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Experimento com o equilíbrio entre os íons cromato e dicromato.

 

10/02/2011

Autor e Coautor(es)
Emiliano Chemello
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SAO PAULO - SP Universidade Federal de São Paulo

Mary Grace Martins (validadora)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno irá observar experimentalmente como se dá o deslocamento do equilíbrio em meio aquoso pelo efeito do íon comum e não comum, as diferenças entre cada efeito. Observará o deslocamento do equiíbrio a partir das mudanças de cores, para que, num segundo momento, possa investigar os porquês destas mudanças. Aprenderá a realizar experimentos num laboratório, seguir procedimentos, anotar resultados, observar fenômenos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Nomenclatura e propriedades de ácidos, bases e sais.

 

Estratégias e recursos da aula

A aula consistirá na execução experimental de dois deslocamentos de equilíbrio realizados em dois experimentos. Estes podem ser feitos no laboratório da escola, com grupos de, no máximo, quatro alunos, com equipamentos de proteção adequados (óculos de proteção, jaleco, luvas de proteção) ou então o professor pode realizá-las de forma demosntrativa. Caso os alunos façam a experiência, para plena segurança dos alunos, é fundamental o uso de óculos, principalmente em se tratando de adolescentes num laboratório trabalhando com ácidos e bases que podem, até por acidente, machucar alguém. As mesmas considerações se fazem para o jaleco e as luvas de proteção de latex (que o aluno pode, perfeitamente trazer de casa). O único equipamento que o aluno não pode adaptar é o óculos de proteção, o qual pode ser adquirido em qualquer loja de produtos químicos.

Provavelmente, devido aos pré-requisitos do experimento, os alunos já tenham frequentado o laboratório. No entando, é sempre bom rever alguns procedimentos padrões de conduta do laboratório, os quais podem ser observados no website abaixo:

http://zeus.qui.ufmg.br/~quipad/seg/normas.htm  

1º Experimento

Material necessário:

- 25 g de dicromato de potássio (K2Cr2O7)  

- 20 mL de solução 1 mol/L de HCl (ou 20 mL de vinagre comum de culinária).

- 20 mL de solução 1 mol/L de NaOH

- dois conta-gotas

- um tubo de ensaio

- 50 mL de água destilada

Em 1/3 de um tubo de ensaio, dissolver em água destilada uma ponta de espátula de dicromato de potássio. A solução irá adquirir coloração alaranjada, semelhante a cor do sal de dicromato de potássio. Após, adicionar com um conta-gotas aos poucos a solução de hidróxido de sódio, sob agitação, até a mudança de cor representada na imagem abaixo:

É importante aqui destacar a investigação científica. Não trata-se de uma diluição que troca a cor da solução. Destacar aqui o fato da solução de hidróxido de sódio ser incolor, o que, por si só não faria a alteração da cor laranja em amarelo, o que evidencia que uma reação ocorreu.

Após, com outro conta-gotas, adicione gotas de solução de ácido clorídrico (ou vinagre) sob agitação até que a cor volte a ser alaranjada. Destacar neste momento o caráter reversível dos equilíbrios químicos.

2º Experimento:

Material necessário

- 25 g de bicarbonato de sódio (NaHCO3)

- 20 mL de solução 1 mol/L de HCl (ou 20 mL de vinagre comum de culinária).

- 20 mL de solução 1 mol/L de NaOH

- dois conta-gotas

- dois tubos de ensaio

- 50 mL de água destilada

Em 1/3 de um tubo de ensaio, dissolver em água destilada uma ponta de espátula de bicarbonato de sódio. Após, adicionar com um conta-gotas a solução de hidróxido de sódio aos poucos, sob agitação, e anotar o que se observa (nada ocorre). Pode-se comparar aqui o aspecto da solução antes e depois da adição da base. Após, em outro tubo de ensaio, dissolver 1/3  do tubo em água destilada uma ponta de espátula de bicarbonato de sódio e, após, adicionar com outro conta-gotas a solução de ácido clorídrico (o experimento também pode ser feito com vinagre, caso a solução de ácido não esteja disponível). Anotar o que se observa (desprendimento de gás). Destaque a velocidade da reação, que é máxima logo após o ácido estar em contato com a solução de bicarbonato, mas diminui ao longo do tempo, fato que pode permitir uma ligação com o estudo da cinética química, que é um pré-requisito para esta aula.

Após a realização dos experimentos, os alunos (individualmente) deverão responder os questionamentos elaborados na aula “interpretação do deslocamento do equilíbrio químico”. Caso não seja possível realizar o experimento, faça os alunos observarem o seguinte video. 

http://www.youtube.com/watch?v=Q7fjH2G0y7w 

Com a ajuda do professor(a) de língua estrangeira, você pode traduzir as legendas e interpretá-las com os alunos. Temos aqui uma oportunidade de uma aula interdisciplinar! Esta atividade pode tanto substituir o experimento como ocorrer logo após realizá-lo, o que demonstrará se os alunos compreenderão de fato o que ocorreu no experimento.

A seguir uma outra aula experimental relacionada ao tema desta aula:

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Equilíbrio Químico do íon bicarbonato: Efeito da concentração: parte 1: experimento prático Experimento prático
Recursos Complementares

Se não tiveres disponível do dicromato de potássio, sugerimos a visualização do video que demonstra o procedimento experimental: http://www.youtube.com/watch?v=Kn93VdJbmvM 

Neste artigo da revista Química Nova na Escola você encontrará vários experimetos fáceis que demonstram o princípio de Le Chatelier

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/exper1.pdf 

Avaliação

O professor pode avaliar o comprometimento do aluno com a experiência, a sua organização, agilidade e prudência ao manusear estes reagentes e vidrarias. Outra atividade avaliativa seria a tradução do video citado nas estratégias e recursos desta aula, um trabalho conjunto com a língua estrangeira. O youtube permite a adição de legendas. Como atividade extra-classe pode-se solicitar a adição de legendas ao video.

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