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Peixes cartilaginosos - Classe Chondrichthyes

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Caracterizar a classe dos condricties. Conhecer aspectos ecológicos e evolutivos deste grupo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, esta aula pode ser adaptada para o EJA.

É interessante que os alunos já tenham conhecimento dos sistemas de classificação.

Estratégias e recursos da aula


Os Chondrichthyes ou peixes cartilaginosos, incluem os tubarões, as raias e as quimeras, são peixes geralmente oceânicos que possuem um esqueleto totalmente formado por cartilagem, mas coberta por um tecido específico, a cartilagem prismática calcificada.
As espécies atuais deste grupo de peixes, (além dum grande número de formas extintas, conhecidas pelos seus fósseis), divide-se em dois clados (sub-classes):
• Elasmobranchii – que inclui os tubarões e as raias;
• Holocephali – as quimeras.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1875/imagens/labinformatica.png

Anatomia externa do tubarão.
Pelo endereço a seguir, os alunos poderão aprender mais sobre os órgãos externos dos tubarões.
http://www.discoverybrasil.com/tubaroes/anatomy/
http://www.biomundo.com.br/tubaroes/tubarao.htm
 

Fisiologia
 

Algumas características morfológicas deste grupo podem ser visualizadas por meio dos recursos do Portal do Professor.
 

Peixes cartilaginosos e peixes ósseos compartilham muitas características, mas são bastante diferentes. As diferenças morfológicas influenciam na própria fisiologia de cada grupo. Peça aos alunos para pesquisarem sobre as características de Chondrichthyes e Ostheichthyes e montar um quadro comparativo. Além do quadro, eles deverão responder como os tubarões conseguem se manter na coluna d’água sem o auxílio da bexiga natatória e como o ocorre excreção e osmorregulação deste grupo.
Resposta: A excreção dos resíduos nitrogenados pelos peixes cartilaginosos é feita na forma de uréia (ureotelismo). Excretar amônia tem duas vantagens. Ela é retida para opor-se à desidratação osmótica (osmorregulação) e a síntese de uréia faz a desintoxicação da amônia sob circunstâncias ambientais que impedem sua rápida eliminação. A uréia menos tóxica pode ser co ncentrada na urina e com isso, conserva água. Esta mesma uréia no corpo dos peixes cartilaginosos, somada ao óxido de trimetilamina no sangue contribuem para a flutuação. Os Condricties são mais densos que a água do mar, por isso afundam quando ficam imóveis. Os tubarões e raias não possuem bexiga natatória para ajustar sua flutuabilidade, mas possuem um fígado grande, cheio de óleo. O grande tamanho do fígado cheio de óleo (menos d enso que a água do mar) ajuda na flutuabilidade. Da mesma forma, a uréia e o óxido de trimetilamina também menos densos que a água, ajudam o tubarão a flutuar. (retirado de “A vida dos vertebrados” – POUGH)

Evolutivamente os peixes cartilaginosos são mais antigos que os peixes ósseos. Caso o professor queira se aprofundar neste assunto, sugerimos o sítio a seguir: http://www.geocities.com/arturcarbonifero/carpeicar.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1875/imagens/curiosidades.png

Estes jogos trabalham com informações e curiosidades sobre os tubarões.
Mergulho Virtual: http://www.discoverybrasil.com/tubaroes/mergulhovirtual/
Caça-tubarões: http://www.discoverybrasil.com/tubaroes/caca_tubaroes/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1875/imagens/cacatubarao.jpg


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1875/imagens/contextualizando.png


Os tubarões formam um grupo de peixes altamente temidos pelos seres humanos. Porém, não fazemos parte de sua dieta alimentar normal. Qual o motivo de haver tantos acidentes com estes animais? Os tubarões também são caçados por seus nutrientes e estruturas. O que os tubarões fornecem de matéria prima para os seres humanos?
Após a reflexão e pesquisa sobre este tema, o professor poderá iniciar com os alunos uma campanha para mudar o estigma do tubarão, deixando de ser considerado um animal “assassino”. Por que estes animais devem ser protegidos? Que medidas são necessárias para evitar acidentes com eles?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Animais que excretam uréia Animação/simulação
Respiração do peixe Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação se dará pela produção e participação em sala de aula.
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