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Organização e participação da sociedade brasileira

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-   Reconhecer-se como cidadão responsável pelas atitudes de cobrança por uma sociedade mais justa.

-  Identificar o papel do Estado e da Sociedade na efetivação dos deveres do cidadão . 

- Identificar-se como cobrador da qualidade e eficiência das administrações públicas.

- Inventariar e comentar experiências de organização e ação coletiva vividas  ou conhecidas pelos alunos.  

Duração das atividades
03 aulas ou 150 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos de leitura que permitam ao aluno assimilar conhecimentos trabalhados  em aula.  

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

Leitura de Texto

Debate

Aula dialogada

Interpretação de  texto

Produção de texto   

 

Desenvolvimento  

 1º passo:   

- Para iniciar a aula e motivar os alunos, o professor  propõe uma  conversa sobre a maneira como as pessoas se relacionam em busca da sobrevivência ou mesmo em caso de tragédias como aconteceu recentemente no Brasil por causa das chuvas. É importante que nessa conversa, o professor ajude os alunos a compreenderem  a complexidade das relações sociais  e a necessidade de superar as atitudes de passividade, de adesão ou contestação frente às dificuldades do seu cotidiano. O aluno precisa  entender que todos podem cobrar a qualidade e eficiência dos órgãos públicos.   

 

2º passo: 

- Distribuir para os alunos a notícia:  ÓRGÃOS PÚBLICOS E ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL MOBILIZAM-SE PELA APROVAÇÃO DO PROJETO FICHA LIMPA.

Texto impresso:     

ÓRGÃOS PÚBLICOS E ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL MOBILIZAM-SE PELA APROVAÇÃO DO PROJETO FICHA LIMPA   

26/3/2010 18h35

Grupo vai pedir apoio dos deputados e senadores pernambucanos ao projeto de lei que  busca impedir a candidatura de políticos condenados por crimes graves. Cerca de 50 representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 26 de março, na sede da Procuradoria Regional da República da 5.ª Região, órgão do Ministério Público Federal (MPF). No encontro, organizado pelo Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (Focco-PE), foram definidas estratégias para buscar a aprovação do Projeto Ficha Limpa (Projeto de Lei Complementar n.º 518/2009), que tramita no Congresso Nacional. Os participantes da reunião irão elaborar e assinar uma carta a ser enviada para todos os deputados e senadores de Pernambuco, pedindo apoio para a aprovação do Projeto Ficha Limpa. O grupo também vai divulgar, tanto na página do Focco-PE (www.prr5.mpf.gov.br/forum) quanto na imprensa, os e-mails desses parlamentares, para que cada eleitor possa enviar uma mensagem e fazer uma pressão legítima junto a seus representantes. Nos dias que antecedem a votação do Projeto Ficha Limpa, prevista para acontecer no próximo dia 7 de abril, alguns atos públicos serão realizados. No dia 6, um ato público na Faculdade de Direito da UFPE, sob coordenação do Diretório Acadêmico Demócrito de Souza Filho. Para o dia 6, o grupo tenta viabilizar a realização de uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco. No próprio dia da votação, os órgãos públicos e entidades da sociedade civil que participam da mobilização realizarão uma vigília, no centro do Recife, em defesa da aprovação do projeto de lei. Depois, eles também vão mostrar em praça pública como votou cada deputado e cada senador. O grupo vai criar uma lista de discussão para poder se comunicar com mais agilidade. Quem desejar participar deve entrar em contato com a Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria Regional da República da 5.ª Região, pelos telefones 2121.9869 e 2121.9876 ou pelo e-mail ascom@prr5.mpf.gov.br. A reunião contou com participação do MPF, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Receita Federal, Controladoria Geral da União (CGU), Caixa Econômica Federal, Banco Central e Polícia Federal, entre vários outros órgãos públicos. A sociedade civil se fez presente por meio de entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), Conselho Regional de Medicina (CREMEPE-PE) Central Única dos Trabalhadores (CUT), Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), Igreja Católica, Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da UFPE e ONG Observatório do Recife, entre outros. O Ficha Limpa é um projeto de lei de iniciativa popular, assinado por mais de um milhão e meio de eleitores em todo o Brasil, que busca impedir a candidatura de políticos condenados por crimes graves. Para ser aprovada, a proposta precisa do voto de 257 deputados e 41 senadores (maioria absoluta). Eleições 2010 – O Focco-PE e a sociedade civil organizada também discutiram as atividades referentes às eleições deste ano. O grupo irá realizar campanhas educativas, nos veículos de comunicação do estado, que incentivem a participação ativa dos cidadãos no pleito deste ano. O objetivo é conscientizar os eleitores não apenas da importância de votar em políticos honestos, que não estejam envolvidos em atos de corrupção, mas também de fiscalizar a própria regularidade das eleições, para evitar a compra de votos e o uso da máquina administrativa. O procurador regional eleitoral Sady Torres Filho, que esteve presente na reunião, ressaltou que o Ministério Público Eleitoral não tem recebido denúncias dos cidadãos. Normalmente, quando inicia apurações, é por notícia de imprensa, pois não existe um hábito, uma cultura dos eleitores, de acompanhar o processo eleitoral e comunicar as irregularidades às autoridades. O Focco-PE quer aproximar quem tem o poder de realizar as apurações e entrar com ações na Justiça e quem, nos mais diversos municípios, pode identificar as irregularidades e denunciá-las rapidamente para que o Ministério Público possa cumprir seu papel.  

