Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quais os meios de se adquirir Informação? Adquirir informação é igual a adquirir conhecimento?

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doescher,Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender os diversos meios de adquirir informação, como por exemplo: jornais, o uso da internet, revistas e blogs. Também será ressaltada a diferença de linguagem em cada um dos meios de informação, ou seja, a linguagem formal e informal. Além disso, o professor poderá abordar a diferença entre adquirir informação e adquirir conhecimento. Com essas aulas o professor poderá Mostrar ao aluno que, a informação é apenas um símbolo que necessita de agentes que produzam significados. E essa produção é o próprio conhecimento.Será abordada ainda a importância do hábito da leitura como um importante meio para adquirir conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

 As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

 • Utilização do laboratório de Informática.     

Motivação:   

    Sugerimos que o professor inicie a aula mostrando uma imagem,   (Fig. 1) aos alunos, conforme postada abaixo.

       

           

Figura 1: Jornal falado      

 Disponível em: http://brasilmelhor.net/fotos/2010/02/assistir-jornal.jpg     Acessado em: 05 Abril 2010.          

      Após a apresentação da imagem em questão, o professor deverá perguntar aos alunos o que lhes vêem à mente ao visualizá-la e o que eles imaginam que esteja acontecendo nesta (na situação que ela apresenta).

   Após, ouvir os comentários feitos pelos alunos, o professor deverá questioná-los, de que forma no cotidiano eles fazem para adquirir informações sobre algo que gostam, que precisem e etc. Em seguida, o professor deverá questioná-los sobre:

  • De que forma vocês,  no cotidiano, fazem para adquirir informações sobre algo que gostam, que precisam etc.?
  • Vocês habitualmente utilizam  jornais impressos, revistas, sites da internet, blogs entre outros meios de comunicação para adquirirem informações?  

Atividade 1

      Com o intuito de continuar a discussão anterior, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles compreendem por Linguagem Formal e Informal. Após, ouvir as respostas deles, o professor deverá pedir para que formem duplas e peça que cada membro desta (da dupla) faça uma frase sobre o seguinte tema: “Como eu adquiro informação?”, sendo que um deles deverá elaborar uma frase formal e o outro uma frase informal.

     É importante que o professor distribua papéis em tamanho adequado para esta atividade, e peça para que o aluno escreva atrás se a frase é formal ou informal. Após todos escreverem as frases, estas deverão ser colocadas em uma caixa (ou saco plástico).Feito isto, as frases deverão ser  retiradas por um aluno voluntário  em forma de sorteio, aleatoriamente, e lidas por este em voz alta, para que todos possam escutá-la , discutindo com a sala se a frase em questão é formal ou informal. 

     O professor deverá chamar a atenção dos alunos para o tipo de linguagem usada na frase, questionando se a frase em questão poderia ser veiculada em um jornal impresso, ou em um Blog etc., de forma que os alunos possam compreender na prática o que vem a ser uma Linguagem Formal e Informal.

     Ressaltamos que é necessário que fique claro para os alunos que a Linguagem Informal é utilizada no cotidiano e que não obedecem às normas gramaticais, e a Linguagem Formal é utilizada quando não existe familiaridade, quando a pessoa se dirige a alguém superior e também é utilizada para falar em público.

     Em seguida, o professor deverá questionar aos alunos, se em algum momento eles observaram o tipo de linguagem usada pelos meios de comunicação que eles utilizam no dia-a-dia , e qual eles acreditam ser estas.   

 

Atividade 2   

     Esta atividade tem como objetivo proporcionar que o aluno compreenda a diferença entre Linguagem Formal e Informal utilizada nos Meios de Comunicação, especificamente as utilizadas em sites da internet. Para tal, o professor deverá levar os alunos para o Laboratório de Informática, e pedir que eles (ainda em duplas), utilizando um computador (cada dupla) façam uma pesquisa, conforme roteiro de orientação postado abaixo.

   

 Roteiro :

1.      Escolham um assunto, como por exemplo, Terremotos no Chile;

2.      Pesquisem informações sobre o assunto escolhido em: jornais eletrônicos, blogs, revistas eletrônicas, etc.

3.      Escolha uma reportagem, relacionada a este assunto, escrita em uma linguagem informal e formal, como demonstra o exemplo abaixo;

Exemplo:

  • Assunto escolhido: Caso Isabella Nardoni.        
  • Linguagem Formal: Pai e madrasta de Isabella estão presos e primeiro depoimento é marcado para 28 de maio. ( Fonte: Jornal O Globo on-line. Dia 08/05/2008).       
  • Linguagem Informal: Quebraram a cara! Pai e madrasta de Isabella no xilindró (Fonte: Povo do Rio Online, 08/05/08).

