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As instâncias administrativas e suas competências

 

07/05/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-          Identificar as instâncias administrativas a nível federal, estadual e municipal.

-          Perceber que os serviços públicos não são dádivas “do governo” que todos contribuem para mantê-los.

-          Perceber a importância de  cobrar  sua qualidade e eficiência

-          Perceber a importância de fiscalizar  a atuação do governo de seu país, estado e       município.

Duração das atividades
03 encontros ou 150 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos de leitura que permitam ao aluno acompanhar as aulas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas 

Observação e exploração de mapa 

Discussão

Uso do laboratório de informática

Trabalho de grupo

Pesquisa

Exposição para  a apresentação de material     

 

Desenvolvimento   

1º passo:

 -  O professor propõe à turma  trabalhar  no laboratório de informática disponibilizando, na tela do computador, para seus alunos, vários mapas: mapas de regiões do Brasil, de estados ou mesmo de município.  (Consusltar links nos recursos educacionais). caso não haja um laboratório de informática , o professor levará para a sala mapas e/ou atlas com o mapa político do Brasil com as características citadas acima.

- De posse dos mapas, o professor deixará  que os alunos leiam e façam algum comentário que desejarem.

- Em seguida, o professor conduz os alunos  para o trabalho com o mapa político do Brasil, solicitando-os que observem  as subdivisões do território brasileiro, fazendo com que eles percebam que o Brasil está dividido em Estados e em divisões menores como os municípios.

- Para socializar as observações, o professor propõe as seguintes questões:  

a) Qual é o seu estado? Identifique-o no mapa.

b) Quem é o chefe de governo de seu Estado? Essa informação está no mapa? Por que?

c) Em qual cidade você mora? Localize-a no mapa. Caso ela não esteja no mapa, por que você acha que isso aconteceu?

d) Em qual município está sua cidade? É possível localizá-lo nesse mapa? Por que?     

 

2º passo: 

- A partir das discussões anteriores, o professor promove, oralmente, uma síntese das informações adquiridas no primeiro passo da aula. Em seguida, problematiza: Num país de dimensões tão grandes, como é feita a administração deste país?

- A turma é dividida em grupos para que realizem o planejamento da pesquisa que farão sobre as administrações públicas em seus diferentes níveis: federal, estadual e municipal e suas diferentes funções, cujas informações serão apresentadas em uma exposição.  

 

 3º passo: 

- O professor planeja coletivamente a pesquisa e para isso propõe que o grupo siga as seguintes orientações:

a) Fazer uma lista do que já sabem sobre a administração pública em seus diferentes níveis: federal, estadual e municipal e suas diferentes funções

b) Fazer uma lista do que não sabem e desejam saber sobre a administração pública em seus diferentes níveis: federal, estadual e municipal e suas diferentes funções

c) Levantar as fontes onde poderão buscar as informações que desejam ( ver em recursos  complementares uma relação de bibliografia sobre administração pública).

d) Definir como as informações coletadas serão apresentadas para outras pessoas: resumo, esquema, música, teatro, relatório, etc...

e) Combinar os materiais que deverão ser trazidos para a realização da pesquisa.  

 

 4º passo:   

- O professor organiza a turma e os materiais necessários para a realização da pesquisa  do passo anterior e a turma inicia o trabalho.    

 

 5º passo:

 - O professor propõe o planejamento coletivo da exposição das informações coletadas na pesquisa. Nesse planejamento não se pode esquecer: local, data, como serão organizados os produtos gerados pela pesquisa ( música, relatório, teatro, esquema,etc...), os convites para as pessoas visitarem a exposição, etc...

 -  Após a realização da exposição, o professor propõe uma avaliação dessa atividade de forma que os alunos levantem os aspectos positivos e negativos do trabalho realizado.      

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Ao final do trabalho será feita uma avaliação oral coletiva  com o objetivo específico detectar o que foi positivo e o que foi negativo na realização da aula como um todo. Essa exposição, com as informações colhidas sobre o tema em questão,  também será um instrumento com o qual o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos.

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