Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Operações: algoritmos e suas representações na multiplicação

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer vários algoritmos e ideias associadas a construção de algoritmos na multiplicação.
Duração das atividades
2 hora-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de números e do princípio aditivo.

Estratégias e recursos da aula

Prática Social Inicial

Professor,

Atividade 01 - Busca

Como primeira atividade solicite que os alunos façam um levantamento com seus familiares sobre diferentes formas de multiplicar.

Este levantamento poderá ser realizado a partir de uma entrevista pré-elaborada individualmente ou em grupo a ser realizada com com familiares ou pessoas mais idosas.

Para auxiliar a compreensão das possibilidades multiplicativas que poderão ser apresentadas pelos alunos, propomos, a você professor, que leia os artigos a seguir:

Diferentes formas de Multiplicar de Filomena Baptista Soares e Maria Paula Sousa Nunes, disponível em: < http://www.spce.org.pt/sem/16fb.pdf >. Acesso em 10 de abr. de 2010.

O algoritmo da multiplicação, disponível em: < http://educar.sc.usp.br/matematica/m3p2t4.htm > . Acesso em 10 de abr. de 2010.

Atividade 02 - Organização e compreensão

A apresentação do levantamento poderá ser realizada oralmente com a apresentação de cartazes ou esquemas a toda turma.

DICA

Uma atividade similar que poderia ser realizada no início dessa aula, seria propor que os alunos fizessem, anteriormente, o estudo de artigos como os propostos (Diferentes formas de Multiplicar e O algoritmo da multiplicação) e, posteriormente apresentassem suas conclusões à turma.

Instrumentalização

Atividade 03 -

Após a apresentação dos trabalhos e a síntese realizada por você no quadro apresentando as diversar formas de multiplicar, proponha que os alunos, em duplas, no laboratório de informática realizem as atividades propostas nos recursos a seguir:

Escolha a roda/roleta de multiplicar e resolva a partir de uma das formas de multiplicar pesquisada e/ou apresentada por seus colegas de turma e/ou utilize o recurso Centena Dinamica, que oportuniza o cálculo multiplicativo a partir de bloco do material dourado.

Ruedas matemáticas-1 

 

Centena Dinámica 

DICA

Professor!

Lembre-se que os recursos/softwares são executáveis e não irão funcionar em ambiente linux (a não ser se utilizarem um emulador de windows como o wine e mesmo os recurso encontrando-se em outro idioma não oferecem dificuldade para o trabalho com alunos.

Atividade 04 - 

Considere a expressão 8 . p  (8 vezes p). Apresente quais das expressões são iguais a 8 . p, explicando sua resposta:

a) p + p + p + p + p + p + p + p

b) p . p . p . p . p . p . p . p

c) 2 . p + 6 . p

Se tiver mais de uma opção correta, coloque-as separadas por - sem deixar espaço entre elas.

Atividade baseada em:  < http://educar.sc.usp.br/matematica/m3p1e1.htm > . Acesso em 10 de abr. de 2010.

DICA

Professor!

Nesta atividade poderia dar ênfase nas várias representações da multiplicação de parcelas iguais, antecedendo assim o trabalho com termo comum em evidência e o uso de letras para generalização.

Atividade 05 -  

Perceba que há várias maneiras diferentes de escrever 24 como produto de dois fatores.

Imagem  e atividade disponível em: < http://educar.sc.usp.br/matematica/m3p1e4.htm >  Acesso em 10 de abr. de 2010.

Escreva 36 como produto de dois fatores de três maneiras diferentes.

DICA

Professor!

Aqui, seria interessante que apresentasse a representação do produto de dois fatores por meio de quadrado e propusesse outras situações em que a representação geométrica por retângulo e quadrado fosse possível.

Atividade 06 -

Jéssica se vestia para ir ao mercado. Separou suas melhores roupas: duas saias (uma de malha e outra jeans) e três camisas (uma com bolinhas, uma branca e uma preta). Na dúvida antes de se decidir, imaginou todas as possibilidades.

a) Faça uma tabela com todas essas possibilidades.

b) Diga quantas são as possibilidades

c) Demonstre o resultado do problema da forma mais simples que conseguir.

DICA

Professor!

Você poderá/deverá apresentar situações problema semelhantes a essa e posteriormente estabelecer um modelo algébrico com alunos para a resolução de situações-problema que utilizem a combinação.

Prática Social Final - Avaliação

Solicite aos alunos que escrevam uma síntese, apresentando exemplos, que demonstrem as várias formas de se pensar a multiplicação (adicionando parcelas iguais, organizando geometricamente, raciocinando por combinação, etc.), bem como apresentem as propriedades que envolvem o cálculo multiplicativo ( distributiva e  associativa) também com exemplos. Solicite também que demonstrem exemplos de multiplicações com números e variáveis advindas de generalizações, caso isso ocorra em algum dos exemplos de multiplicação (geométricos, de combinação e/ou de adição de parcelas iguais) apresentados.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ruedas matemáticas-1 Animação/simulação
Centena Dinámica Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação dos conceitos que envolvem o ato de multiplicar, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.