Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O desenho na sala de aula

 

16/04/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Descrever lugares, pessoas, objetos e processos.

- Escrever histórias, observando o foco narrativo (narração em primeira pessoa ou terceira pessoa).

- Utilizar corretamente a pontuação.

- Desenvolver a percepção visual e a sensibilidade estética.  

Duração das atividades
1 aula, 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade do aluno ler fluentemente. Os que  tiverem  dificuldades, não serão impedidos de desenhar, pois ouvirão  a leitura do professor e até de alguns alunos. O importante é ter atenção aos detalhes descritos, para reproduzi-los em desenho.  

Estratégias e recursos da aula

 - aula interativa de leitura e desenho.

Desenvolvimento:

1º passo:

- O professor fará a leitura do texto abaixo, quantas vezes julgar necessário.   

Descrição

Autor desconhecido    

 “A menina está séria. Não sorri. Os olhos estão fixos, a boca de lábios cheios e contorno quase ardente, apesar de infantil, disfarça o esboço de um sorriso. Ela está de pé, imobilizada pelas ordens do fotógrafo. O rosto é lindo, oval; o cabelinho preto, cuidadosamente, penteado. A franjinha curta demais não combina com a testa ampla. Séria, junto à cadeira, com  a mão esquerda na cintura e a direita segurando a boneca, um pezinho cruzado na frente do outro. Botinas pretas, abotoadas, deixando entrever, sobre o cano curto, uma vesga das meias xadrez. O vestido é branco, com duas fileiras de botõezinhos na frente, gola redonda, grande, mangas largas, até o cotovelo, cintura baixa. Uma fita de cetim vermelha separa a blusa folgada da saia pequena de três babados, que termina exatamente sobre os joelhos da garota – tudo arrematando em mimosa renda. Ao redor do pescoço dela, descubro um cordão de ouro, com uma figa pendurada, uma pulseirinha no braço esquerdo”.   

2º passo:

- O professor solicitará que os alunos fechem os olhos para ouvir novamente o texto tentando imaginar a personagem.   

 

3º passo: 

- Em seguida, o professor solicita que os alunos representem na forma de um desenho, o texto lido. - Após a realização do desenho, o professor faz uma nova leitura do texto solicitando que cada aluno ouça-o observando o desenho que fez.

- Em seguida propõe que os alunos identifiquem as semelhanças e diferenças entre o texto e o desenho de cada um deles. O educador poderá comentar os detalhes do desenho que foram descritos ou não no pequeno texto lido. As ilustrações poderão ser expostas num mural, para que todos possam apreciá-las, independente da beleza do desenho, pois este não é o objetivo da aula.   

4º passo: 

- O professor propõe que o aluno pense detalhadamente em uma pessoa que conhece. Em seguida solicita que faça do desenho dela,  colocando todos os detalhes que imaginou.

 - Recolhe os desenhos e distribui, aleatoriamente,  entre os colegas de maneira que o aluno receba um desenho que não é o seu.

- Solicita que,  a partir do desenho que recebeu,  escreva um pequeno texto descrevendo a pessoa representada  no desenho. Se achar conveniente, o professor poderá reler para a turma o texto que deu início a essa aula.

- O professor propõe então a socialização dos  desenhos e textos para que os alunos percebam se o texto contém os detalhes do desenho. Caso ache interessante, esse trabalho pode ser colocado em um mural para exposição.

Recursos Complementares

Informações sobre importância do desenho:   

A professora Gláucia Trinchão destaca a importância do desenho na formação do cidadão e salienta “O desenho é um instrumento didático fundamental na educação. (...) demonstrando a interdisciplinaridade, para que o desenho ganhe espaço e não fique limitado apenas ao lúdico”.

Ascom/Uefs. http://www.uefs.br/portal/noticias/2009/seminario-expoe-a-importancia-do-desenho-para-a 

“O Desenho pode assumir um papel determinante, em dois planos distintos: um de caráter prático-instrumental, relacionado com a realização de tarefas específicas de análise e representação gráfica de objetos e construções e outro, de caráter mais abrangente e também mais subliminar, ligado ao desenvolvimento da percepção visual e da sensibilidade estética.”

Mais informações:

 http://forum.imasters.uol.com.br/index.php?/topic/119234-matria-o-papel-do-desenho/ 

 

 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas de ilustrar o texto lido, observando os detalhes, bem como a descrição a ser feita de alguém conhecido, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Paula Carvalho, Secretaria Municipal de Educação , São Paulo - disse:
    adonaires@yahoo.com.br

    20/04/2010

    Cinco estrelas

    Vou realizar esta atividade na minha turma de EJA. Já trabalhamos com outros desenhos, mas com este tipo de atividade será a primeira vez.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.