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A Constituição Brasileira

 

07/05/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Manusear um exemplar da Constituição Brasileira.        

- Observar como a Constituição normaliza a organização do Sistema Político brasileiro, os direitos e deveres do cidadão .        

- Familiarizar com a Constituição Brasileira.          

- Interpretar e discutir artigo da Constituição relacionado ao cotidiano do educando.

Duração das atividades
02 aulas ou 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades de leitura que permitam o aluno acompanhar o processo de aprendizagem.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- Leitura 

- Aula dialogada

- Produção de texto.

DESENVOLVIMENTO

1º passo:

- O professor inicia aula dividindo a turma em grupos e disponibiliza para os alunos alguns exemplares da Constituição Brasileira.

- O professor solicita que os alunos façam uma leitura livre do material: manusear, ler alguma parte que tenha chamado sua atenção.

Em seguida, socializa o que viram, o que leram, o que chamou a atenção de cada um.

2º passo:        

O professor realiza uma leitura orientada e para isso propõe as seguintes questões:

a)Abram o livro no índice.           

b) Vamos trabalhar com o Título III. Qual o número da página que inicia este capítulo? Abram o livro na página indicada.           

c) Qual o assunto do Título III?           

d) O Art.18 nos fala de como o Brasil está organizado politicamente.           

e) O que determina o § (parágrafo) 1º do Art.18 ?            

f) O Art.19 tem três incisos. Leiam estes incisos. O que cada um deles quer dizer?          

g) Qual a sua opinião sobre o inciso III do Art.19?

3º passo

 O professor continua a discussão questionando:          

a) Alguém já se sentiu discriminado em função de seu tom de pele? Como foi essa experiência?           

b) Será que a nossa Constituição protege quem sofre este tipo de discriminação?           

c) Qual sua opinião a respeito desse tipo de discriminação?

- O professor solicita que os alunos abram a Constituição no título II e observem o Art 5º que tem vários incisos que se referem aos direitos e garantias coletivos.

- O professor faz ou pede a leitura do Art.5º.

Em seguida, solicita que a turma identifique e leia o inciso XLII e propõe as questões para discussão:           

a) O que você entendeu quando leu este inciso?             

b) Como é punido, no Brasil, quem comete a prática do racismo?            

c) Você já ouviu dizer que alguém praticou um crime e pagou uma fiança e ficou livre para responder o process             

d) O que acontece quando se comete um crime de prática de racismo?           

e) O que significa um crime imprescritível?           

f) Alguém conhece algum indivíduo condenado por praticar o crime de racismo? Como foi?           

g) Se você sofrer este crime quem você procuraria para dar queixa?

- O professor ouve os alunos fazendo os comentários necessários e orienta-os a procurarem uma delegacia mais próxima e fazer uma queixa contra o agressor.

4º passo

- O professor divide a turma em grupos e solicita que cada um escolha, da Constituição, um título e dentro dele um artigo.

- O grupo deverá ler o assunto escolhido e escrever um texto argumentando contra ou a favor do que prega a Constituição. É interessante, antes da escrita do texto, estabelecer, mais claramente as condições de produção, que podem ser, por exemplo:

a) Quem vai escrever o texto: O aluno vai se colocar no lugar de um cidadão que foi discriminado pela sua cor.

b) Quem vai ser o leitor do texto: Os leitores do jornal da cidade.   

c) Qual o assunto do texto a ser escrito: A discriminação sofrida.

d) Para que o texto vai ser escrito: argumentar contra a discriminação.  

e) Qual gênero textual vai ser escrito: Uma carta do leitor.

-  Após a produção, o professor socializa os textos escritos e faz os comentários necessários. É importante ressaltar que conhecer o documento que normaliza a nossa vida é um ato de cidadania

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. As manifestações acerca do entendimento aos artigos e incisos lidos indicam o nível de aprendizagem e compreensão do assunto tratado e se constituem  em  instrumentos de avaliação do trabalho realizado.

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