20/05/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
A criança, na faixa etária de 5 anos de idade, poderá aprender com esta aula a:
Justificativa para a proposição das aulas: Num tempo em que a preservação da natureza se faz mais necessária do que nunca, é fundamental um conhecimento mais aprofundado, por parte das crianças, sobre os animais que sofrem ameaça de extinção para consolidar, ainda na infância, o entendimento de que somos partes da natureza e de que certamente sofreremos as conseqüências das nossas atitudes equivocadas num futuro próximo.
Atividade 1 – Dialogando sobre os sagüis
1º Momento: Seria interessante que o/a professor/a apresentasse à turma, para dar início aos estudos, o som produzido pelos sagüis, o qual está disponível em:
http://www.saudeanimal.com.br/sagui.htm
Depois da apresentação do vídeo, o/a professor/a poderá levantar os seguintes questionamentos:
2º Momento: Uma vez respondido os questionamentos, o/a professor/a poderá mostrar, por meio de um cartaz previamente confeccionado, as fotos de vários animais, de diferentes espécies, e perguntar aos alunos se eles seriam capazes de dizer qual o animal, dentre os presentes no cartaz, que produzia o som escutado. Depois deste momento, o professor começará, de fato, a dialogar com os alunos sobre os sagüis, levantando as idéias iniciais deles e registrando as falas dos mesmos.
Sagüi
3º Momento: O/a professor/a juntamente com as crianças poderão pesquisar sobre os sagüis na biblioteca da escola: nos livros, enciclopédias e /ou internet. De posse do material, o/a professor/a juntamente com as crianças deverão ler a pesquisa, enfatizando suas principais características, tais como: classe, fisiologia, tipos, habitat, alimentação, reprodução e organização social.
Atividade 2 - Releitura da foto do sagüi
1º Momento: O/a professor/a pedirá aos alunos que, inspirados na foto do sagüi no cartaz, reproduzam, ao modo deles, por meio de desenho e pintura, a figura do pequeno macaco. Para tanto, o professor deverá disponibilizar nas mesas: papel, lápis grafite, lápis de cor, gizes de cera, tintas guaches de cores variadas, pincéis, toalhas e potes com água.
Atividade 3 – Por que preservar os sagüis?
1º Momento: O/a professor/a deverá dar início à discussão, enfatizando a importância da preservação da natureza, já que muitas vezes o homem faz coisas que causam males às plantas, aos animais, aos rios e mares e, conseqüentemente a eles mesmos. As enchentes, por exemplo, muitas vezes são causadas pelas atitudes ruins que o homem pratica contra o meio ambiente. Dando prosseguimento, o/a professor/a explicará sobre o tráfico de animais silvestres, utilizando para ilustrar a explicação um vídeo sobre o assunto.
http://www.youtube.com/watch?v=-qDSe5GVGwg
Depois do vídeo, o/a professor/a lançará questionamentos para os alunos:
Ainda, o/a professor/a discutirá a importância dos sagüis para o meio ambiente, sobretudo no controle da população de insetos, bem como alertará que é necessário tomar cuidado, não entrando em contato direto com eles, pois são transmissores de doenças, como a herpes.
Para finalizar, o/a professor/a, com o auxílio das crianças, confeccionarão um cartaz sobre os animais em extinção, como meio de alertar a todos sobre a importância da luta pela preservação da natureza.
Atividade 4 – Jogo da verdade
1º Momento: Como uma maneira de constatar o conhecimento construído pelos alunos sobre o tema trabalhado, o/a professor/a fará um jogo da verdade com a turma, no qual escolhe-se alguns alunos da turma (o melhor é quando aparecem candidatos espontaneamente) para dizerem se as informações lidas pelo/a professor/a sobre o conteúdo estudado são verdadeiras ou falsas.
2º Momento: Por útimo, será feito um texto coletivo sobre o tema trabalhado, que ficará exposto para a apreciação de todos.
Material Necessário:
Alguns sites que abordam o tema:
O aluno será avaliado:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!