07/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Leitura de texto impresso
Interpretação oral
Discussão
Estudo do Vocabulário
O aluno deve ter um conhecimento de leitura para poder explorar melhor as informações.
Estratégias utilizadas
Leitura de texto.
Discussão.
Desenvolvimento
1º passo:
- O professor nesta aula tem como objetivo clarear para seus alunos o significado do regime de governo adotado no Brasil.O processo histórico não é neste momento o foco do professor. É importante partir do nível de informações que os alunos já possuem por meio de suas experiências de vida. Indagar quais são estes conhecimentos é um importante ponto de partida para o trabalho do professor nessa aula.
- Para atender seu objetivo inicial, o professor pode iniciar uma conversa, indagando dos alunos:
a) Quem sabe dizer qual é a forma ou o regime de governo do Brasil?
b) Quem é o chefe de Estado do Brasil nesse regime? Caso seja preciso o professor conduz a turma para que digam: o Presidente da República. É provável que algum aluno cite o nome do Lula ,mas o professor aproveita a oportunidade para reforçar que Lula é o atual chefe de Estado ou Chefe de governo do Brasil.
c) Será que o Brasil sempre teve esta forma de governo?
d) Vocês conhecem outras formas de governo diferentes da que o Brasil adota atualmente?
e) Você gostaria que o Brasil adotasse outra forma de governo? Qual? Por que ?
2º passo:
- O professor distribui o texto “ Política do Brasil” e propõe a leitura do mesmo, que pode ser feita pelo próprio professor ou pelos alunos.
- O professor faz uma nova leitura do texto.
Política do Brasil
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário. O Estado brasileiro é uma federação pois é composto de estados dotados de autonomia política garantida pela Constituição Federal e do poder de promulgar suas próprias Constituições. É uma república presidencialista porque as funções de chefe de Estado e chefe de governo estão reunidas em um único órgão: o Presidente da República.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_do_Brasil
- O professor lista no quadro essas palavras ou expressões e começa uma discussão com a turma no sentido de que possam entender o significado de cada uma delas. Enquanto os alunos vão se manifestando, o professor pode ir fazendo os comentários necessários e no final, pode ser entregue o texto Estudo do vocabulário para que os alunos tenham a discussão realizada anteriormente documentada (ver em recursos educacionais).
- O professor propõe uma nova leitura do texto e avalia se, após o estudo do vocabulário, o texto foi melhor compreendido pelos alunos.
Democracia representativa é o ato de um grupo ou pessoa ser eleito, normalmente por democracia representativa votação, para "representar" um povo ou uma população, isto é, para agir, falar e decidir em "nome do povo". Os "representantes do povo" se agrupam em instituições chamadas Parlamento, Congresso ou Assembléia da República
http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_representativa
Chefe de governo é uma posição ocupada, num sistema parlamentarista de governo, pelo indivíduo que exercerá as funções executivas e/ou a função de chefiar o Poder Executivo. Geralmente, nomeará um gabinete e ditará políticas públicas. O chefe de governo parlamentarista não cumpre mandato predeterminado e pode ser destituído a qualquer momento pelo Parlamento se perder apoio ou for reprovado num voto de confiança. Em sistemas presidencialistas, o Chefe de Estado (normalmente chamado de presidente) ocupa também a Chefia de Governo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chefe_de_governo
Um chefe de Estado é o mais alto representante público de um Estado, nação, federação ou confederação, cujo papel inclui geralmente a personificação da continuidade e legitimidade do Estado e o exercício de poderes, funções e deveres atribuídos ao chefe de Estado pela Constituição do país. Nas palavras com que Charles de Gaulle descreveu o papel que idealizou para o presidente francês quando redigiu a Constituição moderna de França, um chefe de Estado deve incorporar o "espírito da nação" perante a própria nação e o mundo: une certaine idée de la France. Numa monarquia, o monarca é o chefe de Estado, como no caso da Inglaterra. Numa república, o chefe de Estado recebe geralmente o título de presidente (como em Portugal e no Brasil), embora alguns líderes tenham assumido outros títulos. Em alguns países que adotam o sistema presidencialista, o chefe de Estado acumula as funções de chefe de Governo, como é o caso do Brasil.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chefe_de_Estado
3º passo:
- Após o trabalho anterior, o professor propõe a discussão das questões abaixo:
a) Como o texto explica o Brasil ser uma República?
b) O que significa a frase: “É eletivo e temporário”.
c) O Estado brasileiro é uma federação. Como você explica esta afirmativa? Nesse momento é importante que o professor reforce a idéia de que os Estados do Brasil têm autonomia para exercerem o seu governo, ter uma Constituição própria, mas não podem contradizer o que diz a Constituição do Brasil.
d) Você conhece algum país onde o chefe de Estado não é um presidente? Qual?
e) Monarquia é outra forma de governo existente no mundo. O Reino Unido do qual a Inglaterra faz parte é uma Monarquia.Você sabe o nome do chefe de Estado deste país?
4º passo:
- O professor propõe aos alunos que façam uma pesquisa sobre os países que hoje ocupam as manchetes dos jornais, tais como: Iraque, Cuba, Estados Unidos, etc... procurando saber: o regime de governo e o chefe de governo de cada um deles.
5º passo:
- Com os dados trazidos pelos alunos, o professor propõe a montagem de um mural com essas informações. É importante em cada país retratado, que a forma de governo e o chefe de governo sejam escritos em uma ficha.
- Após a montagem do mural, o professor solicita que o alunos escreva um parágrafo falando sobre o que aprenderam sobre o regime de governo brasileiro. Essa produção poderá ser colocada também no mural.
Outros links para consulta:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_do_Brasil
http://www.pesquisaescolar.com.br/pesquisaescolar/procura%2Dse/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_socialistas
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. As respostas retiradas do texto, o mural elaborado e o texto produzido pelos alunos indicam o nível de aprendizagem e compreensão do assunto tratado e se constituem em instrumentos de avaliação do trabalho realizado.
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