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Linguagem Familiar, Oratória e Linguagem Regional. Quais as diferenças?

 

30/04/2010

Autor(es) e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues,Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula será trabalhada a linguagem familiar (informal), a oratória (técnica utilizada em discursos) e a regional (típica de cada região). Além disso, nesta aula o professor poderá explorar com os alunos a leitura e a interpretação de textos.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

 • Aula interativa;

• Utilização do laboratório de Informática;

•Letra de música.   

Motivação:   

     Sugerimos que o professor inicie a aula com uma conversa sobre o que os alunos compreendem por “Linguagem”. Em seguida, o professor deverá questionar se existe apenas um único tipo de linguagem ou se há outras, e quais seriam estas. Ressaltamos que, é importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos possam fazê-lo neste momento. Em seguida, o professor deverá mostrar um recurso, especificamente uma imagem (Fig. 1).

Disponível em  http://educacaoeaprendizagem.com.br/blogs/petsantosmsb/files/2009/09/lisud.jpg   Acessado em: 04 Abril 2010.   

 

Figura   1: Linguagem de sinais  

 

Observação:

     Observamos que o professor poderá providenciar cópias, em número suficiente, aos alunos, ou apresentá-la a eles usando o Retroprojetor ou Data show.   

     Feito isto, o professor deverá questionar os alunos se eles conhecem o tipo de linguagem da figura em questão. Após ouvir a resposta dos alunos, o professor deverá ressaltar que existem diferentes tipos de linguagens, como por exemplo, a Linguagem de Sinais, utilizada por pessoas que possuem Deficiência Auditiva (DA), entre outras. Neste momento, o professor poderá argumentar que existem também outras Linguagens, tais como: a linguagem culta, a coloquial entre outras.   Em seguida, o professor deverá mostrar algumas imagens, que estão disponíveis abaixo (Fig.2, 3 e 4), para os alunos, fazendo as seguintes questões relacionadas abaixo.

               

Figura  2: Amigos conversando  

Disponível em: http://comps.fotosearch.com/bigcomps/IGS/IGS734/IS727-017.jpg  Acessado em: 07 Abril 2010.     

 Com relação à figura 2, respondam:   

  •  Como as pessoas da imagem conversam com seus amigos, pais, familiares, e que tipo de Linguagem vocês acham que eles usam nestas ocasiões.   

Observação: 

       É importante que eles percebam que nestas situações eles utilizam a Linguagem Informal àquela que é utilizada por nós em ocasiões que não necessitam de rigor, ou seja, o uso de formalidade.   

 

Com relação à figura 3, respondam:

  •  Se Martin Luther King fosse fazer um discurso de que maneira falaria? E que tipo de Linguagem pessoas públicas, como presidente, governadores,etc. utilizam nestas ocasiões.                                       

 

Figura 3: Martin Luther King fazendo um discurso   

Disponível em: http://www.armazemdommanolo.com/blog/wp-content/uploads/2009/11/Martin_Luther_King_-_March_on_Washington-286x300.jpg       Acessado em: 07 Abril 2010.   

 

Observação: 

      É importante que, após ouvir a resposta dos alunos o professor explique que a linguagem utilizada é a Oratória, que é um método de discurso, uma arte de falar em público.   

Com relação à figura 3, respondam:   

  • Em algum momento vocês conheceram alguém que tivesse um sotaque, ou que pronunciasse uma palavra com sotaque diferente do seu? Ou que pronunciasse uma palavra com sotaque diferente ao que você está acostumado a dizer e a ouvir?               

Figura 4: Mapa do Brasil  

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_61ppuNkOuFY/SZiROeVL1_I/AAAAAAAABPs/yHLEKwJrUOU/s400/brasil6ml.jpg    Acessado em: 07 Abril 2010.      

Observação:

    É importante que, após ouvir a resposta dos alunos o professor explique que cada região possui características linguísticas, possuindo um vocabulário próprio.   

