07/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
- Manusear um exemplar da Constituição Brasileira.
- Observar como a Constituição normaliza a organização do Sistema Político brasileiro, os direitos e deveres do cidadão .
- Familiarizar com a Constituição Brasileira.
- Interpretar e discutir artigo da Constituição relacionado ao cotidiano do educando.
Habilidades de leitura que permitam o aluno acompanhar o processo de aprendizagem.
As estratégias a serem utilizadas são:
- Leitura
- Aula dialogada
- Produção de texto.
DESENVOLVIMENTO
1º passo:
- O professor inicia aula dividindo a turma em grupos e disponibiliza para os alunos alguns exemplares da Constituição Brasileira.
- O professor solicita que os alunos façam uma leitura livre do material: manusear, ler alguma parte que tenha chamado sua atenção.
Em seguida, socializa o que viram, o que leram, o que chamou a atenção de cada um.
2º passo:
O professor realiza uma leitura orientada e para isso propõe as seguintes questões:
a)Abram o livro no índice.
b) Vamos trabalhar com o Título III. Qual o número da página que inicia este capítulo? Abram o livro na página indicada.
c) Qual o assunto do Título III?
d) O Art.18 nos fala de como o Brasil está organizado politicamente.
e) O que determina o § (parágrafo) 1º do Art.18 ?
f) O Art.19 tem três incisos. Leiam estes incisos. O que cada um deles quer dizer?
g) Qual a sua opinião sobre o inciso III do Art.19?
3º passo
O professor continua a discussão questionando:
a) Alguém já se sentiu discriminado em função de seu tom de pele? Como foi essa experiência?
b) Será que a nossa Constituição protege quem sofre este tipo de discriminação?
c) Qual sua opinião a respeito desse tipo de discriminação?
- O professor solicita que os alunos abram a Constituição no título II e observem o Art 5º que tem vários incisos que se referem aos direitos e garantias coletivos.
- O professor faz ou pede a leitura do Art.5º.
Em seguida, solicita que a turma identifique e leia o inciso XLII e propõe as questões para discussão:
a) O que você entendeu quando leu este inciso?
b) Como é punido, no Brasil, quem comete a prática do racismo?
c) Você já ouviu dizer que alguém praticou um crime e pagou uma fiança e ficou livre para responder o process
d) O que acontece quando se comete um crime de prática de racismo?
e) O que significa um crime imprescritível?
f) Alguém conhece algum indivíduo condenado por praticar o crime de racismo? Como foi?
g) Se você sofrer este crime quem você procuraria para dar queixa?
- O professor ouve os alunos fazendo os comentários necessários e orienta-os a procurarem uma delegacia mais próxima e fazer uma queixa contra o agressor.
4º passo
- O professor divide a turma em grupos e solicita que cada um escolha, da Constituição, um título e dentro dele um artigo.
- O grupo deverá ler o assunto escolhido e escrever um texto argumentando contra ou a favor do que prega a Constituição. É interessante, antes da escrita do texto, estabelecer, mais claramente as condições de produção, que podem ser, por exemplo:
a) Quem vai escrever o texto: O aluno vai se colocar no lugar de um cidadão que foi discriminado pela sua cor.
b) Quem vai ser o leitor do texto: Os leitores do jornal da cidade.
c) Qual o assunto do texto a ser escrito: A discriminação sofrida.
d) Para que o texto vai ser escrito: argumentar contra a discriminação.
e) Qual gênero textual vai ser escrito: Uma carta do leitor.
- Após a produção, o professor socializa os textos escritos e faz os comentários necessários. É importante ressaltar que conhecer o documento que normaliza a nossa vida é um ato de cidadania
Volumes da Constituição Brasileira
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. As manifestações acerca do entendimento aos artigos e incisos lidos indicam o nível de aprendizagem e compreensão do assunto tratado e se constituem em instrumentos de avaliação do trabalho realizado.
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