07/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
- Identificar as instâncias administrativas a nível federal, estadual e municipal.
- Perceber que os serviços públicos não são dádivas “do governo” que todos contribuem para mantê-los.
- Perceber a importância de cobrar sua qualidade e eficiência
- Perceber a importância de fiscalizar a atuação do governo de seu país, estado e município.
Conhecimentos de leitura que permitam ao aluno acompanhar as aulas.
Estratégias utilizadas
Observação e exploração de mapa
Discussão
Uso do laboratório de informática
Trabalho de grupo
Pesquisa
Exposição para a apresentação de material
Desenvolvimento
1º passo:
- O professor propõe à turma trabalhar no laboratório de informática disponibilizando, na tela do computador, para seus alunos, vários mapas: mapas de regiões do Brasil, de estados ou mesmo de município. (Consusltar links nos recursos educacionais). caso não haja um laboratório de informática , o professor levará para a sala mapas e/ou atlas com o mapa político do Brasil com as características citadas acima.
- De posse dos mapas, o professor deixará que os alunos leiam e façam algum comentário que desejarem.
- Em seguida, o professor conduz os alunos para o trabalho com o mapa político do Brasil, solicitando-os que observem as subdivisões do território brasileiro, fazendo com que eles percebam que o Brasil está dividido em Estados e em divisões menores como os municípios.
- Para socializar as observações, o professor propõe as seguintes questões:
a) Qual é o seu estado? Identifique-o no mapa.
b) Quem é o chefe de governo de seu Estado? Essa informação está no mapa? Por que?
c) Em qual cidade você mora? Localize-a no mapa. Caso ela não esteja no mapa, por que você acha que isso aconteceu?
d) Em qual município está sua cidade? É possível localizá-lo nesse mapa? Por que?
2º passo:
- A partir das discussões anteriores, o professor promove, oralmente, uma síntese das informações adquiridas no primeiro passo da aula. Em seguida, problematiza: Num país de dimensões tão grandes, como é feita a administração deste país?
- A turma é dividida em grupos para que realizem o planejamento da pesquisa que farão sobre as administrações públicas em seus diferentes níveis: federal, estadual e municipal e suas diferentes funções, cujas informações serão apresentadas em uma exposição.
3º passo:
- O professor planeja coletivamente a pesquisa e para isso propõe que o grupo siga as seguintes orientações:
a) Fazer uma lista do que já sabem sobre a administração pública em seus diferentes níveis: federal, estadual e municipal e suas diferentes funções
b) Fazer uma lista do que não sabem e desejam saber sobre a administração pública em seus diferentes níveis: federal, estadual e municipal e suas diferentes funções
c) Levantar as fontes onde poderão buscar as informações que desejam ( ver em recursos complementares uma relação de bibliografia sobre administração pública).
d) Definir como as informações coletadas serão apresentadas para outras pessoas: resumo, esquema, música, teatro, relatório, etc...
e) Combinar os materiais que deverão ser trazidos para a realização da pesquisa.
4º passo:
- O professor organiza a turma e os materiais necessários para a realização da pesquisa do passo anterior e a turma inicia o trabalho.
5º passo:
- O professor propõe o planejamento coletivo da exposição das informações coletadas na pesquisa. Nesse planejamento não se pode esquecer: local, data, como serão organizados os produtos gerados pela pesquisa ( música, relatório, teatro, esquema,etc...), os convites para as pessoas visitarem a exposição, etc...
- Após a realização da exposição, o professor propõe uma avaliação dessa atividade de forma que os alunos levantem os aspectos positivos e negativos do trabalho realizado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_do_Brasil
http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-estado-brasileiro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_do_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Pol%C3%ADtica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_brasileiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil
http://www.brasilescola.com/politica/administracao-publica.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivis%C3%B5es_do_Brasil
http://www.coladaweb.com/politica/tres-poderes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poder_Judici%C3%A1rio_do_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mara_municipal_(Brasil)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidades_federativas_do_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivis%C3%B5es_do_Brasil
http://www.brasilrepublica.com/mapa.htm
http://www.miniweb.com.br/cidadania/Cidadania/sistema_governo.html
http://www.brasil.gov.br/sobre/o-brasil/estado-brasileiro/sistema-politico
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Ao final do trabalho será feita uma avaliação oral coletiva com o objetivo específico detectar o que foi positivo e o que foi negativo na realização da aula como um todo. Essa exposição, com as informações colhidas sobre o tema em questão, também será um instrumento com o qual o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos.
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