Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Retirando informações dos rótulos

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  OBJETIVOS:

  * Aprender a extrair e a interpretar as informações contidas nos rótulos: marca, produto, data de fabricação, validade, utilidade, código de barra, etc.

. * Interagir com portadores reais de leitura e escrita, ampliando a compreensão do mundo e inserindo-se no contexto social grafocêntrico.

 * Tornar-se um consumidor esclarecido e crítico.                                                               

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar imerso no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

      JUSTIFICATIVA      

      Os rótulos são portadores de textos rotineiros na vida de todos nós. Por esse motivo, é importante que a escola os traga para dentro da sala de aula, como recurso didático possibilitador de uma leitura de mundo.

       Eles propiciam discussões ricas, oportunizando aos alunos o compartilhamento de vivências pessoais, o confronto de opiniões e ideias, a ampliação de conhecimentos sobre o consumo de produtos e uma reflexão sobre as questões que determinam as diferentes opções adotadas na hora das compras.

       Atividades

       1ª etapa 

      a)   Solicitar a cada criança que traga de casa uns 5 rótulos diferentes.

      b)    Sentados em um grupão, a professora promoverá uma ampla leitura dos rótulos trazidos. Ela orientará a observação dos alunos para descobrirem as seguintes informações contidas nos mesmos, discutindo o significado de cada uma:

 ·        data de fabricação e validade

 ·        quantidade

 ·        marca e produto

 ·        instruções de uso

 ·        utilidade

 ·        código de barra

 ·        selo de inspeção

 ·        informações adicionais, por exemplo, as propagandas: Toddy, sabor que alimenta!

       c)    Ela promoverá uma discussão bem livre, oportunizando aos alunos demonstrarem os seus conhecimentos prévios, levantarem as suas hipóteses, emitirem suas opiniões.

         2ª etapa

         a)    A professora proporá aos alunos a formações de grupos de três elementos para a confecção de cartazes. 

         b)   Orientações para os trabalhos:

 ·        A professora sorteará entre os grupos os itens discutidos na letra b.

 ·      Cada grupo deverá ilustrar o cartaz, recortando dos seus rótulos e colando o item sorteado para o seu grupo: código de barra, marca, etc

. ·      Um elemento escolhido pelo grupo escreverá no cartaz o que significa o seu item:

> Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.   

>  Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.

>  Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica.

>  Data de fabricação: diz quando o produto foi feito.

>  Validade: informa até quando o produto estará bom para ser usado.

>  Utilidade: é a informação que nos diz para que serve o produto.

>  : é um selo que mostra que o produto foi fiscalizado.

       3ª etapa

       a)  Apresentação oral dos trabalhos: cada grupo apresentará seu trabalho para toda a turma, explicando também para eles o significado do seu item.

      b) Exposição dos cartazes no mural da sala para apreciação de todos.

        Exemplo:     

 

        Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.

 

                                                                                                                                        Lucas – 2º B     

      4ª etapa    

      Criando meu próprio rótulo

      a)  A professora distribuirá rótulos e folhas em branco para os alunos. Eles recortarão de rótulos diversos as seguintes informações: produto, marca, data de fabricação e validade, código de barra, quantidade, ilustração e criarão seu próprio rótulo, misturando as informações.               

       b) As alunos farão uma apresentarão oral de seus trabalhos  que depois serão expostos no mural da sala.

Recursos Complementares

     Bibliografia:

     * Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas Práticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr.

     * Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo, Graça Caldas.

     * Parâmetros Curriculares Nacionais.  

Avaliação

     Avaliação:

     Durante todas as atividades, a professora orientará seus alunos e observará se:

>  Fizeram as atividades com interesse.

>  Estabeleceram trocas enriquecedoras nos grupos dos quais participaram.

>  Souberam retirar e interpretar as informações solicitadas dos rótulos.

>  Atenderam corretamente às orientações para a realização das atividades.

>  Sentiram-se encorajados para fazerem suas exposições orais.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.