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O Arremesso e o Passe no Basquetebol

 

16/05/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar as técnicas do Passe e do Arremesso no Basquetebol;

Aprender a dinâmica do jogo;

Aprender e executar difrentes tipos de movimentos de Passes e Arremessos;

Aprender regras do jogo.

Duração das atividades
4aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou laboratório de informática   

Material: livros, revistas, cartazes e artigos do voleibol

O professor vai trabalhar junto com a turma algumas definições do Passe e do Arremesso no Basquetebol. Também regras básicas do Basquetebol

BASQUETEBOL

www.cbb.com.br 

O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo vence.

São usadas, geralmente, no basquete, três posições: alas, pivôs e armador. Na maioria das equipes temos dois alas, dois pivôs e um armador

Armador ou base é como o cérebro da equipe. Planeja as jogadas e geralmente começa com a bola.

Ala e ala/armador ou extremos jogam pelos cantos. A função do ala muda bastante. Ele pode ajudar o jogador base, ou fazer muitas cestas.  

Ala/pivô e Pivô são na maioria das vezes, os mais altos e mais fortes. Com a sua altura, pegam muitos rebotes, fazem muitas enterradas e bandejas, e na defesa ajudam muito com os tocos.

www.portalsaofrancisco.com.br 

A competição é dirigida por:

Três árbitros

– Têm como função assegurarem o cumprimento das regras do jogo.

Um marcador e o seu auxiliar

– Têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registram os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas, etc.

O cronometrista

– Verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo Um operador de vinte e quatro segundos – controla os 24 segundos que cada equipe dispõe para a execução de uma jogada.       

REGRAS BÁSICAS

 Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas.   

 Início do jogo

– O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.   

 Duração do jogo 

– Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronômetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.   

 Reposição da bola em jogo  

- Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, exceto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.   

 Como jogar a bola

- A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contacto da bola com os pés ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.

 Pontuação  

- Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,25 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.

 Regra dos 5 segundos

- Um jogador que está sendo marcado não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.      

 Regra dos 3 segundos

- Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola.

 Regra dos 8 segundos

- Quando uma equipe ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.

 Regra dos 24 segundos

- Quando uma equipe está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para lançá-la ao cesto do adversário.

 Passos

– O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.   

 Faltas pessoais

– É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.   

 Falta antidesportiva

– Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objetivo de prejudicar a equipe adversária.   

 Falta técnica

– Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada falta.   

 Falta da equipe  

– Quando uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.   

 Número de faltas

– Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.

 Altura do aro

- A altura do aro até o solo é de 3,05 metros. Sendo na liga norte americana a NBA a altura é de 3,10 metros.   

PASSE 

www.desportoescolareb23manhente.blogsport.com/ 

O passe tem como objetivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo.

Existem vários tipos de passe: peito, picado, por cima com 2 mãos, lateral com 1 mão, por trás das costas, etc.

Passe com uma mão

www.desportoescolar.com.br 

Usado para lançar a bola mais longa.

Técnicas determinantes:

Jogue a bola com uma mão.

Passe de peito

www.softwarelivre.org 

Como o nome indica, com a bola à altura do peito é arremessada frontalmente na direção do alvo. Neste movimento os polegares é que darão força ao passe e as palmas das mãos deverão apontar para fora no final do gesto técnico.Utilizado para lançar a bola à curtas e médias distâncias.

Técnicas determinantes:

1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;

2. Avançar um dos apoios;

3. Executar um movimento de repulsão com os braços;

4. Executar a rotação dos pulsos;

5. Após a execução do passe, deve-se ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo.

Passe picado ou quicado

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Muito semelhante ao passe de peito, tendo em conta que o alvo inicial é o solo; O ressalto da bola terá um objetivo comum ao do passe de peito, isto é, a mão alvo do colega ou as zonas próximas do peito. É o passe que pode ser utilizado quando o jogador estiver sendo marcado.

Técnicas determinantes:

1.Colocar os cotovelos junto ao corpo;

2.Avançar um dos apoios;

3.Executar um movimento de repulsão com os braços.

Passe de ombro

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É utilizado nas situações que solicitam um passe comprido. A bola é lançada como no lançamento de uma bola no baseball (daí o nome). É um tipo de passe com uma trajetória linear (sem arco), e em direção ao alvo. É um passe realizado com apenas uma das mãos e utilizado para lançamentos em médias e longas distâncias, sendo muito utilizados em contra ataques.   

Técnicas determinantes:

1. Segurar a bola com as duas mãos e por cima do ombro;

2. Colocar o cotovelo numa posição levantada;

3. Avançar o corpo e a perna do lado da bola;

4. Fazer a extensão do braço e finalizar o passe para as distancias maiores.     

Passe por cima da cabeça

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É usado quando existe um adversário entre dois jogadores da mesma equipe.Também utilizado para lançamentos em curtas e médias distâncias, sendo mais específicos para os pivôs.

Técnicas determinantes:

1. Elevar os braços acima da cabeça;

2. Avançar um dos apoios;

3. Executar o passe com o movimento dos pulsos e dos dedos 

ARREMESSO

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Driblar e jogar a bola na cesta.

