Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O regime de governo brasileiro

 

07/05/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Leitura de texto impresso   

Interpretação oral   

Discussão

Estudo do Vocabulário

Duração das atividades
02 aulas/ 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter  um conhecimento de leitura para poder explorar melhor as informações.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas

 Leitura de texto.  

Discussão.    

 

 Desenvolvimento   

1º passo: 

- O professor nesta aula tem como objetivo clarear para seus alunos o significado do regime de governo adotado no Brasil.O processo histórico não é neste momento o foco do professor. É importante  partir do nível de informações que os alunos já possuem por  meio de suas experiências de vida. Indagar quais são estes conhecimentos é um importante ponto de partida para o trabalho do professor nessa aula.

- Para atender seu objetivo inicial, o professor pode iniciar uma conversa, indagando dos alunos:   

a)  Quem sabe  dizer   qual é a forma ou o regime de governo do Brasil?

b) Quem é o chefe de Estado do Brasil nesse regime? Caso seja preciso o professor conduz a turma para que digam: o Presidente da República.  É provável que algum aluno cite o nome do Lula ,mas o professor aproveita a oportunidade para reforçar que Lula é o atual chefe de Estado ou Chefe de governo do Brasil.

c) Será que o Brasil sempre teve esta forma de governo?

d) Vocês conhecem outras formas de governo diferentes da que o Brasil adota atualmente?

e) Você gostaria que o Brasil adotasse outra forma de governo? Qual? Por que ?     

 

2º passo: 

- O professor  distribui o texto “ Política do Brasil”  e propõe a leitura do mesmo, que pode ser feita pelo próprio professor ou pelos alunos.

- O professor faz uma nova leitura do texto.

                                                  Política do Brasil    

O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário. O Estado brasileiro é uma federação pois é composto de estados dotados de autonomia política garantida pela Constituição Federal e do poder de promulgar suas próprias Constituições. É uma república presidencialista  porque as funções de chefe de Estado e chefe de governo estão reunidas em um único órgão: o Presidente da República.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_do_Brasil   

- O professor lista no quadro essas palavras ou expressões e começa uma discussão com a turma no sentido de que possam entender o significado de cada uma delas. Enquanto os alunos vão se manifestando, o professor pode ir fazendo os comentários necessários e no final, pode ser entregue o texto Estudo do vocabulário para que os alunos tenham a discussão realizada anteriormente documentada (ver em recursos educacionais).

- O professor propõe uma nova leitura do texto e avalia se, após o estudo do vocabulário, o texto foi melhor compreendido pelos alunos.     

 Democracia representativa é o ato de um grupo ou pessoa ser eleito, normalmente por democracia representativa votação, para "representar" um povo ou uma população, isto é, para agir, falar e decidir em "nome do povo". Os "representantes do povo" se agrupam em instituições chamadas Parlamento, Congresso ou Assembléia da República

http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_representativa      

Chefe de governo é uma posição ocupada, num sistema parlamentarista de governo, pelo indivíduo que exercerá as funções executivas e/ou a função de chefiar o Poder Executivo. Geralmente, nomeará um gabinete e ditará políticas públicas. O chefe de governo parlamentarista não cumpre mandato predeterminado e pode ser destituído a qualquer momento pelo Parlamento se perder apoio ou for reprovado num voto de confiança. Em sistemas presidencialistas, o Chefe de Estado (normalmente chamado de presidente) ocupa também a Chefia de Governo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chefe_de_governo        

Um chefe de Estado é o mais alto representante público de um Estado, nação, federação ou confederação, cujo papel inclui geralmente a personificação da continuidade e legitimidade do Estado e o exercício de poderes, funções e deveres atribuídos ao chefe de Estado pela Constituição do país. Nas palavras com que Charles de Gaulle descreveu o papel que idealizou para o presidente francês quando redigiu a Constituição moderna de França, um chefe de Estado deve incorporar o "espírito da nação" perante a própria nação e o mundo: une certaine idée de la France. Numa monarquia, o monarca é o chefe de Estado, como no caso da Inglaterra. Numa república, o chefe de Estado recebe geralmente o título de presidente (como em Portugal e no Brasil), embora alguns líderes tenham assumido outros títulos. Em alguns países que adotam o sistema presidencialista, o chefe de Estado acumula as funções de chefe de Governo, como é o caso do Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chefe_de_Estado    

3º passo: 

- Após o trabalho anterior,  o professor propõe a discussão das questões abaixo:

a) Como o texto explica  o Brasil ser uma República?

b) O que significa a frase: “É eletivo e temporário”.

c) O Estado brasileiro é uma federação. Como você explica esta afirmativa? Nesse momento é importante que o  professor reforce a idéia de que os Estados do Brasil têm autonomia para exercerem o seu governo, ter uma Constituição própria, mas não podem contradizer o que diz a Constituição do Brasil.

d) Você conhece algum país onde o chefe de Estado não é um presidente? Qual?

e) Monarquia é outra forma de governo existente no mundo. O Reino Unido do qual a Inglaterra faz parte é uma Monarquia.Você sabe o nome do chefe de Estado deste país?  

 

 4º passo:

 - O professor propõe aos alunos que façam uma pesquisa sobre os países que hoje ocupam as manchetes dos jornais, tais como: Iraque, Cuba, Estados Unidos, etc... procurando saber: o regime de governo e o chefe de governo de cada um deles.     

 

5º passo: 

- Com os dados trazidos pelos alunos, o professor propõe a montagem de um mural com essas informações. É importante em cada país retratado, que a forma de governo e o chefe de governo sejam escritos em uma ficha.

- Após a montagem do mural, o professor solicita que o alunos escreva um parágrafo falando sobre o que aprenderam sobre  o regime de governo brasileiro. Essa produção poderá ser colocada também no mural.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. As respostas retiradas do texto, o mural elaborado e o texto produzido pelos alunos  indicam o nível de aprendizagem e compreensão do assunto tratado e se constituem  em  instrumentos de avaliação do trabalho realizado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.