 

Atividade 1   

     Esta atividade tem como objetivo proporcionar que o aluno construa o conhecimento sobre as três Linguagens, sendo elas: Informal, Oratória e Regional. Para isso, será necessário que o professor leve os alunos ao laboratório de informática, pedindo que eles se organizem em duplas, de forma que cada dupla possa utilizar um computador.

    Em seguida, o professor deverá pedir que os alunos façam uma pesquisa, em sites da Internet e blogs, sobre as três Linguagens (informal, oratória e regional). Para isso, o professor poderá sugerir que os alunos pesquisem, sobre:

  •  Diferentes frases que contenham as linguagens informal, oratória e regional;
  •  Autores de livros, colunistas de jornais, revistas, entre outros, que utilizam a linguagem regional; Autores de livros, colunistas de jornais, revistas, entre outros que utilizam a     linguagem da oratória;
  •  Autores de livros, colunistas de jornais, revistas, entre outros que utilizam a linguagem informal;
  • Nome de objetos (ou alimentos entre outros) que possuem nomes diferentes devido à região. Exemplo para o último item da pesquisa: Macaxeira em algumas cidades do nordeste é o mesmo que mandioca em algumas cidades do sudeste.

 

Sugestão: 

Sugerimos alguns links para a realização da pesquisa:

http://vista-se.com.br/site/livro-apresenta-veganismo-com-linguagem-informal-e-cartuns  

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/mariahelena/posts/2009/06/09/letras-de-brasilia-193796.asp  

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/05/15/a-arte-do-discurso-186388.asp  

http://www.culturabrasil.pro.br/guimaraesrosa.htm    

        Ao finalizar a pesquisa, o professor deverá pedir que os alunos sentem-se em círculo para compartilharem  os resultados da pesquisa. Neste momento, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos aos alunos: 

  • Qual dos três tipos de linguagem vocês possuem mais familiaridade?
  •  Seria possível falar o tempo inteiro de formal coerente, utilizando a linguagem da oratória?
  • Podemos considerar a linguagem regional como uma cultura?
  • Qual dos três tipos de linguagem vocês gostaram mais? E por quê?

 

Atividade 2

      Dando prosseguimento às aulas, nesta atividade, cujo objetivo é trabalhar a elaboração de texto utilizando os três tipos de linguagem abordados nesta aula (a linguagem informal, oratória e regional), o professor deverá pedir que cada dupla escreva um pequeno diálogo, que contenha no máximo quatro frases, sobre os três tipos de linguagens abordados durante a aula. Abaixo há o exemplo de um diálogo utilizando a linguagem Informal (Fig.5).                   

 

Figura 5: Dialogo utilizando a linguagem informal  

 Disponível em:  http://www.turmadamonica.com.br/index.htm       Acessado em: 14 Abr.2010.   

 

     Feito isto, cada dupla deverá apresentar para a classe o diálogo feito por eles. Quando todos os alunos terminarem a apresentação, o professor deverá promover uma discussão, sobre a atividade realizada. Para isso o professor poderá fazer as seguintes perguntas:

  • Qual dos três diálogos foi mais difícil de ser elaborado?Por quê? 
  • Qual dos três tipos de Linguagem vocês adotariam no cotidiano? Por quê? 

Atividade 3   

      Tendo como objetivo trabalhar a diferença de linguagem existente no regionalismo, ou seja, a particularidade linguística de cada região, o professor deverá pedir que os alunos em dupla criem um Mural sobre o regionalismo brasileiro. O professor deverá explicar que cada dupla poderá trabalhar com um estado ou região diferente, como por exemplo, o regionalismo na: Bahia, São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande  etc. Abaixo segue um exemplo dessa atividade  (Fig.6).          

 

                                         

Figura 6: Mural sobre o regionalismo em Minas Gerais     

 

Observação: 

    Para a elaboração do Mural sugerimos que o professor leve para a sala de aula, colas, tesouras, revistas, jornais e lápis de cor para que os alunos possam elaborar o Mural.   

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a diferença entre os três tipos de Linguagem - Informal Oratória e Regional. Além disso, o professor deverá verificar como os alunos desempenharam a pesquisa, por meio da exposição dos resultados.

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