20/05/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
A criança, na faixa etária de 5 anos de idade, poderá aprender com esta aula a:
Justificativa para a proposição das aulas: Num tempo em que a preservação da natureza se faz mais necessária do que nunca, é fundamental um conhecimento mais aprofundado, por parte das crianças, sobre os animais que sofrem ameaça de extinção para consolidar, ainda na infância, o entendimento de que somos partes da natureza e de que certamente sofreremos as conseqüências das nossas atitudes equivocadas num futuro próximo.
Atividade 1 – Falando sobre o cardeal do nordeste ou galo de campina.
1º Momento: O/a professor/a, para dar início ao trabalho, deverá questionar as crianças sobre quais pássaros que elas conhecem, registrando as falas das mesmas.
2º Momento: Em seguida, conbinará uma observação no pátio da escola, a fim de observarem quais pássaros aparecem nas redondezas. Ao retornarem, deverá haver a oportunidade para que todas as crianças falem sobre o que observaram, quais os pásaros encontrados, entre outros assuntos.
Atividade 2 - Releitura de foto.
1º Momento: Depois da observação, o/a professor/a apresentará aos alunos uma fotografia do cardeal do nordeste ou galo de campina:
Galo de campina
A partir da análise da mesma, levantar alguns questionamentos, como:
2º Momento: Em seguida, o/a professor/a apresentará o nome do pássaro à turma e proporá às crianças que façam uma releitura da foto observada através de desenho e pintura, grifando que elas devem prestar bastante atenção às formas e às cores do pássaro.
Crianças desenhando e pintando
Material Necessário
Atividade 3 - Pesquisando na biblioteca.
1º Momento: O/a professor/a solicitará que os alunos pesquisem na biblioteca da escola, incentivando a curiosidade deles a conhecer melhor o animal em questão. Em seguida, o/a professor/a dará início à leitura dos livros sobre o pássaro, abordando suas características físicas, seu modo de vida, as regiões onde são encontrados, como se reproduzem, de que se alimentam, entre outros.
2º Momento: Após isso, o/a professor/a incentivará que os alunos falem acerca do que descobriram sobre o pássaro, registrando as falas das crianças e expondo em um painel na sala.
Atividade 4 – Entrevistando um especialista.
1º Momento: O/a professor/a deverá convidar um biólogo ou criador de aves, enfim, alguém que saiba muitas coisas sobre o cardeal do nordeste para ser entrevistado. Antes disso, no entanto, é preciso que os alunos elaborem perguntas ao entrevistado. Sendo assim, o/a professor/a anotará todas as questões dos alunos, para que nenhuma dúvida seja deixada de lado por esquecimento. Cabe ao/à professor/a, também, explicar às crianças a necessidade de um bom comportamento , para que o entrevistado se sinta à vontade na hora de responder as perguntas feitas.
Durante o momento da entrevista, será importante que as crianças não se prendam apenas às perguntas já formuladas e anotadas anteriormente, mas tenham chance de perguntarem, levantarem novas questões, enfim dialogarem com o especialista. A entrevista deverá ser filmada, para que, depois, os próprios alunos revejam sua atuação e para dar a chance dos demais alunos da escola terem acesso ao conhecimento produzido naquele momento.Por último, o/a professor/a convidará os alunos a escutarem a música “O Galo da Campina” de Renato Teixeira e cantá-la, celebrando alegremente o fim do estudo.
Música Galo de Campina
http://vagalume.uol.com.br/renato-teixeira/o-galo-da-campina.html
Material Necessário
Alguns sites que abordam o tema:
O aluno será avaliado:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!