Bandeja

É um arremesso que tem que dar dois passos: o primeiro de equilíbrio e o segundo de distância. Que pode ser feito em movimento com passe ou driblando. Com uma das mãos Partindo da posição fundamental, com o peso do corpo na perna da frente, a bola na altura do peito, o jogador flexionará as pernas simultaneamente a elevação da bola acima da cabeça.

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Jump  

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Driblando em direção a cesta e parando numa posição de equilíbrio, flexionando as pernas, saltar elevando a bola acima e à frente da cabeça com ambas as mãos e executar o arremesso no momento mais alto do pulo.

Assistência 

 

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É um passe certeiro que encontra outro companheiro de equipe, livre de marcação, e acaba convertido em cesto. O jogador que faz a assistência é tão importante como o jogador que marca o cesto.

Enterradas

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É movimento que conjuga o salto e a colocação com firmeza da bola diretamente na cesta. Ponte-aérea É quando um jogador lança a bola diretamente a um de seus parceiros, que pula recebe a bola e finaliza a jogada arremessando a bola antes de tocar o chão. Também pode ser feita com um jogador arremessando a bola na tabela com outro jogador pegando o rebote e finalizando a jogada imediatamente em seguida com arremesso ou enterrada.

AULA 02

Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou qiualquer espaço que possibilite a execução da atividade.    

Material: bolas de basquetebol

ATIVIDADE I

Atividades propostas para o Manejo da bola

1) Os alunos ficarão espalhados pela quadra e ao comando do professor realizarão corridas para frente ou para traz e lateral quicando a bola de basquete e alternando com o braço direito e esquerdo. 

2) Os alunos ficarão correndo a vontade pela quadra e quicando a bola de basquete e ao apito do professor deverão tocar uma linha da quadra.

3) Os alunos serão divididos em duplas onde um aluno jogará a bola para cima e o seu parceiro tentará pegá-la com as duas mãos e mais ou menos na altura da cintura.

4) Os alunos deverão quicar a bola e fazer um movimento de rotação da bola pelo corpo utilizando as duas mãos.

ATIVIDADE II

Atividades propostas para o Passe de Peito e o Passe Picado

1) Os alunos ficarão de frente um para o outro e executarão o passe de peito

2) Os alunos divididos em duplas e um aluno correrá de frente e o outro de costas até o final da quadra executando o passe de peito

3) Os alunos divididos em duplas e um aluno ficará parado e o outro faz um deslocamento lateral executando um passe picado, depois alterna a posição.

4) Os alunos divididos em trios e os alunos executarão passes picado um para o outro de um lado à outro da quadra.

AULA 03

Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou qiualquer espaço que possibilite a execução da atividade.     

Material: bolas de basquetebol

ATIVIDADE I

Atividades propostas para o Passe de Peito, Passe Picado, Passe Ombro e Por Cima da Cabeça

1) Os alunos divididos em trios, executarão o passe de peito e ombro, onde o primeiro aluno lança a bola para o segundo com o passe de peito, o segundo lança para o terceiro também com passe de peito e o terceiro lança com o passe de ombro. Fazer esta atividade por cinco vezes depois mudam de posição.

2) Formar quatro colunas dispostas na forma de um quadrado no centro da quadra, onde os alunos farão passes alternados (peito, picado, ombro, por cima da cabeça). Após lançada a bola o aluno mudará de posição para a coluna a sua frente.

3) Os alunos formarão um círculo e tenarão trocar passes sem que os alunos do centro consigam recuperar a bola e caso aconteça a posição inverterá.

4) Em duplas, ambos com bolas, farão ao mesmo tempo o passe de peito e passe picado.

ATIVIDADE II

O professor dividirá a turma em dois times e realizará um jogo de basquete.

AULA 04

Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou qiualquer espaço que possibilite a execução da atividade.     

Material: bolas de basquetebol e giz

ATIVIDADE I

1) O professor fará uma marcação na parede e o aluno tentará arremessar a bola para acertar esta marca na parede.

2) O professor dividirá a turma em quatro colunas de frente para as tabelas dos dois lados da quadra e os alunos farão o arremesso, afastando a coluna ao paso que chegar ao primeiro aluno que arremesou.

3) Os alunos divididos em duas colunas no meio da quadra trocam passes e arremessam a bola ao chegar perto do garrafão.

4) Cada aluno com uma bola e em fila, realizará um lance livre e depois volta para o final da fila.

5) O professor marcará cinco pontos de arremesso com cones perto do garrafão e colocando um aluno em cada posição de arremesso e os restante dos alunos ficarão no fundo da quadra posicionados em cinco colunas. Os alunos na posição de arremessador receberão o passe, farão o arremeso e irão para o final da fila.

6)  O professor organizará um jogo no final da aula observando a evolução dos alunos e fazendo as correções solicitadas para um melhor aprendizado da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos vivenciaram de forna lúdica e prazerosa os movimentos do Passe e do Arremesso?

O quanto esta aula contribuiu para o desenvolvimento basquetebol praticado pela turma?

A aula teve uma participação satisfatória dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 11/13 - 84.62%
  • Quatro estrelas 2/13 - 15.38%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
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