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DILEMAS MORAIS: O QUE É CERTO? O QUE É ERRADO?

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Analisar e julgar a atitude da personagem central de uma história infantil quanto ao que é certo e o que é errado.
  2. Comparar as suas análises e julgamentos realizados sobre a ação da personagem da história com as dos colegas de sala de aula.
  3. Perceber a diversidade de opiniões referentes à análise e julgamento de atitudes, tendo em vista os dilemas morais.  
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos conheçam o conceito de dilema moral e sejam capazes de discernir o certo do errado. Também é necessário que tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.  

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: O professor deverá convidar os alunos para assistir a um vídeo sobre a história infantil: “A galinha ruiva”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=pGq8oKsXp3o

Em seguida, poderão conversar sobre o que acharam da história, do que mais gostaram, do que não gostaram, se conhecem alguma história parecida com esta, se já viveram alguma situação semelhante a esta, dentre outros aspectos que surgirem no decorrer do diálogo.

2ª ATIVIDADE: Prosseguindo, o professor deverá solicitar aos alunos que respondam por escrito, individualmente, à seguinte questão: Você acha que a galinha agiu de maneira certa ou errada ao não querer dar um pedaço de bolo para os seus amigos? Por quê?  

Assim que todos os alunos tiverem respondido à questão, o professor deverá solicitar que formem duplas para que cada um possa confrontar a sua resposta com a do colega, procurando identificar os aspectos semelhantes e diferentes nos argumentos utilizados para julgar a ação da galinha ruiva. Após a troca de pontos de vista, as duplas poderão construir outra resposta para resolver o dilema moral da história, considerando os elementos novos trazidos por cada um.   

Dando continuidade, as duplas deverão socializar as suas respostas com o grande grupo iniciando, assim, uma discussão sobre as diferentes posições tomadas e as argumentações utilizadas por eles para justificá-las, revelando a predominância de alguns valores sociais e morais sobre outros.   

Logo em seguida, professor e alunos deverão produzir uma síntese provisória acerca do trabalho realizado, fazendo o registro da mesma em um cartaz.

3ª ATIVIDADE: O professor deverá propor aos alunos uma “pesquisa de opinião” entre colegas de outras turmas do mesmo ano de ensino, para saber o posicionamento deles em relação ao dilema moral construído a partir da história infantil: “A galinha ruiva”.   

Inicialmente, deverão organizar uma sessão de leitura da história no espaço da Biblioteca da escola. Os alunos poderão escolher quem lerá as falas do narrador, da galinha, do gato, do cachorro, do porco e da vaca.

A  GALINHA RUIVA

(Narrador): Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:

(Galinha): - Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?

(Gato): - Eu é que não, disse o gato. Estou com muito sono.

(Cachorro): - Eu é que não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.

(Porco): - Eu é que não, disse o porco. Acabei de almoçar.

(Vaca): - Eu é que não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.

(Narrador): Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto ... Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca. Então a galinha ruiva disse:

(Galinha): - Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo?

(Narrador): Todos ficaram bem quietinhos (Ninguém tinha ajudado!).

(Galinha): - Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar olhando.

(Narrador): E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.

Fonte: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=22  

Após a leitura da história, os alunos apresentarão a seguinte questão aos colegas, escrita em um cartaz: Você acha que a galinha agiu certo ou errado ao não querer dar um pedaço de bolo para os seus amigos?   

Os colegas deverão se posicionar diante do dilema moral, colocando a sua resposta em uma urna. Em seguida, os alunos deverão separar as respostas referentes a “certo” e “errado” e proceder à contagem das mesmas (Professor, a resposta vencedora revelará os valores sociais e morais que permeiam o julgamento dos alunos no que se refere à ação da personagem central da história).   

Com o resultado da “pesquisa de opinião” em mãos, professor e alunos deverão abrir espaço para um debate sobre a atitude da galinha ruiva, refletindo sobre os diferentes argumentos apresentados pelo grupo de alunos. Nesse momento, apresentarão aos colegas o cartaz contendo a síntese provisória realizada anteriormente, para que possa ser ampliado de acordo com as idéias debatidas. Um novo texto, intitulado: DILEMAS MORAIS: O QUE É CERTO? O QUE É ERRADO? poderá ser construído e publicado no jornalzinho da escola.   

(Professor, seria muito interessante realizar um trabalho interdisciplinar a partir das atividades propostas para esta aula. Os professores da área de Matemática da escola poderiam criar situações-problema e desafios lógicos que possibilitassem: “ensinar” o número - atividades de classificação e de contagem significativa (ex: respostas dos alunos colocadas na urna), de sequenciação numérica, de escrita dos números, o trabalho com as operações matemáticas, com porcentagem e outros. Aprender a utilizar gráficos e tabelas para representar os resultados da “pesquisa de opinião” também seria interessante! Os professores da área de Língua Portuguesa poderiam trabalhar com o gênero discursivo - textos instrucionais - das receitas de “Bolo de Milho” que poderão ser selecionadas pelos alunos e também propor uma oficina de produção de bolo).   

Recursos Complementares

Professor, como recurso complementar para a aula, sugerimos que assista ao vídeo sobre “Pensamento infantil – a construção da moralidade” disponível no sítio http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/pensamento-infantil-construcao-moralidade-511449.shtml    

Sugerimos ainda a leitura do texto de Áurea Maria de Oliveira, intitulado “Literatura Infantil: o trabalho com o processo de construção de valores morais na educação infantil” disponível no sítio http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao/article/viewFile/765/697 

Outro recurso que poderá ajudá-lo na fundamentação teórica sobre a temática “Desenvolvimento Moral” é o livro de Luciene Tognetta, mais especificamente o capítulo 8, cuja referência encontra-se a seguir:

VINHA, T.P.; ASSIS, O.Z.M. A autonomia, as virtudes e o ambiente cooperativo em sala de aula: a construção do professor. In: TOGNETTA, L.R.P. (Org.) Virtudes e Educação: o desafio da modernidade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 159-197.

Avaliação

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.   

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram: analisar e julgar a atitude da galinha ruiva quanto ao que é certo e o que é errado; comparar as suas análises e julgamentos realizados com as dos colegas; perceber a diversidade de opiniões referentes à análise e julgamento de atitudes, tendo em vista os dilemas morais.

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