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TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS NO COTIDIANO: O LIXO COMO REFERÊNCIA

 

16/05/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Conceituar, diferenciar e identificar transformações químicas e físicas

2- Caracterizar uma transformação/reação química

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não pressupõe conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula
  •   Aulas interativas, dialógicas.
  •   Utilização de imagens para observação, análise e construção conceitual. Essas imagens podem ser obtidas via internet, conforme indicações apontadas ao longo das aulas. Nesse caso, poderão ser utilizadas diretamente ou exibidas por meio de uma apresentação no PowerPoint, com uso de data show. Caso não haja essa possibilidade, o/a professor/a poderá utilizar imagens impressas em revistas, jornais, ou mesmo fotografias.   

 

 

 AULA 1

MOTIVAÇÃO DISCUSSÃO INICIAL 

Iguais ou diferentes? O que você acha?

O que acontece com o lixo com o passar do tempo?

Que materiais, aparentemente, não sofrem transformações no lixo?   

Com o passar do tempo, os resíduos sólidos que são destinados ao lixo sofrem uma série de transformações, mudanças. Mudam de cor, o cheiro, a aparência. Ou seja, as características iniciais do lixo depois de certo tempo mudam consideravelmente. Um bom exemplo dessas transformações é a degradação de alimentos. Não há dúvida de que as características de um alimento mudam depois que ele vai para o lixo. Identificar essas transformações é fundamental no estudo da Química.   

 ATIVIDADE   1 

EM CASA: Identificando transformações no lixo doméstico 

Preencha a tabela registrando as transformações observadas nos resíduos que são jogados no lixo. Observe o seu lixo doméstico, por dois dias e destaque quatro tipos de resíduos e as transformações sofridas por eles ao longo de dois dias. Registre suas observações completando o quadro a seguir   

Sugestões de aspectos a serem observados e anotados em “mudanças observadas”: liberação de gases (cheiro); mudança de cor (escurecimento); alterações de textura dos materiais (amolecimento ou endurecimento) etc.

 

Tranformações

Mudanças observadas

1- apodrecimento de uma fruta

2-

3-

4-

 

2- EM SALA DE AULA ·  Aula 2               

  • Fechamento da discussão 

Esse fechamento deverá ser intermediado pelo/a professor/a que poderá promover a construção de uma síntese com a participação dos/as alunos. Á medida que vai-se discutindo, elaboram-se as frases e fazem-se os registros no quadro. No final da discussão haverá um texto produzido coletivamente que os/as alunos/as registrarão em seus cadernos.

  • Ao compararmos o estado inicial de uma lata normal com o estado final, após ser amassada, verificamos que ocorreu uma mudança nas características desses objetos. Porém, o que mudou foi somente a forma física do material. A lata continua sendo constituída por uma liga de alumínio. O mesmo ocorre com o papel cortado ou amassado; continua sendo papel. Já os alimentos, depois que sofrem decomposição, passam a apresentar outra constituição.   No caso da ferrugem, também, o metal tem modificada a sua constituição. O mesmo ocorre com o papel queimado.

  • Evidências de que houve reação química: No decurso das transformações químicas ou reações químicas em que se formam as novas substâncias, existem algumas evidências facilmente observáveis que permitem verificar a ocorrência dessas transformações. Por exemplo: uma mudança de cor; a libertação de um gás; a formação de um sólido; a formação de uma chama; o aparecimento de um cheiro característico; o desaparecimento das substâncias iniciais.    

 

  • FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Sugestão de texto a ser elaborado pelo/a professor/a e que poderá se entregue impresso aos alunos e alunas.

  •  A todo instante acontecem transformações à nossa volta. As transformações que não envolvem mudanças na constituição das substâncias, ou seja, na natureza do material, são chamadas de transformações físicas. É o que acontece no caso da lata de alumínio e do papel amassados. Quando a constituição da substância se altera, estamos diante de uma transformação química, também chamada de reação química. É o que acontece, por exemplo, no caso de uma lata de ferro ou alumínio que ficou ao ar livre por alguns dias. Ela sofre oxidação, ou seja, fica enferrujada. A ferrugem é uma substância que tem propriedades bem diferentes do metal original.

    Nas reações químicas são formadas novas substâncias. É o que acontece em nosso próprio organismo: a partir dos nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos, ele produz, ininterruptamente, diversas substâncias que vão fazer parte da constituição de nossas células. As reações químicas estão presentes no nosso cotidiano, como no cozimento dos alimentos e na queima dos combustíveis.  

    É por meio das transformações ou reações químicas que temos acesso a uma infinidade de produtos químicos que usamos diariamente. Nesses processos há formação de novas substâncias. As substâncias iniciais são chamadas de reagentes; e as finais, de produtos. Podemos dizer, então, que ocorre uma transformação química ou reação química, quando uma ou mais substâncias denominadas de reagentes, são transformadas em uma ou mais substâncias denominadas produtos.

