral em interação social: um estudo sobre sugestionabilidade".

Avaliação

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar os princípios morais presentes em nossa forma de pensar, julgar e agir diante de situações de dilemas; perceber que as noções de bem e mal, de certo e errado, mudam de acordo com os valores sociais e morais de uma dada cultura; fazer a representação artística de um valor moral escolhido pelo grupo, de forma criativa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.