14/05/2010
Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Noção de números e do princípio aditivo.
Prática Social Inicial
Professor,
Atividade 01 - Busca
Como primeira atividade solicite que os alunos façam um levantamento com seus familiares sobre diferentes formas de multiplicar.
Este levantamento poderá ser realizado a partir de uma entrevista pré-elaborada individualmente ou em grupo a ser realizada com com familiares ou pessoas mais idosas.
Para auxiliar a compreensão das possibilidades multiplicativas que poderão ser apresentadas pelos alunos, propomos, a você professor, que leia os artigos a seguir:
Diferentes formas de Multiplicar de Filomena Baptista Soares e Maria Paula Sousa Nunes, disponível em: < http://www.spce.org.pt/sem/16fb.pdf >. Acesso em 10 de abr. de 2010.
O algoritmo da multiplicação, disponível em: < http://educar.sc.usp.br/matematica/m3p2t4.htm > . Acesso em 10 de abr. de 2010.
Atividade 02 - Organização e compreensão
A apresentação do levantamento poderá ser realizada oralmente com a apresentação de cartazes ou esquemas a toda turma.
DICA
Uma atividade similar que poderia ser realizada no início dessa aula, seria propor que os alunos fizessem, anteriormente, o estudo de artigos como os propostos (Diferentes formas de Multiplicar e O algoritmo da multiplicação) e, posteriormente apresentassem suas conclusões à turma.
Instrumentalização
Atividade 03 -
Após a apresentação dos trabalhos e a síntese realizada por você no quadro apresentando as diversar formas de multiplicar, proponha que os alunos, em duplas, no laboratório de informática realizem as atividades propostas nos recursos a seguir:
Escolha a roda/roleta de multiplicar e resolva a partir de uma das formas de multiplicar pesquisada e/ou apresentada por seus colegas de turma e/ou utilize o recurso Centena Dinamica, que oportuniza o cálculo multiplicativo a partir de bloco do material dourado.
DICA
Professor!
Lembre-se que os recursos/softwares são executáveis e não irão funcionar em ambiente linux (a não ser se utilizarem um emulador de windows como o wine e mesmo os recurso encontrando-se em outro idioma não oferecem dificuldade para o trabalho com alunos.
Atividade 04 -
Considere a expressão 8 . p (8 vezes p). Apresente quais das expressões são iguais a 8 . p, explicando sua resposta:
a) p + p + p + p + p + p + p + p
b) p . p . p . p . p . p . p . p
c) 2 . p + 6 . p
Se tiver mais de uma opção correta, coloque-as separadas por - sem deixar espaço entre elas.
Atividade baseada em: < http://educar.sc.usp.br/matematica/m3p1e1.htm > . Acesso em 10 de abr. de 2010.
DICA
Professor!
Nesta atividade poderia dar ênfase nas várias representações da multiplicação de parcelas iguais, antecedendo assim o trabalho com termo comum em evidência e o uso de letras para generalização.
Atividade 05 -
Perceba que há várias maneiras diferentes de escrever 24 como produto de dois fatores.
Imagem e atividade disponível em: < http://educar.sc.usp.br/matematica/m3p1e4.htm > Acesso em 10 de abr. de 2010.
Escreva 36 como produto de dois fatores de três maneiras diferentes.
DICA
Professor!
Aqui, seria interessante que apresentasse a representação do produto de dois fatores por meio de quadrado e propusesse outras situações em que a representação geométrica por retângulo e quadrado fosse possível.
Atividade 06 -
Jéssica se vestia para ir ao mercado. Separou suas melhores roupas: duas saias (uma de malha e outra jeans) e três camisas (uma com bolinhas, uma branca e uma preta). Na dúvida antes de se decidir, imaginou todas as possibilidades.
a) Faça uma tabela com todas essas possibilidades.
b) Diga quantas são as possibilidades
c) Demonstre o resultado do problema da forma mais simples que conseguir.
DICA
Professor!
Você poderá/deverá apresentar situações problema semelhantes a essa e posteriormente estabelecer um modelo algébrico com alunos para a resolução de situações-problema que utilizem a combinação.
Prática Social Final - Avaliação
Solicite aos alunos que escrevam uma síntese, apresentando exemplos, que demonstrem as várias formas de se pensar a multiplicação (adicionando parcelas iguais, organizando geometricamente, raciocinando por combinação, etc.), bem como apresentem as propriedades que envolvem o cálculo multiplicativo ( distributiva e associativa) também com exemplos. Solicite também que demonstrem exemplos de multiplicações com números e variáveis advindas de generalizações, caso isso ocorra em algum dos exemplos de multiplicação (geométricos, de combinação e/ou de adição de parcelas iguais) apresentados.
Nome | Tipo |
---|---|
Ruedas matemáticas-1 | Animação/simulação |
Centena Dinámica | Animação/simulação |
Será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação dos conceitos que envolvem o ato de multiplicar, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!