Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo e utilizando encartes em atividades escritas de linguagem

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

.Objetivos:

       OBJETIVOS

       * Utilizar as gravuras dos encartes como alternativa atraente e prazerosa para atividades de leitura e escrita.  

       * Aproveitar material reciclável e de fácil acesso.

       * Oportunizar ao aluno interagir com portadores de textos reais.

       * Criar atividades interessantes de leitura e escrita.

       * Ensinar a ler e a escrever.           

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar imerso no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

      Justificativa      

      A construção da lecto-escrita representa, para uma parcela significativa das crianças, uma fase difícil por apresentar-lhes grandes desafios e exigir-lhes muito trabalho, a par de outras questões como, por exemplo, a adaptação à vida escolar.     

      A partir dessas constatações, os professores que atuam com esses aprendizes têm se preocupado em oferecer, aos seus alunos, atividades lúdicas, prazerosas, variadas, interessantes, instigantes, com objetivos bem definidos, que certamente os motivarão para o aprendizado da leitura e da escrita.     

      Esse comportamento dos professores oportunizará aos aprendizes construírem, nessa fase inicial de sua escolaridade, emoções positivas relacionadas ao ato de ler e de escrever e que serão, certamente, uma força propulsora que os motivará e acompanhará pela longa caminhada da aprendizagem, até se tornarem leitores e escritores eficientes.  

     1ª etapa

     Inventando frases a partir das figuras dos rótulos.

     a)    A professora irá mostrando alguns rótulos às crianças e pedindo que inventem, oralmente, frases sobre eles.   

     Depois lembrará a regra gramatical para a organização das frases:    

 Começamos as frases com letras maiúsculas e terminamos com ponto final, ponto de interrogação ou de exclamação. (Esta é pontuação que eles conhecem no momento).

      b) Os alunos registrarão a regrinha no caderno

    . c) A professora distribuirá uns cinco rótulos para as crianças inventarem frases, lembrando-lhes a regra gramatical.     

 

* Figura retirada do encarte das Lojas Americanas

      Exemplo: Coelho Joca e coelha Tita vão trazer muitos ovinhos na Páscoa.

   . 2ª etapa

    Inventando falas para os coelhinhos dos rótulos.

      a)    A professora apresentará diversas figuras de animais e pedirá aos alunos que inventem falas para eles. Ela recordará com eles a regra gramatical para o registro das falas:    

                 Nas falas dos personagens nós usamos parágrafo e travessão.

 

      b)    Os alunos poderão registrar também essa regrinha no caderno.  

      c)    A professora entregará 5 rótulos diferentes para cada aluno e pedirá que inventem falas para os personagens.                 

      Exemplo:     

 

* Figura retirada do encarte das Lojas Americanas

      Coelho Joca disse:   

      __ Você quer se casar comigo?    

      Tita respondeu:    

       __ Ainda sou muito nova para isso!             

      3ª etapa

      Criando histórias com figuras dos encartes.   

      a) A professora distribuirá figuras de encarte que viabilizem a construção de histórias.   

      b) Os alunos criarão suas histórias em folhas de rascunho. A professora corrigirá as produções a caneta e as devolverá aos autores.   

      c) Os alunos passarão a limpo suas produções nos seus cadernos ou em folhas para serem expostas nos murais.     

     d) A professora selecionará uma ou duas histórias que servirão de modelo para o ensino de gramática de uso.    

     e) Ela copiará as histórias em uma folha para transparência para retroprojetor ou datashow, cartolina ou xérox individuais.                                   

* Figura retirada do encarte das Lojas Americanas

                                                            UM PASSEIO AGRADÁVEL        

        Um dia, dona Coelha chamou seus filhotes e disse:      

       __ Queridos, hoje nós vamos passear no shopping!    

       As coelhinhas falaram no maior entusiasmo:     

       __ Oba! Vamos vestir umas roupas bem legais!      

       No shopping, elas fizeram compras, foram ao cinema e brincaram no parque.    

       No final da tarde, mamãe chamou suas filhinhas para voltarem para casa.    

       As espertinhas disseram;    

       __ Mamãe, que tal um lanchinho como despedida?                                                               

                                                                                                             Maria Eduarda  -

,

        f) A professora irá analisando, juntamente com os alunos, o texto escrito do colega:         

  > A história tem título?       

  > A história tem começo, meio e fim?        

  > Os personagens têm nomes?        

  > O autor descreveu onde aconteceu a história?         

  > O (a) autor(a) usou parágrafo e travessão nas falas dos personagens?       

  > O (a) autor(a) usou a pontuação necessária?        

 

 

 

                     

 

                                         

 

  Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.                                                                                                                                             Lucas – 2º B    

       4ª etapa   

       Criando meu próprio rótulo

       a)      A professora distribuirá rótulos e folhas em branco para os alunos. Eles recortarão de rótulos diversos as seguintes informações: produto, marca, data de fabricação e validade, código de barra, quantidade, ilustração e criarão seu próprio rótulo, misturando as informações.               

       b)      As alunos farão uma apresentarão oral de seus trabalhos  que depois serão expostos no mural da sala.   

Recursos Complementares

BIBLIOGRAFIA

A. B. Kleiman: Os significados do letramento

C. Alberto Faraco: Escrita e Alfabetização

Luiz Carlos Cagliari: Alfabetização e linguística

Parámetros curriculares nacionais

Avaliação

       Avaliação:

       A professora observará seus alunos, esclarecerá suas dúvidas e avaliará:

       * Escreveram uma história com princípio, meio e fim.

       * Usaram parágrafos e travessões.

       * Usaram a pontuação necessária.

       * Usaram as letras maiúsculas corretamente.

       * Estão escrevendo as palavras corretamente.                   

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.