    Os químicos representam uma reação química por meio de uma equação, na qual as fórmulas químicas dos reagentes são escritas à esquerda de uma seta e as fórmulas químicas dos produtos á direita. Reagentes → produtos

      

    Algumas reações químicas são visíveis a olho nu, como a caramelização do açúcar. Essa reação pode ser representada por :      açúcar     (calor)→  caramelo  

  • Exemplos de transformações físicas da matéria ( solidificação, vaporização, sublimação, condensação,…). A fragmentação do giz quando escrevemos no quadro -negro. A mudança de cor na barra de ferro quando aquecida. Quando dissolvemos sal ou açúcar na água. Disponível em http://dicasdeciencias.com/2007/05/31/transformacoes-fisicas-e-quimicas-exemplos/ Acesso em 12/05/2010.
  • Exemplos de transformações Químicas: queima do álcool na reação deste com o oxigênio; a combustão do gás de cozinha, da gasolina, do hidrogênio, do querosene; a formação da ferrugem; a fotossíntese das plantas (quando as plantas absorvem o gás carbônico, a água e os sais minerais; produzindo a glicose na prescença da luz solar) a fabricação do sabão ( o aquecimento da gordura com soda cáustica)..Disponível em http://dicasdeciencias.com/2007/05/31/transformacoes-fisicas-e-quimicas-exemplos/ Acesso em 12/05/2010.
  • Outros exemplos de transformações químicas: quando se grelha um bife; o amadurecimento de uma fruta na fruteira. um fósforo que arde.

CONEXÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO À QUESTÃO DOS RESÍDUOS DESTINADOS AO LIXO

  • Cabe aqui também uma discussão a respeito do tempo necessário para a transformação química dos diferentes materiais, pois as alterações iniciais ocorrem nos orgânicos. Os demais materiais como os plásticos, papéis e vidros, dependendo da condição física que se encontrarem (quebrados, rasgados, inteiros...), cada qual a seu tempo, passarão por processo de decomposição (químico). Essa é a grande questão do descarte desse resíduos no lixo. Nos aterros ou lixões eles poderão levar centenas de anos para se decomporem . Daí a necessidade de conscientização e atenção à coleta seletiva e destinação adequada desses resíduos para a reutilização/reciclagem.

  • A tabela de tempo de decomposição de materiais é um poderoso instrumento de sensibilização que, invariavelmente, faz as pessoas pensarem na sua responsabilidade individual com relação ao lixo. Há porém, muita variação da informação . Isso se deve ao fato de que o tempo de decomposição deverá variar de acordo com as condições do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados. A campanha do Ziraldo por exemplo se refere a materiais descartados na água do mar que tem condições de acidez, oxidação entre outras que vão afetar o material diferentemente do descarte no solo. De qualquer maneira esses dados são incontestes no que se refere ao fato de que o lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira e devemos portanto verificar todas as possibilidades de reintroduzí-lo na cadeia produtiva da reciclagem ou de aumentar o seu ciclo de vida.  Confira essa tabela em:    http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view  Acesso em 12/05/2010.

Osa/as alunos/as poderão acessar a página diretamente, se houver possibilidade, e avaliar a tabela. Se não, o/a professor/a poderá projetá-la usando o data-show ou mesmo copiando-a em transaparência e projetando com o uso do retroprojetor.

Questões propostas para discussão nos grupos e registros

  • Quais são os materiais que constam na tabela que fazem parte da lista das transformações observadas nos resíduos que são jogados no lixo dos componentes do grupo?
  • Em quais deles já é possível observar transformações químicas?
  • Quanto tempo cada um dles levará para ser decomposto no ambiente?
  • É uma opção ambientalmente sustentável destinar ao lixo resíduos como plásticos, vidros etc? O que fazer com esses resíduos?

Socialização da discussão em grupos

 Atividade 3- Fechamento das atividades

  • Após conhecer, identificar e distinguir fenômenos químicos e físicos, sugere-se que o/a professor/a volte à tabela inical feita pelos/as alunos/as e discuta, a partir das observações dos resíduos destinados ao lixo ( atividade 1) a  classificação de  cada uma das transformações observadas em “químicas” ou “físicas”. ·        

  • Cada grupo de alunos/as deverá socializar para a turma as suas observações e classificação.

  • O/a professor/a deverá estar atento para fazer as devidas correções, uma vez que poderão persistir dúvidas na categorização. Todos/as os/as alunos/as deverão participar desse momento, concordando ou discordando da classificação das transformações feitas pelos/as colegas.

  • Considerar que alguns fenômenos nesse momento da observação apresentam apenas transformações físicas, mas no decorrer do tempo, após serem destinados ao lixo, pasaarão por transformações químicas.
Recursos Complementares

Computador com acesso à internet, data show. Gravuras/fotografias. Retro projetor ·                   

Referências bibliográficas:   

SANTOS, W. L. P.; SOUZA, G. Química e Sociedade: Volume Único, Ensino Médio. São Paulo: Nova geração, 2005, p. 14; 23-24.

BARROS, C. PAULINO, W. R. Ciências: física e química. São Paulo: Ática, 2002.  

http://www.explicatorium.com/CFQ7-Transformacoes-fisicas-e-quimicas.php 

Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, os relatórios das atividades de observação e os textos construídos pelos/as alunos/as no decorrer das aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniões

  • tainá da silva, willy hering , Santa Catarina - disse:
    taina2011silva@hotmail.com

    19/03/2012

    Cinco estrelas

    adorei a aula foi muito util pra mim.obrigada.


  • Danyelle, IFBA , Bahia - disse:
    Danyelle-Assis@hotmail.com

    08/06/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula! Sou aluna do curso de licenciatura em química do IFBA de Porto Seguro e como futura professora de química preocupo-me com a necessidade dessa analogia da química com questões sociais além de mostrar exemplos que podem ser observados no dia-a-dia dos alunos. Achei a aula super interessante e pretendo compartilhar essa idéia com meus colegas de sala de aula. Além do mais esse conhecimento me será bastante uítil na resolução de estudo de casos.


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