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias-do-site/geral/parceria-orgaos-publicos-e-entidades-da-sociedade-civil-mobilizam-se-pela-aprovacao-do-projeto-ficha-limpa   

- Propor a leitura do texto que pode ser feita pelo próprio professor ou pelos alunos que desejarem ler. Caso seja necessário, o professor propõe que seja feita nova leitura.   

 

3º passo: 

- Após a leitura do texto, o professor, através das questões abaixo, discute o texto lido:    

a) O que é o Projeto Ficha Limpa?    

b) Quem de vocês já ouviu falar nesta mobilização da ficha limpa para os políticos   brasileiros? O professor chama a atenção dos alunos para a aliança de órgãos públicos e sociedade civil em busca de soluções e questiona:

c-  Quais os   órgãos públicos que se fizeram presentes na reunião?

d- Por quais entidades a sociedade civil se fez representada?

e- Qual é o objetivo destes grupos?   

 

4º passo: 

- A turma será dividida em grupos para que cada um discuta as idéias do texto e  elaborem um pequeno texto argumentando a favor ou contra a Campanha da ficha limpa.

- O professor socializa os textos e faz os comentários quando  julgar necessário.               

 

5º passo:

 - O professor prepara a turma para um trabalho no laboratório de informática, onde assistirão  um  vídeo do Ministério Público que se encontra no endereço:

http://midia.pgr.mpf.gov.br/videos_pgr/conheca_o_mpf.wmv 

- Para assistir o vídeo, o professor solicita que os alunos anotem palavras relacionadas ao conteúdo do vídeo e que sejam significativas para sintetizar o assunto tratado.  

 

 6º passo: 

- O professor divide a turma em grupos para que cada um, utilizando as palavras listadas a partir do vídeo, construa um mural sobre a CAMPANHA DA FICHA LIMPA. Nesse mural, os alunos poderão, além de utilizar as palavras selecionadas, acrescentar outras para enriquecê-lo.

- Caso o professor ache conveniente, os alunos poderão convidar outras turmas para conhecerem o mural e até mesmo debater a questão.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Ao final do trabalho será feita uma avaliação oral coletiva enfocando a idéia se vale a pena a postura de inércia e passividade do cidadão brasileiro frente  as questões que afetam diretamente a vida das pessoas.O mural também será um instrumento com o qual o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos.

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