17/05/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
OBJETIVOS:
* Aprender a extrair e a interpretar as informações contidas nos rótulos: marca, produto, data de fabricação, validade, utilidade, código de barra, etc.
. * Interagir com portadores reais de leitura e escrita, ampliando a compreensão do mundo e inserindo-se no contexto social grafocêntrico.
* Tornar-se um consumidor esclarecido e crítico.
Estar imerso no processo de alfabetização e letramento.
JUSTIFICATIVA
Os rótulos são portadores de textos rotineiros na vida de todos nós. Por esse motivo, é importante que a escola os traga para dentro da sala de aula, como recurso didático possibilitador de uma leitura de mundo.
Eles propiciam discussões ricas, oportunizando aos alunos o compartilhamento de vivências pessoais, o confronto de opiniões e ideias, a ampliação de conhecimentos sobre o consumo de produtos e uma reflexão sobre as questões que determinam as diferentes opções adotadas na hora das compras.
Atividades
1ª etapa
a) Solicitar a cada criança que traga de casa uns 5 rótulos diferentes.
b) Sentados em um grupão, a professora promoverá uma ampla leitura dos rótulos trazidos. Ela orientará a observação dos alunos para descobrirem as seguintes informações contidas nos mesmos, discutindo o significado de cada uma:
· data de fabricação e validade
· quantidade
· marca e produto
· instruções de uso
· utilidade
· código de barra
· selo de inspeção
· informações adicionais, por exemplo, as propagandas: Toddy, sabor que alimenta!
c) Ela promoverá uma discussão bem livre, oportunizando aos alunos demonstrarem os seus conhecimentos prévios, levantarem as suas hipóteses, emitirem suas opiniões.
2ª etapa
a) A professora proporá aos alunos a formações de grupos de três elementos para a confecção de cartazes.
b) Orientações para os trabalhos:
· A professora sorteará entre os grupos os itens discutidos na letra b.
· Cada grupo deverá ilustrar o cartaz, recortando dos seus rótulos e colando o item sorteado para o seu grupo: código de barra, marca, etc
. · Um elemento escolhido pelo grupo escreverá no cartaz o que significa o seu item:
> Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.
> Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
> Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica.
> Data de fabricação: diz quando o produto foi feito.
> Validade: informa até quando o produto estará bom para ser usado.
> Utilidade: é a informação que nos diz para que serve o produto.
> : é um selo que mostra que o produto foi fiscalizado.
3ª etapa
a) Apresentação oral dos trabalhos: cada grupo apresentará seu trabalho para toda a turma, explicando também para eles o significado do seu item.
b) Exposição dos cartazes no mural da sala para apreciação de todos.
Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.
Lucas – 2º B
4ª etapa
Criando meu próprio rótulo
a) A professora distribuirá rótulos e folhas em branco para os alunos. Eles recortarão de rótulos diversos as seguintes informações: produto, marca, data de fabricação e validade, código de barra, quantidade, ilustração e criarão seu próprio rótulo, misturando as informações.
b) As alunos farão uma apresentarão oral de seus trabalhos que depois serão expostos no mural da sala.
Bibliografia:
* Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas Práticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr.
* Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo, Graça Caldas.
* Parâmetros Curriculares Nacionais.
Avaliação:
Durante todas as atividades, a professora orientará seus alunos e observará se:
> Fizeram as atividades com interesse.
> Estabeleceram trocas enriquecedoras nos grupos dos quais participaram.
> Souberam retirar e interpretar as informações solicitadas dos rótulos.
> Atenderam corretamente às orientações para a realização das atividades.
> Sentiram-se encorajados para fazerem suas exposições orais.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/10/2014
Cinco estrelasUma atividades de grande importância no desenvolvimento da leitura e escrita. Parabéns às autoras!
02/06/2013
Cinco estrelasolha eu tenho que fazer um trabalho sobre os rotulos so que eu nao acho nessa internet so aqui no portal do professor ameiiiiiiiii
30/05/2012
Cinco estrelasAmei essa ideia, muito bem explicada.
14/04/2012
Cinco estrelasExcelente o conteúdo, e como foi explicado. Parabéns!
08/06/2010
Três estrelaslegal é um assunto interesante