Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contos clássicos e modernos: relembrando Chapeuzinho Vermelho e conhecendo Chapeuzinho Verde.

 

16/04/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer esses textos (conto, crônica, anedota) através da leitura oral do professor, identificando elementos como título, personagens, complicação e desfecho.

- Ler historietas e anedotas.

- Ler contos e crônicas, identificando narrador, personagens, enredo.

-  Reescrever histórias conhecidas completas ou em parte (finais, descrição de personagens e lugares).

-  Reconhecer o valor cultural dos textos e histórias ficcionais.

- Aumentar a auto-estima, fortalecer a confiança na sua capacidade de aprendizagem, valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social.

- Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade.

Duração das atividades
2 aulas, 100 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa.   

1º passo:

- O professor inicia a aula conversando com os alunos para saber se eles conhecem a história de Chapeuzinho Vermelho?

- O professor vai auxiliando os alunos a se lembrarem da história e à medida que ela vai sendo recontada, ele poderá fazer um pequeno esquema no quadro, seguindo a orientação abaixo:  

1- A menina vai levar doces para a vovó doente e ouve os conselhos da mãe para não conversar com estranhos no caminho.

2- A  menina distrai-se pelo caminho apanhando flores.

3- Ela encontra com o lobo que indica um caminho mais curto para chegar à casa da vovó.

4- O lobo passa na frente da menina e chega primeiro à casa da vovó.

5-  Chapeuzinho chega à casa da vovó e encontra o lobo disfarçado de vovó.

6-  O Lobo mal engole  a menina.

7- O caçador chega, abre a barriga do lobo e salva as duas.

 

- O professor propõe a leitura do esquema feito no quadro.

2º passo:

- O professor continua a conversa, agora, para mostrar que muitos outros autores se inspiraram em Chapeuzinho Vermelho para escrever outras histórias. Dá como exemplo: 1-  Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque de Holanda da José Olympio Editora, RJ, 2004.

2- Chapeuzinho Preto de Lúcia Pimentel Góes da Editora do Brasil, 1985.

3- Chapeuzinho Verde de Gianni Rodari,  que iremos conhecer agora. Preparem-se porque  é um conto bem “diferente”.

3º passo:

- O professor faz a leitura do texto Chapeuzinho Verde de Gianni Rodari , que se encontra nos recursos educacionais. Se for necessário o professor pode fazer novamente a leitura do texto.   

4º passo:

- Após a leitura do texto, o professor propõe que a turma discuta a história lida, procurando evidenciar os  detalhes que a diferenciam da história Chapeuzinho Vermelho ( usar os dados do esquema do 1º passo).

Essa discussão pode girar em torno das seguintes questões:  

- Quem são os personagens  dessa história? Quais são os elementos dessa história que a diferenciam da história do  Chapeuzinho Vermelho que todos conhecem?

- Em seguida solicita que os alunos falem sobre:  Por que o avô conta a história dessa maneira?

5º passo:

- Após a discussão anterior, cada aluno receberá uma cópia do texto Chapeuzinho Verde com a numeração de cada parte da história, e irá preparar  a leitura, em dupla. - Em seguida, o professor socializa as leituras das duplas, comentando uma a uma enfatizando os aspectos positivos e sugerindo melhoras nas que não foram tão fluentes.   

6º passo:

- Combinar com a turma para que preparem a leitura desse texto para um neto, sobrinho, filho ou para alguma criança que eles conheçam.

- Planejar, para a próxima aula, o relato da experiência que viveram ao contar para alguém uma história.

     Chapeuzinho Verde

Gianni Rodari*  

 ''Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Verde.''

'' Não! Chapeuzinho Vermelho!''

''Ah, sim, é claro, Chapeuzinho Vermelho. Bem, um dia sua mãe a chamou e disse: Chapeuzinho Verde ! ''

''Vermelho!''

 ''Desculpe! Vermelho.

 'Filhinha, leve estas batatas para tia Maria.' "

 " Não! Não é assim! 'Leve estes doces a casa da vovó.'"

"Tem razão. A menina saiu e no bosque encontrou uma girafa."

"Que trapalhada  você está fazendo! Era um lobo!"

" E o lobo disse: Seis vezes oito quanto é?'"

 " Não! Não! O lobo lhe perguntou para onde ia."

"Sim para onde ia. E a Chapeuzinho Preto respondeu -"

" Vermelho! Vermelho!! Vermelho!!!"

" Ela respondeu: 'Vou à feira comprar tomates.'"

" Não, não foi assim. Ela disse: ' Vou a casa de minha avó, que está doente, mas me perdi no caminho.' "

" Claro! E o cavalo disse-"

" Que cavalo? Era um lobo."

" Pois era. E foi isso que ele disse: ' Pegue o ônibus 75, desça na primeira praça, vire a direita e diante do portão da primeira casa encontrara três degraus. Deixe os degraus onde estão, mas apanhe as moedinhas que estão em cima deles e compre uma caixinha de chiclete."

" Vovô você é um desastre quando conta estórias. Mistura tudo. Mas,  de qualquer maneira, uma caixinha de chiclete viria a calhar."

" Bem, tome o dinheiro."

E vovô continuou lendo o jornal.    

Recursos Complementares

O texto da história Chapeuzinho Verde: http://br.geocities.com/turmadajuli/hchapeuzinhoverde.htm  

 

Sobre a história de Chapeuzinho Vermelho: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capuchinho_Vermelho  

Livro virtual da história de Chapeuzinho vermelho: http://virtualbooks.terra.com.br/osmelhoresautores/download/chapeuzinho_vermelhoPat.pdf    

Gianni Rodari: O italiano Gianni Rodari foi professor, jornalista e escritor. Nascido em 1920, é reconhecido como o maior autor infantil italiano, tendo ganho os mais importantes prêmios literários, entre eles o Prêmio Andersen, considerado como o Nobel da literatura infantil. Faleceu em 14 de abril de 1980. http://www.ludomania.com.br/clube/contar_historias.html 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, a participação nas discussões, bem como a leitura em dupla do diálogo entre avô e neto, na história Chapeuzinho verde, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rose, escola municipal jose bonifacio , Paraná - disse:
    rosemaribonora@hotmail.com

    08/02/2011

    Cinco estrelas

    adorei gostei muito achei produtiva , gostaria que escrevesse uma aula sobre o sonho de armando as tarefas foram boas gostaria de receber mais informações.pois hoje a tecnologia esta presente em nossas vidas


  • Ivonilde , Colégio João XXIII , Tocantins - disse:
    ivocar21@hotmail.com

    20/04/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns professora sua aula é muito interessante, de professores com dinamismo como o seu que o Brasil precisa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.