Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escultores famosos

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar escultura.
  • Conhecer escultores que se destacaram no passado no mundo e no Brasil.
  • Conhecer Rodin, Michel Ângelo, Aleijadinho, Mestre Vitalino, as carrancas do Nordeste, monumentos históricos que podem ser vistos em cidades do Brasil .
  • Socializar preferências e conhecimentos individuais.  
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor, em aulas anteriores, deverá conversar informalmente com os alunos para que eles tenham:

  • consciência de que escultura é arte.
  • predisposição e interesse por ampliar seus conhecimentos sobre cultura.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet;
  • trabalho em grupo.

Aula 1    

Atividade

Para motivar a turma, o professor começará distribuindo para leitura o texto abaixo xerocado, ou levará os alunos à sala de informática para o acessarem o texto no site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura 

Escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto. Embora possa ser utilizada para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. É considerada a quarta das artes clássicas. Através da maior parte da história, permaneceram as obras dos artistas que se utilizaram dos materiais mais perenes e duráveis possíveis como a pedra (mármore, pedra calcária, granito) ou metais (bronze, ouro, prata). Ou que usavam técnicas para melhorar a durabilidade de certos materiais (argila, terracota) ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (madeiras duráveis como ébano, jacarandá, materiais como marfim ou âmbar). Mas, de um modo geral, embora se possa esculpir em quase tudo que consiga manter por pelo menos algumas horas a forma idealizada (manteiga, gelo, cera, gesso, areia molhada), essas obras efêmeras não podem ser apreciadas por um público que não seja coevo. A escolha de um material normalmente implica na técnica a se utilizar. Cinzelação, é quando de um bloco de material, dele se retira o que excede à figura utilizando ferramentas de corte próprias, para pedra ou madeira; modelagem, é quando se agrega material plástico até conseguir o efeito desejado, para cera ou argila; fundição, é quando se verte metal quente em um molde feito com outros materiais. Modernamente, novas técnicas, como dobra e solda de chapas metálicas, moldagens com resinas, betão armado ou plásticos, ou mesmo a utilização da luz coerente para dar uma sensação de tridimensionalidade, têm sido tentadas e só o tempo dirá quais serão perenes. Através do tempo, algumas formas específicas de esculturas foram mais utilizadas que outras: O busto, espécie de retrato do poderoso da época; a estátua equestre, tipicamente mostrando um poderoso senhor em seu cavalo; fontes de água, especialmente em Roma, para coroar seus fabulosos aquedutos e onde a água corrente tinha um papel a representar; estátua, representando uma pessoa ou um deus em forma antropomórfica; alto ou baixo-relevo, o modo de ilustrar uma história em pedra ou metal;e o mobiliário, normalmente utilizado em jardins.

Após a exploração oral do texto, o professor deverá promover e orientar a seguinte discussão:

a-      As esculturas são muito usadas também, como peças decorativas em residências. Em sua casa há alguma peça decorativa? Fale sobre ela: de onde veio, que material foi usado, se você a considera de bom gosto...

b-      O texto que lemos diz, sem explicar, que  “A escultura é considerada a quarta das artes clássicas”. Em sua opinião, quais as artes clássicas que precedem a escultura? c-      Em sua cidade há esculturas em praças e diante de repartições públicas? Você vê importância nelas?

Em seguida, o professor apresentará imagens de alguns trabalhos que se destacam na escultura. As imagens poderão ser fotocopiadas ou colocadas em powerpoint. A listagem dos links de onde foram retiradas as imagens estão abaixo.

     

Imagens disponíveis nos sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Rodin  

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-119597036-carranca-tres-legitimas-antigas-madeira-pintada-_JM 

http://www.youtube.com/watch?v=glRHWCm8KvU 

http://www.youtube.com/watch?v=A9hUQ8g9ktI&feature=fvw 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sagrada_Familia.JPG 

Na sequência, o professor deverá  informar os nomes das imagens para seus alunos:

1- Carrancas de Madeira do Rio São Francisco

2- O Pensador - Rodin

3- Batalha entre Soldados Romanos e Dacos 

4- Sagrada Família

Aula 2

Atividade 1

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que eles acessem os sites abaixo. O objetivo é que tenham informações consideradas importantes na história da humanidade e que, se essas informações não forem dadas na escola, poderá ser-lhe mais difícil de obter fora dela. Os alunos lerão os textos disponíveis nos sites para enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

http://www.historiadaarte.com.br/imagens/cristocruz.jpg 

http://viamao.olx.com.br/carrancas-de-madeira-carrancas-do-rio-sao-francisco-totem-indigenas-canadenses-iid-3800884

http://pt.wikipedia.org/wiki/David_(Michelangelo)

http://www.youtube.com/watch?v=glRHWCm8KvU

http://www.youtube.com/watch?v=A9hUQ8g9ktI&feature=fvw     

http://www.suapesquisa.com/aleijadinho/  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sagrada_Familia.JPG  

Atividade 2

Após as consultas, os alunos deverão escolher um dos temas abaixo para escreverem um texto e apresentá-lo para a turma na próxima aula. O professor, além de cuidar para que os grupos não repitam temas, deverá apresentar o modelo de texto abaixo (xerocar) que contém: nome da obra, o que representa, curiosidades sobre obra e autor, onde a obra pode ser vista, referência bibliográfica. Os alunos deverão fazer o mesmo.

Temas para o trabalho: 1-Michelangelo,  2- Leonardo da Vinci,  3- Donatello,  4- Salvador Dali,   5- Aleijadinho, 6- Victor Brecheret  7-Gaudi,  8- Mestre Vitalino ... 9-O que são as carrancas do Nordeste e quais são os maiores artistas do gênero e obras. 10- Monumentos históricos que podem ser vistos em cidades do Brasil .   

Modelo: O Pensador é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação, lutando com uma poderosa força interna. Originalmente chamada de O Poeta. A escultura está nua porque Rodin queria uma figura heróica à la Michelangelo. Tornou-se propriedade da cidade de Paris graças a uma contribuição organizada pelos admiradores de Rodin. Mais de vinte cópias da escultura estão em museus em volta do mundo. Algumas destas cópias são versões ampliadas da obra original assim como as esculturas de diferentes proporções. O Instituto Ricardo Brennand na cidade do Recife, Pernambuco, possui uma réplica autorizada da obra, exposta nos seus jardins.

Texto adaptado de

http://www.bordadeiras.com.br/main/obras_imortais_0808.htm 

Aula 3

Atividade

Os alunos apresentarão oralmente o  trabalho de pesquisa para a turma. O professor deverá solicitar que cada grupo pense em uma forma criativa de apresentação. Por exemplo, em forma de jogral, em forma de notícias no jornal nacional, em forma de poesia, de teatro, com cartazes etc. O professor, ao final de cada apresentação poderá complementar as informações (caso sejam necessárias).

 

 

Recursos Complementares

O professor poderá ler sobre o tema em:

 JANSON, H. W. História da Arte.5ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 1992.

O professor deverá conhecer mais sobre o tema nos sites:

http://www.bicodocorvo.com.br/cultura/arte/esculturas-famosas 

http://bethccruz.blogspot.com/2009/03/esculturas-as-mais-famosas.html 

Avaliação

O professor deverá avaliar a participação e o envolvimento individual do aluno em cada uma das etapas. Para tanto, poderá criar uma ficha com itens relativos às habilidades e competências a serem trabalhadas nas atividades e preenchê-la ao longo do desenvolvimento dos trabalhos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.