17/05/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Objetivos:
* Aprender a identificar um número significativo de rótulos dos produtos mais rotineiros dos supermercados, retirando as informações necessárias.
* Tornar-se um leitor crítico dos diversos portadores de textos veiculados socialmente.
* Tornar-se um(a) cidadão(a) alfabetizado(a) e letrado(a).
Estar inserido no processo de lecto-escrita e de letramento.
Justificativa
Os rótulos são portadores de textos rotineiros na vida de todos nós. Por esse motivo, é importante que a escola os traga para dentro da sala de aula, como recurso didático possibilitador de uma leitura de mundo.
Eles propiciam discussões ricas, oportunizando aos alunos o compartilhamento de vivências pessoais, o confronto de opiniões e ideias, a ampliação de conhecimentos sobre o consumo de produtos e uma reflexão sobre as questões que determinam as diferentes opções adotadas na hora das compras.
Atividades
a) Distribuir encartes comerciais para os alunos.
b) Estabelecer uma discussão oral com os alunos sobre os conceitos: rótulo, marca, produto, código de barra e medidas usadas para mensurar diferentes produtos. Deixar que exponham livremente os conhecimentos que já trazem sobre o assunto.
c) Solicitar aos alunos que folheiem seu encarte e encontrem nele as respostas para as várias perguntas da professora:
>Quais as marcas que são mais usadas na sua casa?
> Quais são produtos de limpeza que sua mãe usa?
>Quais são os produtos de higiene que você prefere? Para que servem os códigos de barra?
>Considerando-se um mesmo produto, porque um é mais caro do que outro?
> Em qual supermercado são feitas as compras de sua casa? Por quê?
> Quais são as medidas usadas para se comprar arroz? Guaraná? Ervilha? Cenoura? Lápis? Sabonete?
Aprendendo a ler nos rótulos a utilidade dos produtos
a) A professora formará duplas com os alunos. Depois, distribuirá para os grupos inúmeros rótulos, bem diversificados e uma folha de cartolina ou outro papel para fazerem cartazes.
b) Os alunos deverão separar os rótulos de acordo com a utilidade do produto que representam e colá-los adequadamente nos cartazes.
c) Os cartazes serão apresentados à turma pelas duplas e depois expostos no mural da sala.
d) Cruzadinha:
Complete a cruzadinha com os produtos abaixo:
BRILHANTE – ODD – COMFORT – OMO – BRAVO – VEJA – DESTAC – BOMBRIL – QUANTO – PINHO SOL
e) Complete a tabela:
Veja os produtos que a Zebra Zefa comprou no mercado!
Água sanitária – sabão em pó – blusa - creme dental - detergente – sabão em pedra – calcinha - fralda descartável - papel higiênico – fio dental – esponja de aço – tempero Knorr – vassoura – sabonete – cotonete – sal – refrigerante – absorvente – camiseta – cueca
Agora, preencham a tabela abaixo, separando corretamente os produtos de acordo com a sua utilidade:
PRODUTOS DE HIGIENE |
ROUPAS |
PRODUTOS DE BELEZA |
ALIMENTOS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3ª etapa
a) A professora distribuirá aos alunos encartes comerciais que contenham figuras pequenas de rótulos de produtos. b) Depois dará a eles uma carta enigmática que será preenchida com os rótulos adequados:
As compras da abelha Zunzum
Certo dia, abelha Zunzum foi ao supermercado. Ela comprou alguns produtos de limpeza:
Depois ela foi à seção de higiene pessoal e colocou no seu carrinho:
(As crianças colarão aqui três rótulos de higiene pessoal)
Em seguida, foi ao departamento de roupas e escolheu:
(As crianças colarão aqui três rótulos de roupas)
Finalmente, ela foi ao lugar que mais lhe agradava no mercado: o setor de produtos alimentícios. Sabe o que ela comprou?
(As crianças colarão aqui três rótulos alimentos)
No final das compras, ela pagou tudo no caixa e voltou depressa para a sua casinha. E agora, Zunzum? Vai ser uma trabalheira guardar tudo sozinha, não é? Mas bem que vale a pena!
A professora fará uma avaliação formativa, acompanhando seus alunos durante a realização de todas as atividades e observará se os alunos:
- Fizeram suas tarefas com prazer;
-Estabeleceram uma relação de troca em suas duplas;
-Conseguiram extrair e interpretar corretamente as informações dos rótulos;
- Descobriram a utilidade dos diferentes produtos;
- Escreveram e leram corretamente;
- Fizeram as correções necessárias orientadas pela professora.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/11/2015
Cinco estrelasAula perfeita. É exatamente o que estava procurando para trabalhar com meus alunos. Muito obrigada.