16/04/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
- Descrever lugares, pessoas, objetos e processos.
- Escrever histórias, observando o foco narrativo (narração em primeira pessoa ou terceira pessoa).
- Utilizar corretamente a pontuação.
- Desenvolver a percepção visual e a sensibilidade estética.
Não há necessidade do aluno ler fluentemente. Os que tiverem dificuldades, não serão impedidos de desenhar, pois ouvirão a leitura do professor e até de alguns alunos. O importante é ter atenção aos detalhes descritos, para reproduzi-los em desenho.
- aula interativa de leitura e desenho.
Desenvolvimento:
1º passo:
- O professor fará a leitura do texto abaixo, quantas vezes julgar necessário.
Descrição
Autor desconhecido
“A menina está séria. Não sorri. Os olhos estão fixos, a boca de lábios cheios e contorno quase ardente, apesar de infantil, disfarça o esboço de um sorriso. Ela está de pé, imobilizada pelas ordens do fotógrafo. O rosto é lindo, oval; o cabelinho preto, cuidadosamente, penteado. A franjinha curta demais não combina com a testa ampla. Séria, junto à cadeira, com a mão esquerda na cintura e a direita segurando a boneca, um pezinho cruzado na frente do outro. Botinas pretas, abotoadas, deixando entrever, sobre o cano curto, uma vesga das meias xadrez. O vestido é branco, com duas fileiras de botõezinhos na frente, gola redonda, grande, mangas largas, até o cotovelo, cintura baixa. Uma fita de cetim vermelha separa a blusa folgada da saia pequena de três babados, que termina exatamente sobre os joelhos da garota – tudo arrematando em mimosa renda. Ao redor do pescoço dela, descubro um cordão de ouro, com uma figa pendurada, uma pulseirinha no braço esquerdo”.
2º passo:
- O professor solicitará que os alunos fechem os olhos para ouvir novamente o texto tentando imaginar a personagem.
3º passo:
- Em seguida, o professor solicita que os alunos representem na forma de um desenho, o texto lido. - Após a realização do desenho, o professor faz uma nova leitura do texto solicitando que cada aluno ouça-o observando o desenho que fez.
- Em seguida propõe que os alunos identifiquem as semelhanças e diferenças entre o texto e o desenho de cada um deles. O educador poderá comentar os detalhes do desenho que foram descritos ou não no pequeno texto lido. As ilustrações poderão ser expostas num mural, para que todos possam apreciá-las, independente da beleza do desenho, pois este não é o objetivo da aula.
4º passo:
- O professor propõe que o aluno pense detalhadamente em uma pessoa que conhece. Em seguida solicita que faça do desenho dela, colocando todos os detalhes que imaginou.
- Recolhe os desenhos e distribui, aleatoriamente, entre os colegas de maneira que o aluno receba um desenho que não é o seu.
- Solicita que, a partir do desenho que recebeu, escreva um pequeno texto descrevendo a pessoa representada no desenho. Se achar conveniente, o professor poderá reler para a turma o texto que deu início a essa aula.
- O professor propõe então a socialização dos desenhos e textos para que os alunos percebam se o texto contém os detalhes do desenho. Caso ache interessante, esse trabalho pode ser colocado em um mural para exposição.
Informações sobre importância do desenho:
A professora Gláucia Trinchão destaca a importância do desenho na formação do cidadão e salienta “O desenho é um instrumento didático fundamental na educação. (...) demonstrando a interdisciplinaridade, para que o desenho ganhe espaço e não fique limitado apenas ao lúdico”.
Ascom/Uefs. http://www.uefs.br/portal/noticias/2009/seminario-expoe-a-importancia-do-desenho-para-a
“O Desenho pode assumir um papel determinante, em dois planos distintos: um de caráter prático-instrumental, relacionado com a realização de tarefas específicas de análise e representação gráfica de objetos e construções e outro, de caráter mais abrangente e também mais subliminar, ligado ao desenvolvimento da percepção visual e da sensibilidade estética.”
Mais informações:
http://forum.imasters.uol.com.br/index.php?/topic/119234-matria-o-papel-do-desenho/
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas de ilustrar o texto lido, observando os detalhes, bem como a descrição a ser feita de alguém conhecido, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
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20/04/2010
Cinco estrelasVou realizar esta atividade na minha turma de EJA. Já trabalhamos com outros desenhos, mas com este tipo de atividade será a primeira vez.