    Quando os alunos finalizarem a pesquisa, cada dupla deverá expor para a classe os resultados, ou seja, o assunto escolhido e uma notícia utilizando a linguagem formal e a informal.É importante que neste momento o professor esclareça as dúvidas que surgirem, bem como corrija conceitos errôneos.  

 

Atividade 3   

       Dando prosseguimento a aula,  nesta atividade será abordado o tipo de Linguagem (Formal e Informal) utilizado na letra de uma música denominada “Muita Informação” como segue abaixo (Fig. 2), do compositor André Look. Além disso, será trabalhado o  artigo “O Mundo da Informação Rápida” (Fig. 3) do autor João Luís de Almeida Machado, com a mesma finalidade.

Link da Letra de Música: “Muita Informação”  

http://vagalume.uol.com.br/transdutor/muita-informacao.html  Acessado em: 05 Abril 2010.      

 Figura 2: Letra da música "Muita informação"    

 

Link do artigo “O Mundo da Informação Rápida”

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=292   Acessado em: 06 Abril 2010.                              

 Figura 3: Trecho do artigo “O Mundo da Informação Rápida”       

 

Sugestão:   

      Sugerimos que o professor disponibilize para os alunos a versão impressa da letra da música “Muita Informação” e do artigo “O Mundo da Informação Rápida”, de forma que os alunos possam desempenhar a atividade com autonomia.   

      Para a realização desta atividade, o professor deverá pedir para que os alunos formem grupos de quatro integrantes (juntem duas duplas) . Feito isso, o professor deverá distribuir a letra da música e do artigo em questão aos grupos, e pedir que os alunos façam a leitura destes observando  os alunos observarem os seguintes pontos dos textos:

  • De que meios de Informação a música e o artigo falam? Quais os recursos tecnológicos que a música e o artigo abordam?
  • Por que é importante obter informação?
  • De que maneira estamos adquirindo informação?
  • Qual o tipo de Linguagem, formal ou informal, foi utilizado na letra da música e no artigo?
  • O que o grupo entende por sabedoria?
  • O que o grupo compreende por conhecimento?
  • Adquirir informação é igual a adquirir conhecimento? Por quê?     

        Em seguida, o professor deverá pedir para que os grupos escolham um representante, para que, por meio deste,  possa ser explicado  para a classe o que o grupo compreendeu, durante a leitura, sobre a letra da música e do artigo em questão. Além disso, o representante do grupo deverá dizer qual a relação entre os dois textos, ou seja, o que eles possuem em comum.

       O professor deverá mediar este momento de forma que os alunos possam concluir  que Informação é diferente de conhecimento, ou seja, a informação proporciona que obtenhamos o conhecimento, mas que é fundamental estudarmos,  refletirmos sobre a informação,  para que o conhecimento seja construído.     

 

Atividade 4   

       Finalizando a aula, esta atividade tem como objetivo fazer com que a classe elabore um mural contendo reportagens com as Linguagens Formal e Informal. Desta forma, o professor deverá pedir para que cada grupo elabore um mural sobre o tema: “Adquirir informação e adquirir conhecimento!”, trabalhando nestes a Linguagem Formal e Informal, utilizando para isso letras de música, poesias, textos jornalísticos etc., de forma que fiquem evidenciadas tanto as diferenças entre os tipos de Linguagens, como também a sua importância nos diferentes contextos de circulação.  

Sugestão:  

     Sugerimos que o professor disponibilize para os alunos alguns meios de informação como, por exemplo, jornais impressos (Fig. 4), revistas, anúncios revistas e jornais, de forma que estes possam ser utilizados na construção do mural!                 

  

Figura 4: Jornais    

Disponível em:  http://www.jornaiserevistas.com/  Acessado em: 06 Abril 2010.               

 

Recursos Complementares

Os links disponíveis abordam o conceito de informação, Linguagem Formal e Informal e poderão ser acrescentados para pesquisa nas atividades acima, ou apenas para aprofundamento de estudo para o professor:   

http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/03/03.pdf 

http://desafiolegal.blogspot.com/2009/10/linguagem-formal-e-informal.html  

http://www.espacoacademico.com.br/031/31cmatos.htm 

 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado dos Meios de adquirir Informação, bem como a diferença entre a linguagem Formal e Informal e também sobre a diferença em obter conhecimento e informação.Além disso, o envolvimento e participação dos alunos nas atividades deverão ser consideradas neste momento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.