16/04/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
- Conhecer esses textos (conto, crônica, anedota) através da leitura oral do professor, identificando elementos como título, personagens, complicação e desfecho.
- Ler historietas e anedotas.
- Ler contos e crônicas, identificando narrador, personagens, enredo.
- Reescrever histórias conhecidas completas ou em parte (finais, descrição de personagens e lugares).
- Reconhecer o valor cultural dos textos e histórias ficcionais.
- Aumentar a auto-estima, fortalecer a confiança na sua capacidade de aprendizagem, valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social.
- Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa.
1º passo:
- O professor inicia a aula conversando com os alunos para saber se eles conhecem a história de Chapeuzinho Vermelho?
- O professor vai auxiliando os alunos a se lembrarem da história e à medida que ela vai sendo recontada, ele poderá fazer um pequeno esquema no quadro, seguindo a orientação abaixo:
1- A menina vai levar doces para a vovó doente e ouve os conselhos da mãe para não conversar com estranhos no caminho.
2- A menina distrai-se pelo caminho apanhando flores.
3- Ela encontra com o lobo que indica um caminho mais curto para chegar à casa da vovó.
4- O lobo passa na frente da menina e chega primeiro à casa da vovó.
5- Chapeuzinho chega à casa da vovó e encontra o lobo disfarçado de vovó.
6- O Lobo mal engole a menina.
7- O caçador chega, abre a barriga do lobo e salva as duas.
- O professor propõe a leitura do esquema feito no quadro.
2º passo:
- O professor continua a conversa, agora, para mostrar que muitos outros autores se inspiraram em Chapeuzinho Vermelho para escrever outras histórias. Dá como exemplo: 1- Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque de Holanda da José Olympio Editora, RJ, 2004.
2- Chapeuzinho Preto de Lúcia Pimentel Góes da Editora do Brasil, 1985.
3- Chapeuzinho Verde de Gianni Rodari, que iremos conhecer agora. Preparem-se porque é um conto bem “diferente”.
3º passo:
- O professor faz a leitura do texto Chapeuzinho Verde de Gianni Rodari , que se encontra nos recursos educacionais. Se for necessário o professor pode fazer novamente a leitura do texto.
4º passo:
- Após a leitura do texto, o professor propõe que a turma discuta a história lida, procurando evidenciar os detalhes que a diferenciam da história Chapeuzinho Vermelho ( usar os dados do esquema do 1º passo).
Essa discussão pode girar em torno das seguintes questões:
- Quem são os personagens dessa história? Quais são os elementos dessa história que a diferenciam da história do Chapeuzinho Vermelho que todos conhecem?
- Em seguida solicita que os alunos falem sobre: Por que o avô conta a história dessa maneira?
5º passo:
- Após a discussão anterior, cada aluno receberá uma cópia do texto Chapeuzinho Verde com a numeração de cada parte da história, e irá preparar a leitura, em dupla. - Em seguida, o professor socializa as leituras das duplas, comentando uma a uma enfatizando os aspectos positivos e sugerindo melhoras nas que não foram tão fluentes.
6º passo:
- Combinar com a turma para que preparem a leitura desse texto para um neto, sobrinho, filho ou para alguma criança que eles conheçam.
- Planejar, para a próxima aula, o relato da experiência que viveram ao contar para alguém uma história.
Chapeuzinho Verde
Gianni Rodari*
''Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Verde.''
'' Não! Chapeuzinho Vermelho!''
''Ah, sim, é claro, Chapeuzinho Vermelho. Bem, um dia sua mãe a chamou e disse: Chapeuzinho Verde ! ''
''Vermelho!''
''Desculpe! Vermelho.
'Filhinha, leve estas batatas para tia Maria.' "
" Não! Não é assim! 'Leve estes doces a casa da vovó.'"
"Tem razão. A menina saiu e no bosque encontrou uma girafa."
"Que trapalhada você está fazendo! Era um lobo!"
" E o lobo disse: Seis vezes oito quanto é?'"
" Não! Não! O lobo lhe perguntou para onde ia."
"Sim para onde ia. E a Chapeuzinho Preto respondeu -"
" Vermelho! Vermelho!! Vermelho!!!"
" Ela respondeu: 'Vou à feira comprar tomates.'"
" Não, não foi assim. Ela disse: ' Vou a casa de minha avó, que está doente, mas me perdi no caminho.' "
" Claro! E o cavalo disse-"
" Que cavalo? Era um lobo."
" Pois era. E foi isso que ele disse: ' Pegue o ônibus 75, desça na primeira praça, vire a direita e diante do portão da primeira casa encontrara três degraus. Deixe os degraus onde estão, mas apanhe as moedinhas que estão em cima deles e compre uma caixinha de chiclete."
" Vovô você é um desastre quando conta estórias. Mistura tudo. Mas, de qualquer maneira, uma caixinha de chiclete viria a calhar."
" Bem, tome o dinheiro."
E vovô continuou lendo o jornal.
O texto da história Chapeuzinho Verde: http://br.geocities.com/turmadajuli/hchapeuzinhoverde.htm
Sobre a história de Chapeuzinho Vermelho: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capuchinho_Vermelho
Livro virtual da história de Chapeuzinho vermelho: http://virtualbooks.terra.com.br/osmelhoresautores/download/chapeuzinho_vermelhoPat.pdf
Gianni Rodari: O italiano Gianni Rodari foi professor, jornalista e escritor. Nascido em 1920, é reconhecido como o maior autor infantil italiano, tendo ganho os mais importantes prêmios literários, entre eles o Prêmio Andersen, considerado como o Nobel da literatura infantil. Faleceu em 14 de abril de 1980. http://www.ludomania.com.br/clube/contar_historias.html
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, a participação nas discussões, bem como a leitura em dupla do diálogo entre avô e neto, na história Chapeuzinho verde, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/02/2011
Cinco estrelasadorei gostei muito achei produtiva , gostaria que escrevesse uma aula sobre o sonho de armando as tarefas foram boas gostaria de receber mais informações.pois hoje a tecnologia esta presente em nossas vidas
20/04/2010
Quatro estrelasParabéns professora sua aula é muito interessante, de professores com dinamismo como o seu que o Brasil precisa.