Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AVES SILVESTRES NO NORDESTE: CARDEAL DO NORDESTE OU GALO DE CAMPINA.

 

20/05/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança, na faixa etária de 5 anos de idade, poderá aprender com esta aula a:

  •  Conhecer e identificar as principais características do cardeal do nordeste: alimentação, classe e reprodução;
  •  Ampliar os conhecimentos acerca dessas aves;
  •  Expressar, oralmente, melhor suas idéias..
Duração das atividades
Duas aulas de quarenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção do conceito de “animal silvestre”; 
  • Noção da importância da  preservação da natureza.
Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas: Num tempo em que a preservação da natureza se faz mais necessária do que nunca, é fundamental um conhecimento mais aprofundado, por parte das crianças, sobre os animais que sofrem ameaça de extinção para consolidar, ainda na infância,  o entendimento de que somos partes da natureza e de que certamente sofreremos as conseqüências das nossas atitudes equivocadas num futuro próximo.

Atividade 1 – Falando sobre o cardeal do nordeste ou galo de campina.

1º  Momento:  O/a professor/a, para dar início ao trabalho, deverá questionar as crianças sobre quais pássaros que elas conhecem, registrando as falas das mesmas.

2º Momento: Em seguida, conbinará uma observação  no pátio da escola, a fim de observarem quais pássaros aparecem nas redondezas. Ao retornarem, deverá haver a oportunidade para que todas as crianças falem sobre o que observaram, quais os pásaros encontrados, entre outros assuntos.

Atividade 2 - Releitura de foto.

1º  Momento:  Depois da observação, o/a professor/a apresentará aos alunos uma fotografia do cardeal do nordeste ou galo de campina:

                               Galo de campina

A partir da análise da mesma, levantar alguns questionamentos, como:

  •  Que pássaro é este que está na fotografia?
  •  Alguém aqui já viu de pertinho este passarinho?
  •  Alguém aqui tem passarinho em casa?
  •  Vocês gostam de escutar os passarinhos cantando?
  • Quais são as cores dele?
  • Como é o pico dele?
  • Ele é grande ou pequenino?

2º Momento: Em seguida, o/a professor/a apresentará o nome do pássaro à turma e proporá às crianças que façam uma releitura da foto observada através de desenho e pintura, grifando que elas devem prestar bastante atenção às formas e às cores do pássaro.

                   Crianças desenhando e pintando

Material Necessário

  • Tintas,
  • Lápis de cor,
  • Hidrocor,
  • Pincéis,
  • Folhas .

Atividade 3 - Pesquisando na biblioteca.

1º Momento:   O/a professor/a solicitará que os alunos pesquisem na biblioteca da escola, incentivando  a curiosidade deles a conhecer melhor o animal em questão. Em seguida, o/a professor/a dará início à leitura dos livros sobre o pássaro, abordando suas características físicas, seu modo de vida, as regiões onde são encontrados, como se reproduzem, de que se alimentam, entre outros.

2º  Momento:  Após isso, o/a professor/a incentivará que os alunos falem acerca do que descobriram sobre o pássaro,  registrando as falas das crianças e expondo em um painel na sala.

Atividade 4 – Entrevistando um especialista.

1º Momento:  O/a professor/a deverá convidar um biólogo ou criador de aves, enfim, alguém que saiba muitas coisas sobre o cardeal do nordeste para ser entrevistado. Antes disso, no entanto, é preciso que os alunos elaborem perguntas ao entrevistado. Sendo assim, o/a professor/a anotará todas as questões dos alunos,  para que nenhuma dúvida seja deixada de lado por esquecimento. Cabe ao/à professor/a, também,  explicar às crianças a necessidade de um bom comportamento , para que o entrevistado se sinta à vontade na hora de responder as perguntas feitas.

Durante o momento da entrevista, será importante que as crianças não se prendam apenas às perguntas já formuladas e anotadas anteriormente, mas tenham chance de perguntarem, levantarem novas questões, enfim dialogarem com o especialista. A entrevista deverá ser filmada, para que, depois, os próprios alunos revejam sua atuação e para dar a chance dos demais alunos da escola terem acesso ao conhecimento produzido naquele momento.Por último, o/a professor/a convidará os alunos a escutarem a música “O Galo da Campina” de Renato Teixeira e  cantá-la, celebrando alegremente o fim do estudo.

Música Galo de Campina

http://vagalume.uol.com.br/renato-teixeira/o-galo-da-campina.html 

 

Material Necessário

  •  Cartolina,
  •  Computador,
  •  Tinta guache,
  •  Pincel,
  •  Xerox.
Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pela participação na realização das atividades;
  • Pelo sua interação com à turma;
  • Pela sua desenvoltura na prática da oralidade;
  • Pela sua capacidade de cumprir combinados;
  • Pela sua capacidade na hora de elaborar perguntas sobre o assunto estudado.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.