Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Texto jornalístico com humor: De repente, uma vaca na cama

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

- Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.

- Identificar e ler manchetes e títulos, prevendo o conteúdo das notícias.

- Escrever notícias a partir de fatos do cotidiano e atualidades, utilizando linguagem adequada.

Duração das atividades
Texto jornalístico com humor: De repente, uma vaca na cama
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

Aula interativa    

Desenvolvimento

1º passo:

- O professor coloca no quadro o título:  DE REPENTE, UMA VACA NA CAMA  

Solicita aos alunos que falem sobre o que  imaginam ao ler esse título e qual seria o assunto de um texto que tem esse título.   

- Em seguida, o educador apresenta o título e a ilustração que o acompanha e pede aos alunos para dizerem, com base nos dois elementos, qual seria o assunto do texto e se mudariam as hipóteses levantadas no item anterior.  

Imagem da notícia pode ser encontrada no endereço:

http://picasaweb.google.com/lh/photo/9wiu-4DE5BOtutnQ-mGMVA?feat=directlink 

 2 º passo: 

- O educador apresenta a notícia completa (que poderá ser reproduzida para cada aluno ou colocada em retroprojetor para todo o grupo).

- O  educador lê , em voz alta, o texto para que os alunos possam ir  se familiarizando com a leitura fluente dele, com a estrutura sintática, o vocabulário e outros aspectos do texto jornalístico

                                                                                                De repente, uma vaca na cama

 Jornal Estado de Minas -16/02/1992        

Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil  

http://picasaweb.google.com/lh/photo/9wiu-4DE5BOtutnQ-mGMVA?feat=directlink  

              

Ao acordar de madrugada e ver uma vaca no canto de sua cama, mugindo e esperneando, o servente de pedreiro Emerson da Silva não teve dúvida: estava tendo um pesadelo. Mas ao abrir bem os olhos para poder certificar-se de que a seu lado estava era sua mulher,Tereza Simão, 23 anos, levou um susto ainda maior, porque além de enxergar realmente uma vaca ouvia também do outro lado gritos da mulher.                        

Desnorteado, ele custou a entender o que de fato estava acontecendo. Só que mesmo se levantando ele pode esclarecer coisas: a vaca havia escorregado no barranco ao alto e caído sobre o seu barraco, na rua C, n° 58 bairro Colorado. A vaca, pesando quase 15 arrobas, vazou as telhas de amianto, caindo maciamente na cama e por pouco não matando o casal, principalmente Tereza, que sofreu ferimentos leves.                                  

O acidente ocorreu por volta das 2h da madrugada de ontem, causou prejuízos, “danos materiais seguidos de ferimentos”, segundo a polícia, e foi registrado na lª Delegacia do bairro Laguna- Belo Horizonte. O dono da vaca, um tranquilo sitiante, apresentou as suas desculpas ao casal e prontificou-se diante do delegado Geraldo Magela a pagar todas as despesas.                                

O surrealismo do fato levou a vizinhança a espalhar comentários jocosos, de que o servente Emerson havia trocado a sua mulher por uma vaca, o que obrigou a mulher a acabar com a brincadeira prometendo colocar todos os engraçadinhos na cadeia. A vaca, uma Nelore bem definida estava pastando na beira do barranco, onde o capim está verdinho e no ponto ideal para uma boa pastagem, certamente por isso pisou em falso, quase comete uma tragédia e durante horas fez os bicheiros do bairro Colorado pedir a todos os santos que ontem 25, a vaca; não desse na cabeça. O dono da vaca foi informado pela polícia que deixar animal solto na rua é contravenção e ele está sujeito a multa e a indenizações em consequência de danos a terceiros.

- Em seguida solicita que os alunos digam se as hipóteses levantadas anteriormente foram ou não confirmadas no texto original.

3º passo: 

- O educador propõe a discussão em torno do gênero textual, procurando identificá-lo, sua forma composicional, sua linguagem, sua função e seu contexto de circulação.

- O educador propõe a leitura, em dupla ou individualmente, da notícia (Notícia está completa no 2º passo) .   

- Após a leitura, o educador vai conversar com os alunos sobre a compreensão, veracidade da notícia, destacando as seguintes questões: O que a notícia nos conta? Onde aconteceu? Quando? Quem são as pessoas envolvidas na notícia? Qual é a fonte da notícia?  

 4º  passo:

- O educador levará para a sala outras notícias para que o aluno fique mais familiarizado com esse gênero textual. Com cada uma dessas notícias, é interessante que se faça o trabalho de identificação das questões: o que aconteceu, onde aconteceu, quando aconteceu, porque aconteceu, para que aconteceu, quem estava envolvido no acontecimento. Caso o professor ache interessante, essas questões podem ser respondidas coletivamente e suas respostas escritas no quadro para que o aluno possa copiá-las.

5º passo: 

- A turma deverá ser dividida em grupos e cada aluno deverá  pensar em um  acontecimento interessante  do dia-a-dia.

- O grupo deverá escolher dentre os relatos dos colegas o que achou mais interessante para que a partir dele escrevam uma notícia sobre esse acontecimento. Nesse momento é fundamental discutir com eles as condições de produção de um texto, estabelecendo:

1- Quem escreve a notícia: um jornalista (portanto os alunos vão imaginar que eles são jornalistas);

2- Para quem se escreve: leitores/ ouvintes  do jornal;

3- Para que se escreve: uma notícia é escrita para relatar um fato acontecido;

4- Sobre o que se escreve: sobre o assunto do fato acontecido;

5- Qual o gênero que vamos escrever: uma notícia que precisa contemplar as questões:  o que aconteceu, onde aconteceu, quando aconteceu, porque aconteceu, para que aconteceu, quem estava envolvido no acontecimento. A linguagem usada nesse texto não pode ser um fator que dificulte o entendimento da notícia.  

6- Após a escrita da notícia, cada grupo deverá criar o título, lembrando que nesse caso é uma frase pequena, mas que retrata o assunto do texto de forma a chamar a atenção dos leitores.   

 

6º passo:

- Após a socialização das notícias criadas, o educador pode planejar a organização de um mini jornal mural com todas elas, não se esquecendo de criar um nome para esse jornal mural.

Recursos Complementares

 

 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas  respondendo às questões propostas pelo educador, formulando hipóteses sobre o título e sobre a ilustração e respondendo às intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A notícia escrita pelo aluno será um instrumento para a avaliação do professor.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.