Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


SAGÜIS

 

20/05/2010

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança, na faixa etária de 5 anos de idade, poderá aprender com esta aula a:

  •  Identificar e conhecer as características dos sagüis, alimentação, classe e reprodução;
  •  Diferenciá-los de outros primatas;
  •  Compreender a sua importância para o meio ambiente;
  •  Proteger tais animais da extinção;
  •   Ler, produzir e compreender textos informativos;
  •   Expressar suas idéias oralmente.
Duração das atividades
Duas aulas de quarenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Noção de classe;
  •  Noção de preservação da natureza.
Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas: Num tempo em que a preservação da natureza se faz mais necessária do que nunca, é fundamental um conhecimento mais aprofundado, por parte das crianças, sobre os animais que sofrem ameaça de extinção para consolidar, ainda na infância,  o entendimento de que somos partes da natureza e de que certamente sofreremos as conseqüências das nossas atitudes equivocadas num futuro próximo.

Atividade 1 – Dialogando sobre os sagüis

1º Momento:  Seria interessante que o/a professor/a apresentasse à turma, para dar início aos estudos, o som produzido pelos sagüis, o qual está disponível em:

http://www.saudeanimal.com.br/sagui.htm 

Depois da apresentação do vídeo, o/a professor/a poderá levantar os seguintes questionamentos:

  •  Alguém reconhece este som?
  •  É o som de que animal?
  •  Parece com o miado de um gato?
  •  Ou seria de um macaco?
  •  Mas qual macaco?
  •  Um gorila?

2º Momento: Uma vez respondido os questionamentos, o/a professor/a poderá mostrar, por meio de um cartaz previamente confeccionado, as fotos de vários animais, de diferentes espécies, e perguntar aos alunos se eles seriam capazes de dizer qual o animal, dentre os presentes no cartaz, que produzia o som escutado. Depois deste momento, o professor começará, de fato, a dialogar com os alunos sobre os sagüis, levantando as idéias iniciais deles e registrando as falas dos mesmos.

                                          Sagüi

3º Momento: O/a professor/a juntamente com as crianças poderão pesquisar sobre os sagüis na biblioteca da escola: nos livros, enciclopédias e /ou internet.  De posse do material, o/a professor/a juntamente com as crianças deverão ler a pesquisa, enfatizando suas principais características, tais como: classe, fisiologia, tipos, habitat, alimentação, reprodução e organização social.

Atividade 2 - Releitura da foto do sagüi

1º Momento:  O/a professor/a pedirá aos alunos que, inspirados na foto do sagüi  no cartaz, reproduzam, ao modo deles, por meio de desenho e pintura, a figura do pequeno macaco. Para tanto, o professor deverá disponibilizar nas mesas: papel, lápis grafite, lápis de cor, gizes de cera, tintas guaches de cores variadas, pincéis, toalhas e potes com água.

Atividade 3 – Por que preservar os sagüis?

1º Momento: O/a professor/a deverá dar início à discussão, enfatizando a importância da preservação da natureza, já que muitas vezes o homem faz coisas que causam males às plantas, aos animais, aos rios e mares e, conseqüentemente a eles mesmos. As enchentes, por exemplo, muitas vezes são causadas pelas atitudes ruins que o homem pratica contra o meio ambiente. Dando prosseguimento, o/a professor/a explicará sobre o tráfico de animais silvestres, utilizando para ilustrar a explicação um vídeo sobre o assunto.

http://www.youtube.com/watch?v=-qDSe5GVGwg 

Depois do vídeo, o/a professor/a lançará questionamentos para os alunos:

  •  Quais os animais que aparecem no vídeo?
  •  Do que o vídeo trata?
  •  O que seria tráfico de animais?
  •  O que seriam animais silvestres?
  •  O sagüi seria um animal silvestre?

Ainda, o/a professor/a discutirá a importância dos sagüis para o meio ambiente, sobretudo no controle da população de insetos, bem como alertará que é necessário tomar cuidado, não entrando em contato direto com eles, pois são transmissores de doenças, como a herpes.

Para finalizar, o/a professor/a, com o auxílio das crianças, confeccionarão um cartaz sobre os animais em extinção, como meio de alertar a todos sobre a importância da luta pela preservação da natureza.

Atividade 4 – Jogo da verdade

1º Momento: Como uma maneira de constatar o conhecimento construído pelos alunos sobre o tema trabalhado, o/a professor/a  fará um jogo da verdade com a turma, no qual escolhe-se alguns alunos da turma  (o melhor é quando aparecem candidatos espontaneamente) para dizerem se as informações lidas pelo/a professor/a sobre o conteúdo estudado são verdadeiras ou falsas.

2º Momento: Por útimo, será feito um texto coletivo sobre o tema trabalhado, que ficará exposto para a apreciação de todos.

Material Necessário:

  •  Cartolina,
  •  Computador,
  •  Coleção de lápis.
Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pela participação nas aulas;
  • Pelo conhecimento angariado sobre o tema trabalhado;
  • Pela postura adquirida diante da luta pela preservação da natureza;
  • Por sua integração e colaboração com à turma na hora de realizar as atividades;
  • Pela sua capacidade de estabelecer ligações entre o conteúdo estudado e o mundo que o cerca;
  • Pela sua capacidade de se "ver" como parte da natureza, sendo afetado diretamente, dessa forma,  por todos os males infligidos pelo homem contra o meio ambiente.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.