16/05/2010
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
1- Conceituar, diferenciar e identificar transformações químicas e físicas
2- Caracterizar uma transformação/reação química
Não pressupõe conhecimentos prévios específicos.
AULA 1
MOTIVAÇÃO DISCUSSÃO INICIAL
Iguais ou diferentes? O que você acha?
O que acontece com o lixo com o passar do tempo?
Que materiais, aparentemente, não sofrem transformações no lixo?
Com o passar do tempo, os resíduos sólidos que são destinados ao lixo sofrem uma série de transformações, mudanças. Mudam de cor, o cheiro, a aparência. Ou seja, as características iniciais do lixo depois de certo tempo mudam consideravelmente. Um bom exemplo dessas transformações é a degradação de alimentos. Não há dúvida de que as características de um alimento mudam depois que ele vai para o lixo. Identificar essas transformações é fundamental no estudo da Química.
ATIVIDADE 1
EM CASA: Identificando transformações no lixo doméstico
Preencha a tabela registrando as transformações observadas nos resíduos que são jogados no lixo. Observe o seu lixo doméstico, por dois dias e destaque quatro tipos de resíduos e as transformações sofridas por eles ao longo de dois dias. Registre suas observações completando o quadro a seguir
Sugestões de aspectos a serem observados e anotados em “mudanças observadas”: liberação de gases (cheiro); mudança de cor (escurecimento); alterações de textura dos materiais (amolecimento ou endurecimento) etc.
Tranformações |
Mudanças observadas |
1- apodrecimento de uma fruta |
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2- |
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3- |
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4- |
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2- EM SALA DE AULA · Aula 2
Questões propostas para discussão e registros
a) Você poderia dizer se na queima e no corte de uma folha de papel ocorrem transformações do mesmo tipo? Justifique.
b) Qual é a diferença entre transformações sofridas por alimentos e a transformação ocorrida por uma lata ao ser amassada?
c) As transformações sofridas por uma lata amassada e a lata enferrujada são do mesmo tipo? Justifique
Fechamento da discussão
Esse fechamento deverá ser intermediado pelo/a professor/a que poderá promover a construção de uma síntese com a participação dos/as alunos. Á medida que vai-se discutindo, elaboram-se as frases e fazem-se os registros no quadro. No final da discussão haverá um texto produzido coletivamente que os/as alunos/as registrarão em seus cadernos.
Ao compararmos o estado inicial de uma lata normal com o estado final, após ser amassada, verificamos que ocorreu uma mudança nas características desses objetos. Porém, o que mudou foi somente a forma física do material. A lata continua sendo constituída por uma liga de alumínio. O mesmo ocorre com o papel cortado ou amassado; continua sendo papel. Já os alimentos, depois que sofrem decomposição, passam a apresentar outra constituição. No caso da ferrugem, também, o metal tem modificada a sua constituição. O mesmo ocorre com o papel queimado.
Evidências de que houve reação química: No decurso das transformações químicas ou reações químicas em que se formam as novas substâncias, existem algumas evidências facilmente observáveis que permitem verificar a ocorrência dessas transformações. Por exemplo: uma mudança de cor; a libertação de um gás; a formação de um sólido; a formação de uma chama; o aparecimento de um cheiro característico; o desaparecimento das substâncias iniciais.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Sugestão de texto a ser elaborado pelo/a professor/a e que poderá se entregue impresso aos alunos e alunas.
A todo instante acontecem transformações à nossa volta. As transformações que não envolvem mudanças na constituição das substâncias, ou seja, na natureza do material, são chamadas de transformações físicas. É o que acontece no caso da lata de alumínio e do papel amassados. Quando a constituição da substância se altera, estamos diante de uma transformação química, também chamada de reação química. É o que acontece, por exemplo, no caso de uma lata de ferro ou alumínio que ficou ao ar livre por alguns dias. Ela sofre oxidação, ou seja, fica enferrujada. A ferrugem é uma substância que tem propriedades bem diferentes do metal original.
Nas reações químicas são formadas novas substâncias. É o que acontece em nosso próprio organismo: a partir dos nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos, ele produz, ininterruptamente, diversas substâncias que vão fazer parte da constituição de nossas células. As reações químicas estão presentes no nosso cotidiano, como no cozimento dos alimentos e na queima dos combustíveis.
É por meio das transformações ou reações químicas que temos acesso a uma infinidade de produtos químicos que usamos diariamente. Nesses processos há formação de novas substâncias. As substâncias iniciais são chamadas de reagentes; e as finais, de produtos. Podemos dizer, então, que ocorre uma transformação química ou reação química, quando uma ou mais substâncias denominadas de reagentes, são transformadas em uma ou mais substâncias denominadas produtos.
Os químicos representam uma reação química por meio de uma equação, na qual as fórmulas químicas dos reagentes são escritas à esquerda de uma seta e as fórmulas químicas dos produtos á direita. Reagentes → produtos
Algumas reações químicas são visíveis a olho nu, como a caramelização do açúcar. Essa reação pode ser representada por : açúcar (calor)→ caramelo
CONEXÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO À QUESTÃO DOS RESÍDUOS DESTINADOS AO LIXO
Osa/as alunos/as poderão acessar a página diretamente, se houver possibilidade, e avaliar a tabela. Se não, o/a professor/a poderá projetá-la usando o data-show ou mesmo copiando-a em transaparência e projetando com o uso do retroprojetor.
Questões propostas para discussão nos grupos e registros
Socialização da discussão em grupos
Atividade 3- Fechamento das atividades
Após conhecer, identificar e distinguir fenômenos químicos e físicos, sugere-se que o/a professor/a volte à tabela inical feita pelos/as alunos/as e discuta, a partir das observações dos resíduos destinados ao lixo ( atividade 1) a classificação de cada uma das transformações observadas em “químicas” ou “físicas”. ·
Cada grupo de alunos/as deverá socializar para a turma as suas observações e classificação.
O/a professor/a deverá estar atento para fazer as devidas correções, uma vez que poderão persistir dúvidas na categorização. Todos/as os/as alunos/as deverão participar desse momento, concordando ou discordando da classificação das transformações feitas pelos/as colegas.
Computador com acesso à internet, data show. Gravuras/fotografias. Retro projetor ·
Referências bibliográficas:
SANTOS, W. L. P.; SOUZA, G. Química e Sociedade: Volume Único, Ensino Médio. São Paulo: Nova geração, 2005, p. 14; 23-24.
BARROS, C. PAULINO, W. R. Ciências: física e química. São Paulo: Ática, 2002.
http://www.explicatorium.com/CFQ7-Transformacoes-fisicas-e-quimicas.php
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, os relatórios das atividades de observação e os textos construídos pelos/as alunos/as no decorrer das aulas.
Quatro estrelas 2 classificações
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19/03/2012
Cinco estrelasadorei a aula foi muito util pra mim.obrigada.
08/06/2011
Quatro estrelasMuito boa a aula! Sou aluna do curso de licenciatura em química do IFBA de Porto Seguro e como futura professora de química preocupo-me com a necessidade dessa analogia da química com questões sociais além de mostrar exemplos que podem ser observados no dia-a-dia dos alunos. Achei a aula super interessante e pretendo compartilhar essa idéia com meus colegas de sala de aula. Além do mais esse conhecimento me será bastante uítil na resolução de estudo de casos.